ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

15 de março de 2018

FURA, álbum de estreia de Maria João Fura apresentado em Lisboa e Porto


FURA - Álbum de estreia de Maria João Fura

Fura é o disco de estreia de Maria João Fura que será apresentado no dia 14 de Abril no Teatro do Bairro em Lisboa e no dia 19 do mesmo mês na Casa da Música no Porto, com o apoio da SPA e da GDA respectivamente.

Com fortes melodias tecidas por vários estados de alma, que se desenvolvem numa ambiência que viaja entre a Bossa-Nova, o Soul, o Pop-Eletroacústico, o Cool Jazz e a World Music, o disco masterizado por António Pinheiro da Silva, é um projeto pessoal amadurecido. A cantautora que se acompanha à guitarra contou também com a participação de diversos músicos do panorama musical atual na gravação deste trabalho.

Em Lisboa e no Porto, Maria João partilha o palco com Rui Gonçalves no Trombone, Giovanni Barbieri no Teclado, Miguel Menezes no Contrabaixo, André Mota na Bateria.

A autenticidade de Maria João Fura suscita reconhecimento no meio musical tendo sido selecionada para os prémios Zeca Afonso e Ary dos Santos em 2015 e 2017, com duas canções que estão agora neste disco: Serei feliz por acaso e Mais um gole.

Os seus concertos em Portugal e no Brasil têm tido uma excelente receptividade do público, tendo contado com a participação de músicos de relevo como Afonso Pais, Susana Travassos e Jorge Palma.

Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline e nos locais habituais.

14 DE ABRIL | 22h | TEATRO DO BAIRRO | Lisboa
19 DE ABRIL | 22h | CASA DA MÚSICA | Porto

SOBRE MARIA JOÃO FURA

A música e o tocar de instrumentos fizeram parte da sua vida desde criança e adolescente. Frequenta o curso de instrumentista de violoncelo na Escola Profissional de Évora, na mesma altura em que estuda Engenharia Agrícola. Em paralelo, estuda guitarra clássica no Conservatório Regional de Évora e participa em vários projetos.

Exerce como professora de Educação Musical e licencia-se em Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tira a Pós Graduação em Pedagogia Musical.

Compõe canções para as peças de teatro Dentro de mim Acontece... de Mário Fedele e Tanixumá, a partir de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto – inserida nas comemorações dos 500 anos do seu nascimento. Um destes temas foi usado para o spot publicitário de divulgação na RTP e Antena 2.

Em 2012 desenvolve um intenso trabalho de composição a nível de letra, música e arranjos, apresentando-se a solo acompanhada pela sua guitarra ou em quinteto com músicos oriundos de variadas correntes musicais.

CONCERTOS REALIZADOS


Instituto Juca de Cultura (São Paulo/BR), Ilha das Flores (São Paulo/BR), Festival Caldas Nice Jazz, Festival Silêncio, Festival Música a Metro, Festival Cantar Abril, Festival Intendente em Festa, Festival Faz Música (2014, 2015 e 2016), Festival da Terra P ́la Terra, Teatro da Comuna, Teatro A Barraca, Teatro Chapitô, Pensão Amor, Duetos da Sé, Fábrica Braço de Prata, Renovar a Moraria.

Maria João Fura - Serei Feliz Por Acaso
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis