ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8 de março de 2018

Sono de qualidade é fundamental para o bem-estar da mulher


Dormir bem evita o estresse e melhora a disposição para enfrentar a rotina do dia a dia

Mulher, profissional externa ou do lar, esposa, mãe, estudante e tudo o que elas quiserem ser. Cada vez mais as mulheres conquistam seu espaço na sociedade e ganham força e admiração. E para enfrentar a rotina do dia a dia, uma boa noite de sono é uma das mais importantes aliadas da mulher. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostrou que o sexo feminino tem padrões diferentes do masculino quando o assunto é sono.

Devido à diferença hormonal, o público feminino precisa de mais horas dormidas para manter o bom humor, se comparado ao sexo oposto. “Quando as mulheres não dormem o suficiente ficam mais irritadas de manhã em relação aos homens que passaram o mesmo tempo dormindo. Quando elas não têm uma noite de sono agradável, sofrem mental e fisicamente para manter os hormônios em equilíbrio”, explica Renata Federighi, Consultora do Sono da Duoflex.

Outro estudo, realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que as mulheres levam mais tempo para adormecer, porém o tempo do sono mais profundo (REM) é mais longo. Além disso, elas são mais propensas a terem sonhos ruins, os chamados pesadelos. “Elas têm alterações hormonais que prejudicam o sono normal, como o período menstrual, a menopausa e a gravidez. A progesterona (hormônio feminino), têm papel fundamental nos mecanismos reguladores do sono. Tanto que as mulheres em pós menopausa, por exemplo, apresentaram queda na qualidade e no número de minutos de sono”, esclarece a consultora.

A má qualidade do sono também pode impactar na variação do apetite, pois a leptina – hormônio responsável pelo controle da sensação de saciedade – age de forma diferente no organismo. A ingestão de alimentos em excesso e a demora para sentir saciedade, são males que podem gerar disfunções alimentares consideráveis. Além disso, as mulheres estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, depressão e problemas, quando não dormem bem durante um período longo da vida.

Além de problemas de saúde, as mulheres se preocupam muito com a aparência. E ao contrário do que se imagina, sono da beleza não é só uma expressão. Dormir bem realmente deixa as pessoas mais bonitas. Além de trazer inúmeros benefícios à saúde, o descanso adequado previne o aparecimento das tão temidas olheiras.

De acordo com Renata, o corpo produz hormônios associados ao estresse quando não há repouso adequado. “Isso altera funções vitais e provoca vasoconstrição, ou seja, palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho, com aumento dos vincos e flácida, pois o hormônio do crescimento, que é responsável pelo tônus muscular e pela renovação celular, é liberado em grande quantidade enquanto dormimos. As olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida”, explica.

Conhecer estas particularidades é essencial para se garantir horas de sono realmente reconfortantes e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo. “A utilização de travesseiros adequados, em altura e suporte apropriados ao biótipo e postura ao dormir, também podem contribuir para uma noite mais agradável e reparadora. Com o corpo confortável e relaxado, é possível obter um sono mais rápido e mais profundo, o que proporcionará mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia”, recomenda Renata.

Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e bem-estar de seus usuários. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante o conforto e sustentação ideal para o sono, criou também o inovador travesseiro Altura Regulável e o original e refrescante travesseiro GELFLEX NASA, alcançando sucesso absoluto e reforçando sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis