Entendendo a audição

DO TEXTO:

Não é só com os ouvidos que se ouve; o cérebro também desempenha um trabalho fundamental

                                                                                                                              
Alda Jesus
Portal Splish Splash

A audição é essencial em nossas vidas, desempenhando um papel fundamental na comunicação humana. É por meio dela que conseguimos perceber os sons do ambiente e os sons da fala. O som é capaz de proporcionar e modificar as emoções e estas têm um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Os problemas com a audição podem levar a situações de depressão e, em alguns casos, até ao isolamento social. A nossa audição é uma grande fonte de informações; algumas delas óbvias, outras quase imperceptíveis, e quando combinadas, estas informações são o elo entre o mundo e a forma como interagimos com ele. A audição nos ajuda a conduzir a nossa vida diária sem limitações.

A orelha, apesar de seu tamanho pequeno, é um órgão altamente complexo e composto por minúsculas células sensoriais e por fibras nervosas que captam as vibrações do som e os transformam em impulsos elétricos para o que o cérebro possa processar em informação sonora. O cérebro, por sua vez, é o responsável por interpretar essa informação recebida (dar sentido a esses sons), facilitando assim a compreensão da fala sem esforço de escuta. Caso as orelhas fiquem expostas a fortes vibrações por um longo período de tempo, as células auditivas podem ser danificadas,ocasionando assim uma perda auditiva.

Essa perda auditiva é uma dificuldade na capacidade de ouvir os sons. Em geral ocorreuma diminuição da capacidade auditiva, além de uma redução da percepção sonora e dificuldades com a localização dos sons e com a compressão da fala. Normalmente o indivíduo passa a ter problemas na compressão das informações como um todo durante as conversas, ao ouvir música, ao falar ao telefone e para assistir TV, entre outros.

Nos idosos é muito comum a presbiacusia, que é a perda auditiva decorrente com o envelhecimento natural das células.

Então fique alerta se você:

Constantemente pensa ou fala: “Eu ouço, mas não entendo o que as pessoas falam”; Coloca a TV ou o rádio em volume mais alto do que as outras pessoas de seu círculo familiar;

Tem dificuldades em entender conversas com ruídos ao fundo, como por exemplo em um jantar de família;

Não consegue acompanhar conversas em grupo;

Sempre pede aos outros para repetirem o que estão falando;

Tem amigos ou familiares que dizem que você não está ouvindo bem.

Procure ajuda de profissionais especializados como os Otorrinolaringologistas e os Fonoaudiólogos que podem ajudar a diagnosticar e a tratar a sua condição auditiva.

Algumas dicas úteis para ajudar a comunicação:
Falar próximo ao deficiente auditivo facilita o entendimento da frase;
Sempre que possível repita o que foi falado de forma pausada e articulada;
Gritar dificulta a compreensão e o reconhecimento de fala, além de causar distorção nesses sons;
Use gestos representativos e indicativos;
Mímicas e expressões faciais ajudam a completar a mensagem;
Sempre que possível, prefira locais mais calmos para as conversas.
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários