Corrupção é tema central da Cúpula das Américas

DO TEXTO:

A reunião de líderes promove debate sobre questões como corrupção, relação com os EUA e a situação da Venezuela

A Cúpula das Américas, reunião de líderes que começa nesta sexta-feira (13) e sábado (14), em Lima, capital do Peru, é uma edição marcada por debates sobre “Governabilidade democrática frente à corrupção”, que ressalta a instabilidade política dos países latino-americanos com o atual governo dos Estados Unidos. De acordo com o Arnaldo Francisco Cardoso, professor de relações internacionais do Mackenzie, os anfitriões passaram por recente processo de impeachment de seu presidente da República por corrupção e no maior país da América Latina, o Brasil, pela primeira vez um ex-presidente da República é preso por corrupção, ou seja, o debate será pertinente ao momento político.

Também pela primeira vez desde a criação da Cúpula, em 1994, os Estados Unidos não estarão representados pelo seu Presidente da República. Donald Trump cancelou sua ida a Lima e enviará seu vice-presidente. Segundo Cardoso, Trump, desde o início de seu governo, empreende uma série de ações de política externa para a América Latina que afasta a potência do Norte, enquanto a China amplia sua influência na região.

Outra ausência da Cúpula é o presidente da Venezuela, país que vive um agravamento constante de sua crise política e econômica com reflexos sobre toda a região.

O especialista está disponível para comentar o assunto.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários