ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

1 de março de 2018

Jovens promovem 'Esquenta' para o 8º Fórum Mundial da Água em sete cidades do Brasil

Crédito da foto: Paulo Silva.
 
Evento vai mobilizar e dar voz à juventude nas discussões sobre o acesso à água e saneamento

Com o objetivo de facilitar a participação da juventude nas discussões promovidas pelo 8º Fórum Mundial da Água, diversas organizações de liderança jovem se uniram para organizar no próximo sábado, 03 de março, um Esquenta em sete cidades brasileiras, das 14h às 18h.

O Esquenta vai mobilizar jovens nas cidades de São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Montes Claros, São Luís, Campinas e Piracicaba.

Cada cidade vai produzir um documento chamado Carta dos Jovens e gerar um vídeo com depoimentos e o resumo das atividades do dia.

Os resultados serão apresentados no 8º Fórum Mundial da Água e também ajudarão a consolidar uma publicação online sobre como os jovens estão apoiando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 das Nações Unidas: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

O evento é um movimento independente de vários coletivos e organizações para conectar as juventudes com o universo de gestão das águas, para instigar a reflexão sobre quais devem ser as prioridades e para promover um posicionamento mais forte e unificado dos jovens sobre temas relacionados à água.

As juventudes desejam unir suas vozes para promover uma representação significativa no 8º Fórum Mundial da Água e mostrar seu potencial de liderança; como estão conectadas na criação de estratégias, inovações e soluções que protejam o direito humano à água e ao saneamento.
                                      
“A contribuição ativa das juventudes é um desafio, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade. Muitos jovens nunca ouviram falar do Fórum, outros não sabem que existe todo um universo paralelo para a gestão das águas. Muitos não têm condições financeiras de participar e se integrar aos diálogos”, afirma Tatiana Silva, representante para as Américas da Delegação da Juventude do Conselho Mundial da Água.

O evento inclui o Brasil no mapa de uma iniciativa internacional do Conselho Mundial da água que mobiliza jovens em países como México, índia, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Taiwan, Japão, Uganda, Camarões e muitos outros.

O Esquenta é promovido pelas seguintes organizações de liderança jovem: Ame o Tucunduba, Engajamundo, Engenheiros Sem Fronteiras (Brasil, Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Joinville/SC, Montes Claros/MG, Rio de Janeiro/RJ), Escoteiros, FA.VELA, JPS - Jovens Profissionais do Saneamento, Sustainable Development Solutions Network - Youth (SDSN-Youth), Water Youth Network, Youth Delegates Program (World Water Council).

O Esquenta acontece sábado, dia 3 de março, das 14h às 18h. 

As cidades participantes são:

1 São Paulo (SP)
Local: Faculdade de Saúde Pública da USP. Av Dr Arnaldo, 715. Metrô Clínicas

2 Campinas (SP)
Local: Auditório da Faculdade Devry Metrocamp, Rua Sales de Oliveira, 1661, Vila industrial
3 Piracicaba (SP)
Local: Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP, Departamento de Ciências Florestais - LCF. Avenida Pádua Dias, 11

4 Belém (PA)
Auditório da Capela Nossa Senhora de Lourdes - Av. Gov. José Malcher, entre Av. Generalíssimo e Tv. Dom Romualdo de Seixas

5 São Luís (MA)
Local: Faculdade Pitágoras - Campus Turu | Av. São Luís Rei da França, 32, Turu
 
6 Belo Horizonte (MG)Local: Centro de Referência da Juventude - Rua Guaicurus, 50 – Centro

7 Montes Claros (MG)
Local: Avenida Norival Guilherme Vieira, 70 – Ibituruna

Acompanhe todas as atualizações sobre o evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Sympla.

Agenda de atividades

14:00 | Abertura: apresentação geral do Esquenta, os objetivos e os links com o 8º Fórum Mundial da Água e outras iniciativas para gestão das águas
14:15 | Conscientização e Debate: quais são os principais desafios em relação a água e saneamento na sua região?
15:00 | Trabalho em Grupo: os jovens presentes definem o que entendem como prioridades locais e regionais sobre água e saneamento, tendo como referência os grandes temas trabalhados no 8º Fórum Mundial da Água: Governança, Compartilhamento, Capacitação, Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Finanças, Ecossistemas e Cidades
16:30 | Construção coletiva da Carta dos Jovens: os grupos apresentam os resultados de suas atividades e trabalham juntos para elaborar um documento que reunirá os principais problemas levantados e possíveis caminhos para soluções.
18:00 | Encerramento

 
8º Fórum Mundial da Água

O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

Para acompanhar de perto as notícias, siga o 8º Fórum nas redes sociais:
Facebook   -   Twitter   -   Instagram   -   LinkedIn 
 
8º Fórum Mundial da Água / 8th World Water Forum
Brasília, 18 a 23 de março de 2018
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis