Lançamento da Editora UNESP "Introducão à Sociologia da Música, de Adorno

DO TEXTO:

Introdução à Sociologia da Música, de Adorno, ganha segunda edição revista

Verdadeiro tratado metodológico sobre os regimes de reflexão crítica a respeito da arte, obra traduz maturidade do pensamento adorniano

Resultado de um conjunto de conferências ministradas pelo filósofo alemão Theodor W. Adorno, Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas ganha sua segunda edição revista, integrante da Coleção Adorno, idealizada pela Editora Unesp. Nesta obra que compõe seu amplo leque de pesquisas, Adorno expõe seu modo de reflexão a respeito das articulações entre arte, história e sociedade de modo a encontrar a “sociedade inconsciente de si mesma” em fenômenos aparentemente contingentes, como a formação do público ouvinte de ópera ou o culto contemporâneo à figura do maestro.

“Uma Sociologia da Música em que a música significa mais que os cigarros ou os sabonetes das pesquisas de mercado requer não só a consciência da sociedade e de sua estrutura e tampouco apenas o mero conhecimento informativo acerca dos fenômenos musicais, mas a compreensão integral da música em todas as suas implicações”, anota o autor no prólogo, escrito em Frankfurt, em 1962.

Esta obra traduz a maturidade dos escritos do filósofo, surgindo como verdadeiro tratado metodológico sobre os regimes de reflexão crítica a respeito da arte. “Essa característica interdisciplinar do pensamento adorniano permitiu que seus leitores desenvolvessem pesquisas em campos distintos de saberes, colaborando com isso para a transformação da Teoria Crítica em base maior para a reflexão sobre a contemporaneidade e seus desafios”, escrevem os membros Comissão Editorial Jorge de Almeida, Ricardo Barbosa, Rodrigo Duarte e Vladimir Safatle.

A Coleção Adorno tem como objetivo editar os trabalhos mais importantes do pensador que ainda não estejam disponíveis em português, bem como elaborar novas traduções para atender aos atuais padrões de edição de textos acadêmicos. Já integram a coleção: Ensaios sobre psicologia social e psicanálise, Introdução à Sociologia, As estrelas descem à Terra: A coluna de astrologia do Los Angeles Times – um estudo sobre superstição secundária, Berg: O mestre da transição mínima, Três estudos sobre Hegel, Para a metacrítica da teoria do conhecimento: Estudos sobre Husserl e as antinomias fenomenológicas, Kierkegaard: Construção do estético e Correspondência 1928 -1940 Adorno-Benjamin – 2ª edição.

Sobre o autor – Theodor W. Adorno (1903-1969) foi um filósofo alemão e um dos principais teóricos da cultura. Fez parte da corrente conhecida como Escola de Frankfurt, ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jürgen Habermas.

Título: Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas – 2ª edição
Autor: Theodor W. Adorno
Tradução: Fernando R. de Moraes Barros
Número de páginas: 419
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 64
ISBN: 978-85-393-0708-1

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários