Green Nation leva experiências interativas e sensoriais para o 8º Fórum Mundial da Água

DO TEXTO:

Em sua quarta edição, a primeira fora do Rio de Janeiro, o movimento ocupará cerca de 2.700 m² da Vila Cidadã 

Tratar de temas como água e sustentabilidade por meio de uma série de experiências interativas, sensoriais e emocionais, festival multimídia e momentos de diálogo e diversão com o objetivo de despertar novas atitudes no cotidiano das pessoas. 

Essa é a proposta do Green Nation, movimento brasileiro criado em 2012, que na sua quarta edição – a primeira fora da capital fluminense – ocupará a Vila Cidadã, área gratuita e aberta ao público dentro do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, de 17 a 23 de março.

As atividades trazem diversos olhares sobre a água, que é rio, mar, gelo, mata ciliar, alimento, transporte, reciclagem, inovação e tecnologia. Os visitantes farão um passeio pelas nove instalações do Green Nation, que ocuparão cerca de 2.700 m² da Vila Cidadã. Um percurso de 1h20min de imersão nos temas propostos.

“Nós acreditamos que a sustentabilidade é uma atitude. Para entendê-la, é preciso experimentar. Quem sente, não esquece. E muda seus hábitos, porque entende que a sua vida e a de outros dependem disso. O Green Nation acredita que, para garantir o futuro do planeta agora, é preciso engajar pessoas através das emoções e das inovações. No Fórum Mundial da Água, nossa missão é mostrar a sustentabilidade em todos os sentidos”, destaca o diretor geral do movimento, Marcos Didonet.

SENSAÇÕES
 
No Espaço Green Nation, os visitantes poderão conhecer e interagir com as seguintes instalações: Estação Antártica, Submarino, Nave, Asa Delta, Florestas do Mar, Falta Água!, Plante Água, PET Vira PET e Sabores e Sentidos.

Também serão realizadas oficinas de cocriação, Festival Multimídia, Mostra de Cinema, oficinas maker, oficinas de design thinking para crianças, contação de histórias e muito mais. 

DESTAQUES
 
Na instalação Submarino, o público, por meio de um ambiente multimídia, irá imergir ao fundo do mar, tendo contato com as exuberantes fauna e flora marinhas, que sofrem com poluição, lixo e pescas predatórias.

Na Asa Delta, um simulador em realidade virtual, os visitantes “voam” numa viagem emocionante a lugares no Brasil em que a água é protagonista no transporte, na alimentação, na geração de energia e muito mais.

O público também conhecerá de perto como é a vida no frio extremo, por meio da instalação Estação Antártica, que reproduzirá o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

Em Sabores e Sentidos, os participantes irão degustar diferentes sucos e descobrirão o segredo da embalagem dos ingredientes, que vai muito além da proteção ao alimento. Tudo isso de olhos vendados.

Os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico estarão presentes na instalação PET Vira PET, que mostra a importância da reciclagem de um jeito descomplicado e a sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta, a partir de uma máquina de reciclagem de PET.

ESPAÇOS E ATIVIDADES
 
O universo do empreendedorismo e das startups também não ficará de fora da programação. Nos dias 19, 20 e 21 de março o Green Nation receberá o Camp de Ecoinovação: Desafio Água, voltado a empreendedores que tenham ideias inovadoras sobre o uso da água. Uma parceria com o Sebrae e a ONU Meio Ambiente, que premiará as propostas com soluções mais criativas e sustentáveis para os problemas da água nas áreas de indústria, cidades e agricultura.

Cocriando o Futuro – Nestas oficinas, os participantes desenvolvem novos olhares sobre atitudes que precisam mudar para construir uma sociedade sustentável e realmente nova. Cada um traz suas ideias, que serão trabalhadas com o desafio de se descobrir como colocá-las em prática.

Arduino Flamingo da Seca - Nesta oficina Maker, será criado o Flamingo da Seca, sensor de umidade a partir do uso de Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única). Cada participante sairá com seu sensor para vasos ou pequenos jardins, que indicará quando as plantas precisam ser aguadas, otimizando o consumo.

Design Thinking para Crianças - Oficina Maker em que será vivenciado um processo de reflexões sobre o consumo de água nos ambientes mais próximos (casa, escola etc), além da prototipagem e da criação de soluções para reuso, reciclagem ou redução (3Rs) do consumo de água nesses locais.

Contação de Histórias - O Projeto Douradinho convida crianças a sentirem, pensarem e agirem em defesa dos rios e matas ciliares a partir do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”.  O projeto Turma do Planeta lançará o livro da primeira aventura contando a história de “Como Tudo Começou” e, com o e-book “Fala Bia! “, mostrará como a turma limpou o seu rio. A escritora de origem étnica potiguara, Eliane Potiguara, também integra essa área da programação com o livro “A Cura da Terra”, história que fala sobre a natureza, os homens, a origem das coisas e a sabedoria dos ancestrais.

Mesa de Debates “Agua na Mídia”- No dia 22 de março, em parceria com a TV Globo, autores de novelas e minisséries, mediados pela jornalista Sonia Bridi, abordarão o assunto sobre como a questão da água pode e deve ser tratada na dramaturgia e outros produtos audiovisuais.

Festival Multimidia - Até o dia 15 de março o Green Nation recebe pelo seu site oficial fotografias, filmes/vídeos de micro-metragem em ficção, documentário e animação. No último dia do evento, serão conhecidos os vencedores destas categorias que concorrem ao “Troféu Green Nation”.


Mostra de Cinema - Exibição première da série “Manual de Sobrevivência para o Século 21”, episódio “Água que vem do céu”, com a presença do diretor João Amorim e do ator e apresentador Marcos Palmeira. A quarta edição da mostra oferece ao público olhares transversais sobre as várias questões da água. Dia 21 de março, às 18h30.


SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento brasileiro que une experimentação, sensorialidade, emoções, interatividade, entretenimento e inovação para dialogar com a sociedade sobre as mudanças necessárias para a consolidação de novos cenários para pessoas, negócios e o meio ambiente.

As ações são estruturadas em três áreas: Sustentabilidade, com atividades voltadas para o meio ambiente, cidades justas e sustentáveis; Cidadania, que tem foco em diversidade, tecnologia da informação, comunicação e negócios sociais; e Bem-estar, que pensa sobre saúde e incentiva o esporte e a qualidade de vida.

SOBRE O 8º FÓRUM
 
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O evento é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).

Para acompanhar de perto as notícias, siga o 8º Fórum nas redes sociais:
Facebook   -   Twitter   -   Instagram   -   LinkedIn


8º Fórum Mundial da Água / 8th World Water Forum
Brasília, 18 a 23 de março de 2018
Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários