ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher alerta para importância da realização de exames periódicos



Check-up feminino é recomendado para avaliação de possíveis doenças

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, tem por objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual. A data funciona também para estimular os cuidados com a saúde feminina. Estar atenta aos sinais do corpo e manter hábitos saudáveis podem ajudar tanto na prevenção quanto no diagnóstico precoce de doenças. Para isso, especialistas recomendam o check-up feminino como uma avaliação abrangente voltada à melhoria da qualidade de vida.
Segundo o Dr. Jurandir Passos, médico ginecologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Exame, existem exames específicos para cada fase feminina. “Para quem ainda não possui vida sexual ativa, recomenda-se realizar a vacina contra o HPV [vírus do papiloma humano]. Além do preservativo, atualmente é a única forma de prevenção contra esse tipo de infecção sexualmente transmissível que, se não for tratada, expõe a mulher ao câncer do colo uterino”, explica.

No caso das mulheres que já tiveram relação sexual, segundo o especialista, é aconselhável fazer anualmente o exame Papanicolau, que serve para detectar possíveis células cancerosas no colo do útero. “Quando esse procedimento apresenta alterações, como presença de verrugas, mancha, vermelhidão ou feridas, o ginecologista solicita exames complementares para avaliação mais detalhada da vulva, vagina e colo do útero”, destaca Passos.
Nos casos de mulheres que possuam família com registro de mioma, Passos enfatiza a importância de um acompanhamento do útero e do ovário por meio de ultrassom transvaginal. “A população feminina deve estar atenta para sintomas como dores, menstruação atrasada por períodos longos, sangramento pós-relação sexual ou após a menopausa e fluxo menstrual intenso, pois indicam que algo está errado.”

Mamas
De acordo com o médico, quando a mulher possui histórico familiar de câncer, ao completar 20 anos deve iniciar a realização do autoexame, que consiste em uma técnica de prevenção para identificar estágios iniciais do câncer de mama. Esse método é indicado para ser feito mensalmente de três a cinco dias após o aparecimento da menstruação. “Quando há algum tipo de suspeita ou existência de nódulo, é solicitado um ultrassom. Caso tenha um risco maior, solicita-se uma mamografia. Esta última, é obrigatória após os 35 anos e deve ser feita de forma anual”, destaca.
Passos acrescenta que existem exames mamários considerados complementares, como a ressonância - procedimento de diagnóstico por imagem usado para o acompanhamento de lesões, e a mamografia tomográfica, que possui capacidade superior de detecção de câncer de mama em até 30%.

Exames laboratoriais
Quando há o desejo de engravidar, o ginecologista elucida que o mais correto é a mulher procurar um especialista para lhe acompanhar no planejamento da gestação. “Futuras mamães que estão nesse processo, precisam primeiramente avaliar alguns aspectos para saber como está a saúde. Por isso, o médico que a auxilia solicitará exames para detectar diabetes, riscos de infecções congênitas como rubéola, toxoplasmose, citomegalovirose ou as sexualmente transmissíveis que podem trazer problemas para o bebê, sendo elas a sífilis, hepatites e HIV”, completa Dr. Jurandir Passos.
O Laboratório Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos de análises clínicas e diagnóstico por imagem, além dos principais para a prevenção e o diagnóstico das doenças mais comuns no sexo feminino. A marca também oferece a mamografia digital na Unidade Mega da Asa Sul que traz mais conforto para as pacientes no momento da realização. Para mais informações sobre pontos de atendimento e serviços, entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

Sobre o Exame
Nascido há mais de 40 anos, o Exame possui 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o Laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES
clique na imagem para ver os perfis