TV Brasil exibe show do instrumentista Papete

DO TEXTO:

 Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A TV Brasil exibe neste domingo, dia 30, às 22h, especial do músico maranhense José de Ribamar Viana, conhecido como Papete. Nos anos de 1982, 1984 e 1987, ele foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O show Papete - O Coração do Tambor foi gravado no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), em 2013.

Cantor, compositor e instrumentista, Papete acompanhou os nomes mais importantes da MPB, e nos anos 1990, compôs com  Josias Sobrinho as canções e o libreto da ópera popular "Catirina", marco da cultura maranhense. Papete morreu em maio de 2016, aos 68 anos.


Ao longo de sua carreira, Papete trabalhou com consagrados artistas. Gravou dezoito álbuns e como instrumentista acompanhou Toquinho, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, Sá & Guarabira, Rita Lee, Almir Sater, Renato Teixeira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Miucha, Rosinha de Valença, entre outros.

No início da década de 1970, através do selo Discos Marcus Pereira, Papete trabalhou como pesquisador, produtor e arranjador, abrindo espaço nacional para a música maranhense e seus representantes. Eleito um dos três melhores percussionistas do mundo, Papete nasceu em Bacabal (MA), e participou dos Festivais de Jazz de Montreux, na Suíça; de Berlim, do Japão e da Itália.


Papete desenvolveu projetos culturais com a música maranhense, destacando “Ouro de Mina” - ritmo característico do Maranhão. Seus últimos trabalhos foram o CD “Senhor José” e o livro “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, a obra mais completa até hoje já feita sobre o folguedo maranhense.

SERVIÇO:
Show Papete - O Coração de Tambor - domingo (dia 30), às 22h, na TV Brasil 


Quarteto Françaix é a atração do Partituras deste domingo (dia 30)
 

O programa Partituras deste domingo (dia 30) apresenta o Quarteto Françaix, composto por violino, viola, cello e o corne inglês. Gravado no Centro Cultural do BNDES, o concerto do Quarteto aborda a influência da cultura de países como a França, a Argentina e o Brasil nas composições de música de câmara. Partituras é apresentado por Sofia Ceccato e vai ao ar no domingo, ao meio-dia, na TV Brasil.
 

O nome do Quarteto é em homenagem ao compositor neoclássico francês Jean Françaix. O grupo foi criado com o objetivo de divulgar o repertório original para oboé e corne inglês e suas possibilidades de adaptação e arranjos em diferentes estilos.

Neste concerto, o Quarteto Françaix traz em seu repertório o arranjo de “Quatro Estações Portenhas”, escrito exclusivamente pelo músico Ângelo Martins para o grupo, sob inspiração de “As Quatro Estações” de Vivaldi, e a obra “Brazilian Landscape nº5”, do compositor brasileiro Liduino Pitombeira.

SERVIÇO:
Partituras - dia 30, ao meio-dia, na TV Brasil


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários