Cine CPLP entra na programação da TV Brasil nesta quinta-feira (12/4)

DO TEXTO:
Esta e a nossa rua

Faixa de documentários propõe uma viagem pelo mundo da língua portuguesa

Com o objetivo de estimular o intercâmbio cultural e o fomento ao audiovisual entre as nações da comunidade lusófona, a TV Brasil apresenta, a partir desta quinta-feira (12/4), às 23h45, a sessão Cine CPLP. A nova mostra de filmes reúne documentários produzidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com recortes significativos da realidade de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Cine CPLP Flavia Grossi-apresentacão

Apresentada pelas jornalistas Flávia Grossi, repórter do canal, e Luciana Barreto, âncora da edição manhã do telejornal Repórter Brasil, a faixa oferece uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.

Cine CPLP Luciana Barreto-apresentacão

Na estreia dessa sessão, a TV Brasil exibe os documentários portugueses "Bom dia, em que posso ser útil?" (2011) e "Esta é a nossa rua" (2009), ambos com direção da jornalista Margarida Metello. Enquanto a primeira produção investiga o universo do 'call center', a segunda percorre a Avenida Almirante Reis, na capital Lisboa, para revelar toda sua diversidade.

Cada país contribuiu com filmes selecionados pela emissora pública local especialmente para a faixa que é uma das linhas de ação do Programa CPLP Audiovisual. As produções que representam o Brasil são os documentários "A Trama do Olhar", "Álbum de Família", "Avenida Brasília Formosa" e "Depois rola o Mocotó".

Sinopse de "Bom dia, em que posso ser útil?"

Bom dia em que posso ser útil

O documentário "Bom dia, em que posso ser útil?" retrata o mundo dos call centers portugueses, onde trabalham cerca de 50 mil pessoas, mas que é quase desconhecido por quem está do outro lado da linha.

Um atendente de 'call center' pode passar oito horas por dia em um cubículo, em frente ao computador, sem qualquer contato com o mundo exterior. Seu trabalho é dar informações, orientações, atender chamados, vender produtos ou serviços, para pessoas educadas, malcriadas, implicantes, irritadas ou impacientes.

Quem são esses que estão diariamente no outro lado da linha? É isto que o documentário revela por meio de Ana, Maria do Carmo, Jaime e João.

Ficha técnica

País de origem: Portugal. Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Margarida Metello. Produção. Ana Lucas – RTP. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 51 min.

Sinopse de "Esta é a nossa rua"

Esta e a nossa rua

O documentário português "Esta é a nossa rua" faz uma viagem pelos mundos que se cruzam nos 2,5 quilômetros da Avenida Almirante Reis, em Lisboa. A rua é um retrato da diversidade étnica, religiosa e social portuguesa.

Na zona tradicionalmente mais popular, a avenida é pobre e degradada, habitada sobretudo por idosos e imigrantes e ensombrada por estigmas. À medida que se sobe em direção ao Areeiro, a avenida vai ficando cada vez mais branca, larga e farta para acabar em um bairro típico da alta burguesia lisboeta.

As pessoas que vivem e trabalham na avenida guiam a câmera do filme para mostrar o que os prende ali, seus sonhos e desilusões, e o que pensam de quem mora na região.

A Avenida Almirante Reis é, seguramente, a artéria mais multicultural de Portugal. A qualquer hora do dia ou da noite, é possível encontrar chineses, africanos, indianos, paquistaneses, bangladeshianos, brasileiros, europeus do leste e até portugueses.

Dirigido pela jornalista Margarida Metello, o documentário conquistou o Grande Prêmio da Lusofonia “Manoel de Oliveira” no Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão. Também foi vencedor da terceira edição do Prêmio de Jornalismo, Direitos Humanos e Integração promovido pelo Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU) de Portugal.

Ficha técnica

País de origem: Portugal. Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Margarida Metello. Produção. Ana Lucas – RTP. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 52 min.

SERVIÇO:
Cine CPLP - "Bom dia, em que posso ser útil?" – quinta-feira (12) às 23h45, na TV Brasil.
Cine CPLP - "Esta é a nossa rua" – quinta-feira (12) à 0h45, na TV Brasil.

Confira a programação de filmes da faixa Cine CPLP na TV Brasil em abril e maio

"Bom dia, em que posso ser útil?"
Data: 12/04 (quinta-feira), às 23h45
País: Portugal

"Esta é a nossa rua"
Data: 12/04 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Portugal

"Kamatembas da Humpata"
Data: 19/04 (quinta-feira), às 23h45
País: Angola

"A Rota dos Escravos"
Data: 19/04 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Angola

"Raízes do Carnaval de Luanda"
Data: 26/04 (quinta-feira), às 23h45
País: Angola

"Xinguilamento: a força dos ancestrais"
Data: 26/04 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Angola

"Tchiloli – Identidade de um Povo"
Data: 03/05 (quinta-feira), às 23h45
País: São Tomé e Príncipe

"Uma Lulik – A casa Sagrada"
Data: 03/05 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Timor-Leste

"Lusitânia Expresso"
Data: 10/05 (quinta-feira), às 23h45
País: Timor-Leste

"Além de nós: Mudança na Paisagem"
Data: 10/05 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Portugal

"Álbum de Família"
Data: 17/05 (quinta-feira), às 23h45
País: Brasil

"Bom dia, em que posso ser útil?"
Data: 17/05 (quinta para sexta-feira), à 0h45
País: Portugal

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários