A minha análise - Seleções de Portugal e do Brasil vão entrar em ação

DO TEXTO:





Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9

Vem aí mais uma intensa “saison” do futebol europeu e sul-americano ao nível de seleções, com as presenças de Portugal e do Brasil, respectivamente, na Eurocopa e Copa América, esta última competição no seu centenário. Portugal em França e Brasil nos Estados Unidos, onde os 100 anos serão comemorados.


Ontem, Portugal e Brasil realizaram jogos de preparação. Para o Brasil foi o derradeiro teste antes da estreia, com uma exibição sem atingir o desejado brilhantismo ante o frágil Panamá (2-0) que, nos jogos até agora realizados perante a seleção “canarinha” ainda não logrou apontar um golo. De resto, sublinhar o golo apontado pelo benfiquista Jonas que, nesta Copa América, poderá firmar-se nesta seleção comandada por Dunga.

Por outro lado, Portugal, sem Cristiano Ronaldo, Pepe, Bruno Alves e Nani (estes dois últimos juntam-se hoje à seleção), bateu a Noruega por 3-0. Três bonitos golos e Portugal a ter uma boa atuação, elogiada pela própria critica, como um bom ensaio para o “Europeu”.   Provavelmente ainda sem Cristiano Ronaldo e Pepe, Portugal defronta na próxima quinta – feira, em Londres, a Inglaterra. Este sim um jogo para melhor testar os jovens da seleção portuguesa chamados por Fernando Santos.

Dizer-se que Portugal é um dos favoritos nesta edição da Copa Europa de 2016, seria exagero da nossa parte. Há outras seleções mais cotadas para discutirem o título, mas, analisando bem o potencial das seleções que ficaram apuradas para esta fase final a disputar em França, Portugal, no entanto, tem uma palavra a dizer se, efetivamente, passar à segunda fase. De resto, no seu grupo (Grupo E), que engloba Islândia, Áustria e Hungria, Portugal é apontado como um dos fortes candidatos aos lugares (2) de acesso aos oitavos-de-final.

O calendário da equipa portuguesa:

14 de junho – Portugal – Islândia
18 de junho – Portugal – Áustria
22 de junho – Portugal – Hungria 

A Eurocopa tem início no dia 10 de junho (Dia das Comunidades e de Camões em Portugal), com a França, país anfitrião, a estrear-se no Parque dos Príncipes, em Paris, esgrimindo com a Roménia (Grupo A).

Brasil meu Brasil brasileiro

Evidentemente que vou torcer para que o Brasil tenha uma boa prestação neste Centenário da Copa América, que terá como cenário algumas cidades dos Estados Unidos. Brasil que não contará com a sua principal estrela, Neymar Júnior, que, pelas indicações fornecidas, representará o Brasil na Olimpíada a ter lugar no Rio de Janeiro em Agosto próximo. Esperemos que o Brasil consiga estar presente na fase final. Em tempos idos, a “canarinha” estava sempre colocada como principal candidata. Hoje, porém, já não é tanto assim. Outras seleções sul-americanas melhoraram muito e o Brasil, ao invés, entrou numa ligeira (...) fase de estagnação do seu futebol. Mas, apesar de tudo isto, é sempre respeitado pelos seus adversários. Ainda, nesse sentido, fala o peso das camisas, o que não significa elevado poderio futebolístico, como já se constatou em edições anteriores. Um tempo sempre recordado pelos brasileiros apaixonados pela “canarinha”. 


Os jogos do Brasil  

4 de junho - Brasil – Equador
8 de junho – Brasil – Haiti 
12 de junho – Brasil - Peru 


A Copa América Centenário

Será uma edição especial da competição de futebol que será realizada entre 3 e 26 de junho de 2016 nos Estados Unidos. Será a primeira Copa América fora da América do Sul, sendo o torneio oficializado com um acordo entre a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), com o intuito de celebrar o aniversário de 100 anos da CONMEBOL e do torneio.

Neste ano, pela primeira vez haverá dezesseis equipes na competição, incluindo seis da CONCACAF (Estados Unidos, México, Costa Rica, Jamaica e outras duas definidas em play-offs de acordo com o desempenho na Copa Ouro da CONCACAF de 2015 – Panamá e Haiti), além dos dez times da CONMEBOL. Em 17 de dezembro de 2015, foram confirmadas os estádios, datas e horários dos jogos.

Será o primeiro torneio unindo as Américas desde o Campeonato Pan-Americano de Futebol, disputado em 1952, 1956 e 1960. Será a quarta vez que a CONMEBOL realiza um de seus torneios nos Estados Unidos, realizando a Recopa Sul-Americana no país em 1990, 2003 e 2004 e a primeira vez que a Copa América será disputada fora do continente sul-americano.
O vencedor não se classificará para a Copa das Confederações FIFA de 2017, já que o Chile já qualificou-se como o vencedor da Copa América de 2015.



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários