TV Brasil estreia mostra que reúne seis comédias soviéticas em abril

DO TEXTO:
Tratoristas" (1939), do diretor Ivan Pyryev.

Sessão entra no ar após clássicos sobre a Revolução Russa e homenagem a diretor Karen Shakhnazarov

A partir desta segunda-feira, 2 de abril, a TV Brasil apresenta uma seleção de seis grandes comédias produzidas na extinta União Soviética. As produções serão exibidas pela emissora pública sempre às segundas, às 23h45, na faixa Cine Mundial. Na estreia da sessão, o canal programa o filme "Tratoristas" (1939), do diretor Ivan Pyryev.

 Circus

 Cadeiras

Braço de Diamante

Volga-Volga

As outras cinco comédias previstas para irem ao ar são "As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques" (1924), trama muda de Lev Kulechov; "Circus" (1936), comédia musical do diretor Grigori Aleksandrov; o longa "Volga Volga" (1938), do mesmo cineasta; e duas produções de Leonid Gayday, um dos mais populares diretores de comédias do país: "Braço de Diamante" (1968) e "12 cadeiras" (1971).

"As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques" (1924)

O canal público ainda não definiu a ordem de exibição desses filmes. As produções em cartaz às segundas na TV Brasil têm reprise nas madrugadas de sábado para domingo, às 3h. A mostra de comédias soviéticas é fruto de uma parceria institucional da emissora com o estúdio MOSFILM e a distribuidora CPC-UMES Filmes.

Histórico da faixa com produções soviéticas e russas

Em outubro do ano passado, a TV Brasil levou ao ar a primeira das seis mostras com longas da extinta União Soviética e grandes produções da Rússia. O mote para a primeira exibição foi o centenário da Revolução Russa em 1917.

Clássicos do cinema, obras raras e filmes premiados fizeram parte da seleção de onze títulos que começou com o épico "O Encouraçado Potemkin", um marco na montagem cinematográfica, que teve direção do cineasta Serguei Eisenstein.

Em seguida, a partir de fevereiro, quando a emissora estreou nova grade, foram apresentadas cinco produções da sétima arte dirigidas por Karen Shakhnazarov. Um dos destaques da sessão concentrada na filmografia do diretor russo foi o elogiado longa "Tigre Branco" (2012), obra que representou a Rússia na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Trama de "Tratoristas", filme que abre a mostra de comédias soviéticas

Tratoristas

Dirigida por Ivan Pyryev, a comédia "Tratoristas" acompanha a saga de Klim Iarko, piloto de tanque que estivera servindo no extremo Oriente e volta da guerra para retomar suas funções como mecânico de tratores.

Apaixonado pela líder de uma famosa equipe feminina de tratoristas, moça que possui inúmeros fãs e pretendentes, ele vai a sua procura. Mecânico experiente, Klim se desdobra para dar mais eficiência ao trabalho dos tratoristas e conquistar o coração de Mariana. A canção-tema que acompanha os créditos desta comédia musical se tornou um marcante sucesso popular.

Ficha Técnica
Título original: Traktoristy. País: União Soviética. Idioma: russo. Ano: 1939. Gênero: comédia musical. Preto e branco. Direção: Ivan Pyryev. Elenco: Marina Ladynina, Nikolay Kryuchkov, Boris Andreyev, Stephan Kayukov, Pyotr Aleynikov, Vladimir Kolchin, Olga Borovikova, R. Dneprova-Chajka, P. Valeryanov, Alexei Dolinin, Pyotr Savin, A. Kefchiyan. Inédito. 82 min. Classificação Indicativa: 18 anos.

SERVIÇO:
Cine Mundial – Comédias soviéticas – "Tratoristas" – segunda-feira, 2 de junho, às 23h45, na TV Brasil.

Cine Mundial – Comédias soviéticas – "Tratoristas" – sábado (7) para domingo (8), às 3h, na TV Brasil.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários