Santos e São Paulo divulgam extensa programação para o Dia de Portugal 2015

DO TEXTO:

Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada

 Comemorações do Dia de Portugal na cidade de Santos, São Paulo, em 2011. Foto/Arquivo: Ronaldo Andrade Comemorações do Dia de Portugal na cidade de Santos. Foto/Arquivo: Ronaldo Andrade Será extensa a comemoração do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas na capital e no litoral paulista em 2015. Também o Rio de Janeiro comemora a data com presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

 As comemorações em São Paulo começam em 08 de Junho, 20h, com uma sessão solene alusiva ao 10 de Junho no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa de São Paulo, por propositura do Deputado Fernando Capez. O evento, promivido pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, contará ainda com apresentação de Fado com Marly Gonçalves

 Já no dia 09, 19h30, a solenidade em Homenagem ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas acontece no Palácio João Ramalho – Plenário Tereza Delta, no centro de São Bernardo do Campo. Por iniciativa do vereador Hiroyuki Minami, o evento tem apoio da Casa de Portugal do Grande ABC.

 Na manhã do dia 10, um ato cívico no Dia de Portugal contará com colocação de flores junto a Estátua de Camões, tendo como orador o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço (Rua da Consolação, 95 – em frente a Biblioteca Municipal), promovido pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.

 Na noite do dia 12, a comemoração continua na Casa de Portugal São Paulo com cerimônia de Outorga da Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique ao Dr. Fernando Leça. Na ocasião será inaugurada a Exposição “Terra, Mar e Ar” do artista plástico português Adelino de Sá, na Galeria de Artes da Casa. Às 21h, um Recital de Fado com Cuca Roseta encerra a programação da noite no salão da Casa de Portugal. Mais informações no (11) 3342-2241.

 Baixada Santista
Já em Santos, a programação da semana especial começa dia 09 com a 5ª Tarde da Solidariedade em prol do Grupo Filantrópico Rosmaninho, na sede do Centro Cultural Português de Santos.

 Dia 10 começa a Semana de Portugal em Cubatão com a cerimônia “Portugal de todos nós” no Paço Municipal, promovido pela Associação Luso-Brasileira de Cubatão. Às 20h, o 10 de Junho é marcado pela solenidade em prol da data e palestra “Portugal e os portugueses” com o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, no Salão Camoniano do Centro Cultural Português de Santos, em evento promovido com apoio do Consulado Honorário de Portugal em Santos.

 No dia 12, acontece o “Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa” na Escola Portuguesa de Santos. E no dia 13, um Jantar Dançante, com apresentação do R. F. Portuguesa Santista, no Paço Municipal de Cubatão, promovido pela Associação Luso-Brasileira de Cubatão.

 Em 14 de junho, às 16h, Poemas e Fados (Declamação de Poemas e interpretação de fados) apresenta obras do poeta Fernando Pessoa, no Museu de Arte Sacra de Santos (Rua Santa Joana D’Arc, 795 – Santos).

 A noite do dia 19 recebe o Grande Jantar Dançante em prol da Escola Portuguesa no Mendes Convention Center em Santos, com aquisição antecipada de ingressos. Já no dia 27 de junho, 15h, acontece a 20ª Festa de Santoinho no Salão Social do Centro Cultural Português com o R. F. Verde Gaio de Santos.

 Para terminar, dia 28 às 09h00 o festival: “Dia de Portugal na Praça” reúne apresentação de folclore, música, e culinária portuguesa, promovido anualmente pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos e Conselho das Comunidades Portuguesas (Largo Marquês de Monte Alegre – Centro – Santos). Saiba mais informações no (13) 3223-1068.

 Rio de Janeiro
Também na cidade carioca, o próximo dia 10 de Junho, vai ser marcado com as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Os eventos contam com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Luís Campos Ferreira.

 No jardim do Palácio São Clemente acontecerá uma agenda cultural e gastronômica no dia, com a principal atração do músico português Tiago Bettencourt, que estará presente especialmente para a ocasião. A programação completa do evento está publicada no site www.diadeportugal-rj.com.

in-http://www.mundolusiada.com.br
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários