Semana do Mar Festival de Verão dos Açores entre 6 e 13 de Agosto

DO TEXTO:

Daniela Mercury, Tony Carreira, Carminho e Amor Electro na Semana do Mar nos Açores

A edição deste ano da Semana do Mar, um dos mais antigos festivais de verão dos Açores, conta com a presença de Daniela Mercury, Tony Carreira, Carminho e Amor Electro, segundo informação hoje disponibilizada à agência Lusa.

A iniciativa, que decorre na ilha do Faial entre 06 e 13 de agosto, está já na sua 42.ª edição e continua a conciliar a vertente de animação musical em terra com um festival náutico na baía da Horta, considerado um dos maiores do país.

"A Semana do Mar constitui-se como um dos maiores festivais náuticos do país, senão mesmo o maior, se tivermos em conta a diversidade de provas em competição e o número de dias em que estas se organizam", refere a organização da prova, a cargo da Câmara Municipal da Horta e do Clube Naval local.

O festival náutico associado aos festejos prevê um encontro internacional de vela ligeira e provas de canoagem, windsurf, natação, vela ligeira, vela de cruzeiro, pesca desportiva, polo aquático e apneia, além das habituais regatas nos antigos botes baleeiros, que durante décadas foram usados na caça à baleia.

A Semana do Mar começou em 1975 com a realização de um conjunto de eventos destinados a celebrar a chegada da regata internacional de veleiros oriunda de Portsmouth, organizada pela Multihull Offshore Cruising Racing Association, em cooperação com o Clube Naval da Horta, a Comissão Regional de Turismo e o Royal Albert Yacth Club.

Para assinalar o evento, inédito até então, durante uma semana, iatistas e faialenses participaram e assistiram a regatas de veleiros e de canoas baleeiras, a um concurso de pinturas no molhe da doca, a esculturas na areia, a passeios turísticos e a bailes.

O sucesso da iniciativa fez com que, a partir dos anos 80, a o município da Horta passasse a ser a entidade responsável pela organização da Semana do Mar, contando com diversos apoios oficiais e particulares.

Além dos espetáculos musicais, que integram também festivais de filarmónicas e de folclore, a Semana do Mar integra ainda feiras de artesanato, de gastronomia e do livro, e a Expomar, um certame de atividades económicas ligadas ao mar.

in-http://24.sapo.pt
POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. É uma das festas mais bonitas dos Açores. Lá estive algumas vezes, sobretudo quando fui treinador de futebol do Sporting da Horta e do Futebol Clube dos Flamengos. A última foi mesmo em 2004, uns dias antes de vir para o Brasil.

    ResponderEliminar