44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba vem com muitas atrações e novidades

DO TEXTO:
 
Além de mais de 15 exposições e shows do Risadaria acontecerá a primeira edição da Feira do Livro de Humor e da Feira Gastrocômica

Inscrições de trabalhos para concorrer aos 10 prêmios no total de R$ 55.000 termina dia 17 de julho
 
 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


O tradicional Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais antigos e importantes do mundo, vem com muitas atrações para quem quiser levar a família para o lindo espaço de lazer do Engenho Central de Piracicaba. O evento será inaugurado em 26 de agosto e irá até 12 de outubro.

Criado nos anos de chumbo como resistência à Ditadura Militar e a favor da livre expressão do povo, o Salão se tornou um centro de discussão de temas mundiais, com mais de 50 países participantes a cada ano. Neste ano, o cartaz do Salão foi criado pelo cartunista Luiz Gê, e o do Salãozinho do Humor pelo desenhista Mauricio de Sousa.

Em 2017, Piracicaba completa seus 250 anos de fundação e é uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. Afinal, bom humor é o que o município tem de melhor com a realização desse evento reconhecido internacionalmente.


Prazo das Inscrições
As inscrições podem ser feitas até 17 de julho. Até o momento, o Salão já conta com  cerca de mil inscritos com cartuns, caricaturas, charges e tiras de quadrinhos. Os trabalhos vão concorrer a 10 prêmios no total de R$ 55.000. Um dos temas é criança. Os autores de humor gráfico — profissionais ou não — podem conferir o regulamento no seguinte link: http://www.ismailkar.com/sidhp-regulamento-2017.pdf 
 
E para as crianças também há o Salãozinho de Humor que chega ao seu 15º ano com cartaz desenhado pelo Mauricio de Sousa. As inscrições já se encerraram no final de junho, mas haverá muitas atrações para a criançada neste ano como, por exemplo, a oficina gráfica do artista Bruno Honda, que trabalha na Mauricio de Sousa Produções e é especialista em criar desenhos em material reciclado.
 
Convidados internacionais
Jean Mulatier, caricaturista francês, um dos mais respeitados no mundo, estará Salão para expor os seus trabalhos mais festejados desde os anos 70 e que já rodaram muitos países.  Arthuro Kemchs, do México, é um cartunista ativista de toda a América Latina e trará a exposição sobre os grandes cartunistas mexicanos. Zuleta é um premiado cartunista colombiano e exibirá seu trabalho de humor ácido e bem latino.
 
Exposições em vários espaços dentro da cidade
O Salão de Piracicaba tem um lindo histórico de exposições que marcaram o evento nesses últimos anos. Em 2017 não será diferente. A começar pela Exposição "Piracicaba Mon Amour", com curadoria de Gualberto Costa e Daniela Baptista, que conta com a participação de vários desenhistas brasileiros que homenageiam os 250 anos da cidade com páginas de quadrinhos. O nome do evento vem da participação do autor francês Claude Moliterni na segunda edição do Salão nos anos 70. Ele se maravilhou com a cidade, editando, em seguida, um álbum de seu personagem Herry Chase em uma aventura em Piracicaba. Essa história também estará na exposição.

Serão cerca de 15 exposições, tanto no Engenho Central, como em outros espaços pela cidade.

Shows e eventos dentro do Salão
Para este ano foi criada a 1º Feira do livro de humor gráfico e quadrinhos. Terá início em setembro, nas dependências do engenho Central juntamente com a Feira Gastrocômica. Além de lançamento de livros, haverá autógrafos e palestras com participação de diversas editoras. A Feira Gastrocômica contará com food truck e temas de humor com cardápio especial para os frequentadores poderem comer e rir ao mesmo tempo. Durante esse período, o maior evento de humor do planeta, o Risadaria, também preparou uma maratona de shows de humor pelos teatros da cidade.

O Salão também conta com uma homenagem ao seu presidente, Jal Lovetro. Para ele, é uma “honra” e “uma responsabilidade dobrada”.

“Trabalhamos novas ideias que neste ano estão sendo lançadas, mas que crescerão nos próximos anos. A Feira Gastrocômica e a Feira de Livros e Quadrinhos de Humor levarão um público cada vez maior ao evento que é importante para o turismo e cultura na cidade",
conta Jal.

Oficinas de humor para quem curte humor e para os professores
As oficinas de humor gráfico e quadrinhos serão ministradas, como sempre, por profissionais de primeira. A oficina-palestra, Quadrinhos na Sala de Aula, será feita pela professora Sonia Luyten, que criou nos anos 70 o primeiro curso de editoração de quadrinhos na Universidade ECA-USP, e depois lecionou em diversos países, como o Japão, Holanda, França e Portugal. Será uma aula para professores e educadores aprenderem como utilizar a linguagem dos quadrinhos e humor gráfico em sala de aula. Ela estará lançando a base do livro com o cartunista JAL, que tem mais de 20 anos de pesquisas na área. Orlando Pedroso, que ilustra diversos veículos da mídia nacional, e Bruno Honda, criador do Estúdio Mauricio de Sousa, também estarão com suas oficinas durante o período do Salão.

A AHA com participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie também organizou alguns eventos para o Salão.

“Nesse ano a AHA começa a se articular para participar com mais intensidade do Salão. Estamos promovendo um seminário com os jurados internacionais na universidade Presbiteriana Mackenzie, no dia 24 de agosto; uma exposição intitulada O HUMOR GRÁFICO NOS JORNAIS DO MUNDO, que será uma das paralelas do Salão, realizada na rodoviária intermunicipal de Piracicaba. Preparamos também o lançamento do livro ‘Batom, lápis e TPM’, de Camila Lelis, a estreia da nossa associação com a Coleção AHA de Humor Gráfico.”, explica o professor Adolpho Carlos Queiroz.

SERVIÇO:
44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data: De 26 de agosto a 12 de outubro
Local principal: Engenho Central
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 - Nova Piracicaba, Piracicaba - SP
Realização: Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Cultura e Turismo de Piracicaba

 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários