“Amigos na Praça” lota Praça do Pomar com crianças e famílias. Dias 22 e 29 há mais!


Circo Macaco Prego
Foto: Guilherme Durão

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam:


“AMIGOS NA PRAÇA” LOTA PRAÇA DO POMAR COM CRIANÇAS E FAMÍLIAS, PROVANDO QUE PRAÇA BOA É PRAÇA OCUPADA

Projeto promove troca de livros, contação de histórias e oficinas voltadas para as crianças e suas famílias durante as manhãs de sábado de outubro, com entrada franca.

Redação Portal Splish Splash

A Praça do Pomar está bombando de crianças, com suas famílias, que desde o dia 8 de outubro vem participando do Amigos na Praça, que vai ocupar a praça do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca até o dia 29 de outubro, com troca de livros– infantis e adulto – contação de história, oficinas de horta caseira, pipa, desenho, além de espetáculos com palhaços e música.  Tudo com entrada franca e no horário das 9h às 14h. O projeto Amigos na Praça, que promove a ocupação da praça com atividades culturais voltadas para toda a família -  tem patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal Cultura e do Colégio Mopi, por meio de Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.  Se chover forte, uma nova data será agendada.

No próximo dia 22 de outubro a programação do evento conta com o teatro de Fantoches do Papa Vento e o espetáculo do Circo Macaco Prego. Já no último, o Amigos na Praça vai promover atividades ligadas ao tema Halloween, aproveitando a comemoração do Dia das Bruxas, fechando com o espetáculo de Dudu, o palhaço cientista.

A ocupação da praça está sendo bem acolhida pelos moradores da região.  Gente como Leonardo Muniz, 58 anos, que levou a neta Flora de 2 anos, no último sábado, dia 15 e é totalmente favorável à continuação do projeto. “O evento deu uma vida nova para a praça, trouxe cor e movimento. Eu, minha neta, minha filha e a esposa passamos uma manhã divertida. Já estou pensando como será a praça depois de outubro”, afirma pensativo o administrador de empresas.

E o boca-boca positivo está trazendo gente fora da região, como a advogada Eunice Figueira, moradora de Água Santa, na Zona Norte, que levou a filha Mariana, de seis anos, e um amiguinho para participar da segunda edição do evento. "Venho de longe, mas valeu muito a pena. Essas brincadeiras de crianças ela só tem oportunidade num espaço aberto como a praça. É uma pena não termos isso na Zona Norte.", afirma o advogada.

Para a produtora e criadora do projeto, Christina Martins, a união faz a força. “A ocupação das praças é importante e tem que ser feita pelos moradores da região. Nós demos o primeiro passo com o Amigos na Praça, mas se a vizinhança se organizar e buscar ajuda com os comerciantes locais, vai ficar mais fácil continuar”, explica a jornalista que começou o projeto há 12 anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico.

A programação do Amigos na Praça começa às 9h, com o Sebinho, troca de livros (infantil e adulto), que tem sido bem procurado nas duas últimas edições. Enquanto os pais estreavam na conhecida troca de livros, as crianças aproveitavam o espaço e devoravam os livros, principalmente os gibis. Depois entra em cena o grupo Gato Mia com oficinas variadas, como brinquedo de sucata, pipa e espaço para desenhar e para brincadeiras de antigamente, como pular corda, brincar de elástico e cabra-cega.  Logo em seguida é a vez do Instituto Moleque Mateiro abrir seu tapete verde para oferecer a oficina de horta caseira e ensinar noções de educação ambiental para os pequenos cultivadores. O teatro de fantoche Papa Vento, um boneco de pano que conta histórias da tradição oral, clássicas e de autoria própria para manter viva esta antiga arte de contar histórias é a grande atração do dia e fecha o evento com o Circo  Macaco Prego, que apresenta o seu espetáculo "Tapete Musical", misturando musicalização infantil, brincadeiras motoras, histórias e jogos rítmicos.

O início de tudo

Amigos na Praça foi criado por Christina Martins, a partir da sua experiência à frente do Sebinho nas Canelas, troca-troca de livros infantis, que marcou seu território na Praça Pio XI, no Jardim Botânico por dez anos. Junto com a jornalista Angela Tostes ela promoveu troca de livros e recreação infantil como forma de levar as crianças de volta ao seu primeiro espaço de sociabilização, as praças, que andavam abandonadas e ocupadas por moradores de rua. Através do site Amigas da Pracinha, eram apresentadas alternativas de lazer para os infantes e seus familiares.  Além do Sebinho e do Amigas, Christina é responsável também pelo Bloco da Pracinha que “concentra, mas não sai” há mais de dez anos na Praça Pio XI, no Jardim Botânico e já entrou para o calendário oficial da cidade como um dos melhores blocos voltados para o público infantil.

“A proposta do Amigos na Praça é levar o cidadão para cuidar e usufruir da praça, com segurança e atividades culturais, como se fazia antigamente” – afirma Christina.

SERVIÇO

Amigos na Praça
Praça Professor José Bernardino (Praça do Pomar) - Barra da Tijuca

Dias 22 e 29 de outubro – 9h às 14h
Troca de livros, oficina de sucata, de horta caseira, recreação infantil
Para participar da troca de livros é necessário levar livros em bom estado

Faixa etária – 0 a 10 anos
Entrada Franca
Se chover, o evento será agendado em uma nova data

Dia 22/10
9h - Sebinho (troca de livros)
10h - Gato Mia (oficina de sucata)
10h30 - Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)
11h30 - Papa Vento (Teatro de Fantoches)
12h30 - Circo Macaco Prego

Dia 29/10
9h - Sebinho (troca de livros)
10h - Gato Mia (oficina de sucata)
10h30 - Moleque Mateiro (oficina de horta caseira)
11h30 - Cattia  Capistrano (Oficina Estamparia Artesanal)
12h30 - Dudu, o Palhaço Cientista
Enviar um comentário

Comentários