Tia Lucia e o Rei

DO TEXTO:


Marco Dacosta

Dizem que aos nove anos de idade, Roberto gostava de ouvir e imitar Bob Nelson. Não sei. A imagem que tenho dele não é do rock brasileiros dos anos 60 e sim do romântico dos anos 70, daqueles que dava flores nos shows e encantava as mulheres da minha família.

Cresci também ouvindo suas músicas, no radinho da minha mãe, entanto ela lavava os pratos na cozinha. Minha avó e tias, primas, nenhuma mulher da família escapava do charme do Rei. 

No final do ano, sua amiga Rita trazia o disco de vinil e ambas assistiam o especial na TV Globo, programa favorito de todos os fins de ano.  Assim que chegou a novidade do VHS gravar e rever o show era uma rotina em nossas vidas.  Mesmo rabiscada a imagem da fita era um milagre em um mundo ainda analógico.

Tive várias tias e primas apaixonadas por Roberto Carlos. Nenhuma delas superou tia Lúcia de Copacabana. Depois de vinte anos acompanhando seus shows e especiais na TV ela chegou este natal com uma notícia bombástica que nos assustou na noite de Natal.  

Finalmente o Rei teria correspondido a seu amor: ” Ele conversou comigo” disse sorrindo –  Como assim ? perguntou minha mãe com ar invejoso. ” Ele é meu amigo no Facebook” disse a velha tia suspirando felicidade.

Os olhares na mesa eram unânimes e estávamos diante de um princípio de alguma doença como arteriosclerose ou aquelas com nomes estrangeiros.  ” Eu não falei antes por isso, ninguém acredita”.  

A explicação é a seguinte: Tia Lucia conheceu uma pessoa no Facebook com o perfil do Roberto Carlos e desde então troca mensagens e carinhos.  Estão íntimos, falam de suas vidas e da angustia e solidão do sucesso.  ” É ele mesmo” afirma.  Sim, todos concordamos ” com maluco não se discute” sussurra um primo.

Preocupado e curioso, avanço nos questionamentos ” E vocês não marcaram ainda um encontro? “. Tia Lucia me olhou com desprezo. ” Claro que não…ele é um homem muito ocupado”.  A frase fechou o jantar e ampliou o clima de que algo muito engraçado estava acontecendo naquela mesa.

Roberto Carlos – ela diz – “tem obsessão pelas cores branco e azul, paixão por flores, conversar com as plantas, tomar banho só com sabonete de glicerina, não usar perfume, não pronunciar as palavras mal e azar, esquecer o número 13 e odiar (também) as cores preto e roxo”, dizia como mantra. 

Na verdade descobri que era integralmente um texto que estava no perfil do Rei.  Era amiga intima dele, conversavam até altas horas via mensagem – nunca whatsapp – o Rei é avesso a tecnologia e entrou para as redes sociais para fazer novos amigos.  Vive isolado em sua mansão na Urca, aos pés do pão de açúcar. É rei, mas não tem rainha.  E Tia Lúcia, aos 78 anos sonha em ocupar esse trono.

No meio da ceia ela interrompe a garfada e olha para o celular: ” É ele..me pergunta se estou assistindo o especial de Natal”. Tia Lúcia corre para a sala, liga a TV e se espalha no sofá.  Minha mãe com um misto de inveja e dúvida questiona ” Por que você não está lá? Não foi convidada?

Tia Lúcia não tirou os olhos da TV. A noite em família seguiu seu curso. Antes de dormir nova mensagem do Rei. E ela dormiu em paz, abraçada a uma almofada, com os versos na cabeça “Tudo nela é bonito/Tudo nela é verdade/ E com ela eu acredito ..Na felicidade”

 in:http://marcoblog.org


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários