Todorov busca a dimensão moral da vida extrema nos campos de extermínio do século XX

DO TEXTO:

Quando se pensa na Segunda Guerra Mundial, uma das imagens mais marcantes que vêm à mente é a de prisioneiros famélicos em campos de extermínio. Mas, diante desse cenário adverso no qual se conhecia a faceta mais cruel dos seres humanos, havia espaço para a dimensão moral na convivência?

Para Tzvetan Todorov, no lançamento Diante do extremo, a resposta é sim. Partindo da ampla sorte de depoimentos e relatos dos homens e mulheres que sobreviveram aos campos nazistas e gulags soviéticos e oficiais dos regimes, o autor depura um novo sentido às dimensões da vida no contexto de situação limite: a dimensão moral existia.

Ele identifica valores ditos positivos (companheirismo, fidelidade incondicional e resignação estoica, por exemplo) e também negativos, como covardia e traição. A complexidade do momento é tamanha que, ao lado da crueldade dos agentes do Estado, há espaço para a surpresa com exemplos de identificação e até de comiseração.

Os mais vendidos em agosto

1º lugar

Direita e esquerda – 3ª edição
Razões e significados de uma distinção política
Norberto Bobbio
Leia mais

2º lugar
 
Introdução à lógica - 2ª ediçao
Cezar A. Mortari
Leia mais

3º lugar
Melancolia: Literatura
Luiz Costa Lima
Leia mais

4º lugar

Testemunha ocular
O uso de imagens como evidência histórica
Peter Burke
Leia mais

5º lugar

As Revoluções Russas e o socialismo soviético
Daniel Aarão Reis Filho
Leia mais

Promoções da semana



Muitas promoções acontecem nesta semana. Em 3 de setembro, celebra-se o Dia do Biólogo no Brasil, pois foi nesta data, em 1979, que a profissão foi regulamentada, bem como criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia. Para celebrar a ciência da vida, a Editora Unesp oferece 20% de desconto em todo o seu catálogo de Ciências Biológicas, até 11 de setembro.

O dia 7 de setembro é feriado nacional, pois foi nesta data, em 1822, que Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Por ocasião da data, todos os livros sobre a história do Brasil estão com 20% de desconto (exceto os lançamentos) até 13 de setembro.

Outra data importante, mas pouco conhecida, é o Dia Internacional da Alfabetização comemorado em 8 de setembro. A data foi instituída em 1968 pela ONU e pela Unesco com o objetivo de fomentar a alfabetização no mundo. Vários títulos relacionados ao tema estão com 20% de desconto até 13 de setembro.

Em 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador, pois foi nesta data que, em 1965, foi promulgada a lei que regulamenta a profissão. Até o dia 13 de setembro, os títulos sobre Administração estão com 20% de desconto.

E, para completar, no dia 11 de setembro de 1903, nascia o filósofo alemão Theodor Adorno. Um dos expoentes da Escola de Frankfurt, produziu textos extremamente complexos e influentes, que abordam diversas áreas do conhecimento: da filosofia à sociologia, da psicologia à teoria musical. Seus livros estão com 20% de desconto até 13 de setembro.

Os livros com desconto estão assinalados com a bandeirola vermelha.

Universidade do Livro mostra como gerir direitos autorais no mercado editorial



As questões que envolvem o direito autoral são delicadas e devem ser estudadas com bastante atenção durante o processo de produção editorial. Para discutir esses temas, a Universidade do Livro oferece o curso presencial inédito A gestão do direito autoral: controle de direitos, licenciamentos e organização prática dos dados, ministrado pela gestora de direitos autorais Rosa Maria Rodrigues Castello Nuovo, de 26 a 28 de setembro. Ao longo de nove horas/aula, a docente trata de assuntos como a administração dos contratos de cessão de direitos; o cadastro e controle dos contratos de edição e seus vencimentos, direitos e obrigações; a confecção de um modelo de cadastro das informações sobre os autores; prestações de contas de contratos de acordo com seu vencimento e percentual; negociações de condições e cláusulas contratuais e levantamento e análise sobre os detentores de direitos, como autores e herdeiros.


Percussão orquestral brasileira



Com domínio de conhecimento, Eduardo Flores Gianesella nos oferece um panorama claro, fidedgno e detalhado do atual campo da percussão orquestral internacional e nacional. Nesse sentido, prepara o leitor para o entendimento das questões e análises que serão propostas nos capítulos seguintes. A partir do tema central – a percussão orquestral brasileira –, o autor analisa as fragilidades de editoração das obras sinfônicas brasileiras, seus problemas interpretativos e as peculiaridades dos instrumentos brasileiros de percussão – em especial do pandeiro. Com uma pertinente escolha de registros de partituras (manuscritas ou editadas) dos compositores brasileiros mais expressivos dos séculos XIX e XX, o autor apresenta soluções para aqueles problemas de editoração e sugestões para as questões interpretativas. Com isso, Gianesella reabre o imenso campo da educação e da pesquisa em musicologia, etnomusicologia e história da música.

Faça o download gratuito do livro


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários