Em Garanhuns/Pernambuco, o Natal será celebrado com shows e apresentações culturais gratuitas

DO TEXTO:
A Magia do Natal 2017. Fotos Secom Garanhuns

A Magia do Natal, a maior – e melhor – festa natalina pública no Norte e Nordeste, continua levando multidões, principalmente nos fins de semana, para Garanhuns, município serrano conhecido por suas temperaturas amenas e clima agradável, localizado a 230 km de distância do Recife. E neste fim de semana de Natal não poderia ser diferente. A expectativa é que a cidade use 100% da capacidade da sua rede hoteleira para atender os milhares de turistas nos dias mais aguardados da festa – iniciada em 10 de novembro –. Na grade, nomes como Quinteto Violado, Roupa Nova Cover, Amanda Back e Valdir Mariano. Além disso, haverá o espetáculo A Magia do Natal, apresentado exclusivamente na segunda-feira (25), quando se comemora o Natal. Vale lembrar que toda a programação do evento é gratuita, com polos descentralizados, e segue até 31 de dezembro.

Quinteto Violado. Divulgação.

Assim, a programação do palco principal começa às 19h, com uma apresentação do pastoril da Escola Jean Piaget. Em seguida, a cantora garanhuense Amanda Back sobe ao palco, prometendo um show animado para o público presente. O grupo Quinteto Violado inicia o show às 21h30, encerrando em grande estilo a noite de sábado (23). Já na segunda-feira (25), quem abre a programação natalina é o Reisado Juvenil Cultura de Garanhuns. Em seguida, é a vez de Valdir Marino. Às 21h começa o show A Magia do Natal.

Os desfiles do Papai Noel, também pontos altos da festa, serão realizados às 18h no sábado e na segunda-feira, com a participação de aproximadamente 230 crianças que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) dos Cras’s dos bairros garanhuenses Várzea, Boa Vista, Bela Vista, Heliópolis, Magano e Quilombo. Os ensaios vêm acontecendo desde setembro deste ano, com o intuito de inserir desde cedo as crianças nas atividades dos eventos da cidade, mostrando a cultura local aos pequenos, que se unem ao Papai Noel para desfilar pelas principais ruas de Garanhuns. Para marcar a abertura do desfile, a cantora garanhuense, Andrea Amorim, canta a Ave Maria, pontualmente às 18h, na sacada do Palácio Celso Galvão.


A Magia do Natal 2017. Fotos Secom Garanhuns

No polo infantil da festa, localizado na Praça Souto Filho, a programação começa às 18h, com o “Histórias da Caixola”, uma contação de histórias realizada pela Biblioteca Indústria do Conhecimento – Sesi.

A expectativa da Prefeitura de Garanhuns, responsável pela realização da festa, é que mais de 600 mil turistas, de diversos lugares do Brasil, passem por Garanhuns até o fim do evento. Uma oportunidade e tanto para impulsionar a economia do município, que se prepara com antecedência para receber com conforto, segurança e toda a infraestrutura necessária os milhares de visitantes. A rede hoteleira, por exemplo, atua prevendo capacidade máxima durante a festa – a média da taxa de ocupação é de 98% –; hotéis, pousadas e hospedarias também investem em decoração diferenciada para colocar os hóspedes no clima da Magia do Natal.

A movimentação econômica dos bares, restaurantes e lojas de artesanato da cidade também se destaca entre os benefícios econômicos do evento. Os estabelecimentos, inclusive, precisam operar em horários especiais para atender a todos. E o melhor, a festa é extremamente segura: nas últimas edições não houve, praticamente, nenhum registro de violência.


A Magia do Natal 2017. Fotos Secom Garanhuns

“A Magia do Natal é uma festa feita por todos, prefeitura, população, empresários e comerciantes do município. Na 5ª edição do evento, buscamos expressar todos os sentimentos que envolvem o Natal, tornando a festa ainda mais lúdica e religiosa. Também não esquecemos a parte comercial. Nosso objetivo é fortalecer a identidade do evento, encantando, atraindo mais turistas e movimentando a economia da cidade”, afirma o prefeito Izaías Régis, revelando que o evento foi criado como uma forma de minimizar os efeitos da crise, mas o êxito superou os objetivos iniciais. “Ao unir economia, cultura e turismo, já em 2016 o evento passou a ser considerado um dos maiores do Norte e Nordeste do Brasil”.
Conhecida como “Cidade das Flores” e “Suíça Pernambucana”, Garanhuns tem um excelente histórico com eventos de sucesso nacional. É do município, por exemplo, importantes festivais como o “Viva Dominguinhos” e o “Festival de Inverno de Garanhuns(FIG)”, ambos já consolidados junto ao público.

Apesar das apresentações artísticas da Magia do Natal seguirem até 31 de dezembro – totalizando mais de 50 dias de atrações culturais –, a decoração especial da cidade, feita por cerca de 70 artesãos locais, se estende, ficando em exibição até 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. Considerada um dos maiores atrativos da festa, a decoração começa no pórtico de entrada de Garanhuns e se espalha por ruas, avenidas, praças e principais canteiros da cidade, mesclando elementos do mundo da magia com os símbolos tradicionais do Natal. A ideia é evidenciar o significado religioso por trás de cada um dos itens. Assim, milhares de luzes brancas e coloridas, renas, trenós, presépios, ursos, estrelas e o Papai Noel invadem a cidade durante a festa. Vale ressaltar que a decoração começa a ser produzida com cerca de dez meses de antecedência – os artesãos cuidam de cada detalhe para garantir a perfeição da decoração.

A formatação do projeto de decoração da “Magia do Natal” é assinada pela administradora Michelle Régis e conta com execução da Secretaria de Turismo e Cultura, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira-dama Socorro Régis.

Andrea Amorim - Ave Maria (Schubert) - A Magia do Natal em Garanhuns

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários