Fãs de Roberto Carlos entrevistados pelo Portal Splish Splash – ROSEMEIRE BARBOSA

DO TEXTO:

A pensar nos milhares de fãs de Roberto Carlos, espalhados pelo Mundo, o Portal Splish Splash achou por bem auscultar a alma robertocarlistica que por eles perpassa, dando início a uma série de entrevistas que, cremos, poderá de algum modo contribuir para uma melhor compreensão do motivo que leva tantos a admirar a obra de um cantor/compositor Brasileiro que ao comemorar 55 anos de carreira, não só consegue manter a fidelidade dos seus fãs que o acompanham desde o início da sua trilha poética e musical, como ainda, atrair muitos jovens que não conseguiram ficar indiferentes à obra daquele que, como disse o poeta, se mais mundo houvera lá chegara.

A selecão da série de entrevistas não obedece a nenhum critério relativamente a este ou àquele fã, foram obtidas por quem as irá publicar, ou seja, Armindo Guimarães, Carmen Augusta e Derbson Frota, de acordo com os contatos que possuem. Também a publicação, que acontecerá às terças-feiras e sábados, é aleatória, ou seja, não tem qualquer ordem em relação aos fãs. Todos eles admiram o rei Roberto Carlos e por isso todos nos merecem a mesma estima e a mesma consideração, independentemente de, muito naturalmente, podermos conhecermos melhor este ou aquele fã.

A entrevista que se segue é com Rosemeire Barbosa, de Piracicaba/SP.

PORTAL SPLISH SPLASH - Como começou a gostar do NMQT Roberto Carlos?

ROSEMEIRE BARBOSA - Roberto Carlos esteve presente desde meus primeiros anos de vida, no início da Jovem Guarda. A aquisição da televisão naquela época para uma família interiorana era privégio de poucas. Recordo da vinda de tios e primos em minha casa para que juntos, assistíssemos aos programas semanais. Difícil esquecer toda a animação daqueles fãs adolescentes, apaixonados por seus ídolos: Roberto, Erasmo e Wanderléa. Cresci ouvindo a Jovem Guarda e principalmente as músicas de Roberto Carlos em sua fase religiosa, época de Jesus Cristo e A Montanha. Todos os dias eu era despertada com essas músicas logo cedo por minha mãe que ligava o toca-fitas e durante toda a manhã, fazia os afazeres domésticos ouvindo o Rei. Simplesmente aprendi a gostar com ela.

PSS - Você se considera um grande fã? Por quê?

RB - Na minha fase adolescente, época da fase musical romântica do Rei, as brincadeiras dançantes usavam as músicas lentas para dançar com o 'paquera'. Apesar das músicas estrangeiras serem o hit do momento e cantores como Michael Jackson, Bee Gees tornarem-se meus ídolos também, ainda assim, minha preferência era o romantismo das melodias do Rei, verdadeiras poesias em forma de canção. Não tem como não ser fã de Roberto Carlos porque ele está presente em vários momentos da minha vida. Fico emocionada ao falar. Minha mãe era uma fã que acompanhou a carreira dele ao longo de seus 86 anos. Em meu primeiro ano de trabalho do Projeto, minha mãe contribuiu com as pesquisas sobre a biografia do Rei. Foi através dela que soube que Roberto vinha para Piracicaba nos anos 70, em Artemis. Vi essa citação no Portal Clube do Rei e ao comentar, soube se tratar de um bairro na zona rural de minha cidade. Incrédula, comecei a puxar da memória da minha mãe, a vida de Roberto Carlos em Piracicaba. Desse interesse, consegui chegar até aos caseiros e ao dono do rancho, os quais contribuíram com o documentário ‘Roberto Carlos em Artemis - Piracicaba’, a homenagem que eu e meus alunos da turma de 2009 fizemos para o Rei em seus 50 anos de carreira e que enviei  para a Oca, foi o primeiro e único trabalho que minha mãe pôde assistir, pois veio a falecer três dias depois.

PSS - Se estivesse numa ilha deserta com o (a) amado(a), qual música do rei colocaria pra tocar?

RB - Que difícil! Tem tantas... Acho que a música ‘Os seus botões’, pois lembro de meu marido, na época namorado, cantando um trecho para mim.

PSS - Roberto Carlos faz parte de sua vida? Como?

RB - Sempre, seja ouvindo as músicas ou me relacionando com pessoas que nutrem por ele o mesmo sentimento que eu, de amor e admiração. O facebook é um aliado muito grande em unir os fãs. São mais de cem grupos de fãs espalhados no mundo e que através da internet podem se comunicar, trocar experiências e conhecer ainda mais o trabalho do Rei. Posso dizer que Roberto Carlos está presente na minha vida no trabalho em sala de aula através do projeto intitulado ‘Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz’ em que as crianças aprendem a desenvolver o espírito cooperativo e solidário e também no Facebook através do grupo ‘Adesivos de Unhas do Rei Roberto Carlos’, onde envio adesivos com a foto de Roberto Carlos para outras fãs que participam do grupo e querem homenageá-lo colocando as películas nas unhas. Já são mais de quinhentas cartas distribuídas em menos de um ano em que as próprias fãs se movimentam na doação de selos e envelopes para que juntos, tenhamos um pouquinho do nosso ídolo mais perto, mesmo que seja uma foto nas unhas. Ao receberem essas cartas, existe uma emoção tão grande, que faz com que eu me emocione em proporcionar essa felicidade.

PSS - Cite uma história engraçada e/ou emocionante que já viveu emeciona algo do rei? Se sim, cite exemplo(s): relacionado ao rei Roberto: sim, cite exemplo(s):

RB - Vou descrever um fato que para mim foi engraçado e emocionante ao mesmo tempo. Como de costume na minha rotina e na dos alunos, após o intervalo vou até o pátio buscar as crianças que aguardam em fila para vir para a sala de aula. Porém, nesse dia, nenhum aluno estava no lugar combinado e nem nas proximidades. Perguntei à orientadora que sorrindo me disse não saber. Fui até à sala de aula e ao abrir a porta, a sala parecia vazia. Mas de repente os alunos se ergueram de debaixo das carteiras e começaram a cantar a música ‘Como é grande o meu amor por você’. Foi um misto de susto e risos onde fui cercada pelos pequenos cantantes e ganhei muitos abraços e beijos. Depois da bagunça, difícil começar a explicar a aula de matemática, concorda?

PSS – Claro que concordamos. Num momento desses, só queríamos estar no lugar da professora toda babada! (risos).

PSS - Uma música que você sempre põe no “repeat”:

RB - Tem muitas, não sei se posso por todas. Tem umas cem músicas (risos). Pode ser duas então? Vamos lá: Todos estão surdos e Não vou ficar. Solto a bicharada e danço. (risos).

PSS - Muitas são as músicas do repertório do rei e muitas são aquelas que ele há muito não canta. Que música gostaria que ele voltasse a cantar?

RB – ‘Se você demora mais um pouco/Eu fico louco esperando por você’ (Ciúmes de você). Faz tempo que não o ouço cantar essa música.

PSS - Se Roberto Carlos fosse almoçar em sua casa, o que prepararias?

RB - Ai, meu Deus! Vou confessar que sou péssima na cozinha (risos). Seria melhor convidá-lo para ir à Rua do Porto, no rio Piracicaba. onde o peixe, de diferentes espécies, são preparados  por grandes chefes da cozinha piracicabana.

PSS - Qualquer dia o Portal Splish Splash vai reunir todos os seus colaboradores e amigos leitores e vamos petiscar todas essas iguarias de Piracicaba. Escusado será dizer que a Rosemeire é nossa convidada.

RB - (risos) Obrigada pelo convite. E por falar em convite, não se esqueçam de convidar também o NMQT.

PSS - Claro que sim! Vamos precisar de alguém para pagar a despesa. Por isso...

RB - (risos)

PSS - Se fosse escolher para ouvir 10 músicas do rei, em ordem de preferência, quais seriam?

RB - Todos estão surdos, Não vou ficar,  Detalhes, A Montanha, Eu te amo, Como é grande o meu amor por você, O Portão, Nossa Senhora, O Terço, Rotina.

PSS - Se tivesse a oportunidade de falar ao vivo com o rei, o que diria?

RB - Que quem compõe músicas como ele, é com certeza um enviado de Deus. É um ‘Mensageiro da Paz’! A história da música brasileira teria uma imensa lacuna se ele tivesse escolhido outra profissão, uma vez que é impossível pensar em música sem pensar em Roberto Carlos e seu carisma.

PSS - As músicas do rei não seriam a mesma coisa sem as respectivas letras. Independentemente da música, diga os títulos de três letras que mais o impressionam e porquê.

RB - Todos estão surdos ‘Desde o começo do mundo o homem sonha com a Paz/ Ela está dentro dele mesmo/ Ele tem a Paz e não sabe/ É só fechar os olhos e olhar pra dentro de si mesmo’. Já ouvi centenas de vezes e sempre me emociono.
A Montanha – ‘Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar/ E que as crianças não deixem de sorrir/E que os homens jamais se esqueçam de agradecer’. Uma oração diária cantar essa música. É uma das preferidas dos alunos.
Nossa Senhora – ‘Nossa Senhora me dê a mão/cuida do meu coração/ Da minha vida, do meu destino/ do meu caminho/cuida de mim’. Venho de uma família católica onde a fé por Nossa Senhora Aparecida é passada por várias gerações. Para mim essa música está presente em minhas reflexões.

PSS – O rei possui em torno dele uma vasta equipe, desde os elementos que compôem a orquestra (RC9), aos elementos da administração, assessoria de imprensa e apoio logístico. Com certeza você simpatiza por alguns desses elementos por os conhecer ou já ouvir falar. Cite quais e por quê.

RB - Ouço falar muito na secretária do Rei, a Carminha. No facebook as meninas comentarem sobre Cassol Júnior. Mas confesso estar desatualizada.

PSS - O que mais gosta na personalidade do rei?

RB - A sinceridade e a transparência.

PSS - O que gostaria que o rei mudasse nos seus usos e costumes?

RB - Eu pediria para voltar a usar outros tons de roupa. Verde e tons avermelhados cairia muito bem para o tom de pele dele, além do mais é energizante.

PSS - Como professora, você criou há mais de 5 anos, na escola onde exerce, um projeto inovador que através de dinâmicas de socialização visa incutir nas crianças do Ensino Fundamental, o respeito e a amizade como meta para o desenvolvimento do espírito cooperativo e solidário. O projeto, designado ‘Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz’, tem desde o início rubrica própria aqui no Portal Splish Splash e, para além disso, a professora criou no facebook uma página dedicada ao Projeto. Sendo certo que um projeto desta envergadura exige muita imaginação e entrega por parte de quem o dirige, a pergunta que se faz é se os resultados obtidos têm superado os contratempos e desânimos que sempre existem neste gênero de iniciativas.

RB - Como professora é motivo de orgulho pessoal ter idealizado há seis anos esse projeto, apesar das grandes dificuldades com que ele é desenvolvido. Logicamente que se ele atingiu tal proporção, deve-se ao apoio de parceiros que possibilitaram tal crescimento. Os recursos sempre foram pequenos, mas não faltaram aliados que acreditaram no trabalho. Um desses aliados o qual chamamos carinhosamente de padrinho, é o administrador do Portal Splish Splash, Armindo Guimarães, o qual abriu um espaço importantíssimo que ajudou na divulgação do projeto ao mundo virtual, auxiliando a formação da competência leitora e informatização dos alunos. Dentro da escola, os pais e equipe gestora escolar, contribuem com materiais didáticos e incentivam os alunos a socializarem as informações com outros alunos. A temática Cultura da Paz e Não Violência, é apresentada com exposições dos trabalhos, canto e dança com as músicas do cantor Roberto Carlos nas festividades da escola e no bairro. O resultado positivo no desenvolvimento do projeto é o comportamento dos alunos dentro e fora da escola; eles se tornaram mais amigos e solidários. O fator que causa desânimo é a falta de preocupação dos professores nas séries seguintes em dar a formação humana aos alunos, com isso parte do trabalho se perde pela falta de continuidade, uma vez que o contexto em que estão inseridos é desfavorável e existe grande índice de marginalidade. Infelizmente os professores atualmente dão maior ênfase aos conteúdos científicos programados na grade curricular. A escola apesar do Projeto Político Pedagógico traçado a partir da realidade da clientela, não tem suporte para intervir nessa realidade. As escolas precisam de reformas educacionais urgentes que atinjam principalmente as camadas mais pobres, onde a desestrutura social e familiar é em maior número. É necessário uma real capacitação não somente dos profissionais que atuam dentro da escola, mas a nível governamental, de terem um olhar diferenciado na construção do currículo escolar para as comunidades carentes. Assim, o próprio aluno pode intervir na realidade dele. Atualmente os próprios profissionais se esquivam e trabalham superficialmente sem a devida preocupação em que tipo de cidadão estão formando, uma vez que o conhecimento científico tanto pode ser usado para encontrar a cura de uma doença como para a construção de uma arma de destruição do planeta.

PSS - Se tivesse que escolher uma frase robertocarlistica do repertório do rei que mais se identificasse com você, que frase escolhia?

RB – ‘Diferente da paixão, o amor é um sentimento, está acima da razão, e do passar do tempo’. (O amor é mais).

PSS - Responda à pergunta que não fizemos e que gostaria que lhe tivéssemos feito.

RB - O que impulsiona as pessoas a continuarem em décadas, sendo fãs de Roberto Carlos? Eu responderia que é pela importância que ele representa para a cultura brasileira, pelo alto nível de suas composições e pelo carisma do artista e do cidadão Roberto Carlos.


Entrevista conduzida por:
Armindo Guimarães
Facebook
https://www.facebook.com/armindo.guimaraes

POSTS RELACIONADOS:
9 Comentários

Comentários

  1. Querida amiga Rosemeire!

    Que grandiosidade de entrevista, guiada sabiamente pelo nosso menino Armindo, onde tiveste a oportunidade de, além de nos alegrar expressando todo o teu amor e carinho pelo NMQT, nos emocionar ao divulgar o teu brilhante Projeto:
    Roberto Carlos - O mensageiro da Paz.
    A emoção que demonstras ao falar me tocou muito.
    Parabéns querida Mestra Rosemeire, que Deus te dê forças para seguir em frente levando avante teu trabalho, fazendo assim a felicidade das crianças envolvidas.

    Parabéns querido Armindo, por apoiar e divulgar esse maravilhoso Projeto e por nos fazer conhecer um pouco mais os nossos Amigos Robertodependentes .

    Beijinhos
    Alba Maria

    ResponderEliminar
  2. Malvina Carriço RC16 de maio de 2015 às 14:46

    Querida Amiga Rosemeire!!
    Q honra!!!!
    VER A SUA ENTREVISTA TÃO COMOVENTE!! lavou a minha alma, por ser explicitamente verdadeira,além da emoção da grande biblioteca do SABER ATRAVÉS PELA MAGNÍFICA OBRA DO REI NMQT,(REI ROBERTO CARLOS)Os seus ensinamentos primórdios, levam muito mais além da nossa imaginação,FELIZARDOS SÃO OS SEUS PUPILOS, PELA BRILHANTE PROFESSORA QUE VOCÊ É.Na minha família tenho vários professores, incluindo a minha filha, VIVENCIO COM LOUVOR O SEU LINDO TRABALHO, E PARABENIZO COMPLETAMENTE EMOCIONADA, pelas experiências vividas e passadas uma a uma pros seus queridos alunos e hoje publicada ao vivo e a cores pro mundo o "SEU VALOR",,,Deixo duplicado meu abraço ao nosso amigo Armindo Guimarães/E SEUS ADMINISTRADORES DESTE PORTAL TÃO CONCEITUADO E TRANSPARENTE,por nos concederem esta oportunidade que tão feliz...
    DE CORAÇÃO !!!
    Beijos Robertocalísticos Azuis

    ResponderEliminar
  3. Minha Dileta Professora!!!

    Muito me emociona ao ler esta brilhante entrevista, não só no tocante ao que é colocado nas respostas, mas sobretudo ao perceber espitirualmente falando a grandiosidade da interrelação que tem com o nosso querido Rei Roberto Carlos.

    Tudo ao seu turno: “Todos os dias eu era despertada com essas músicas logo cedo por minha mãe que ligava o toca-fitas e durante toda a manhã, fazia os afazeres domésticos ouvindo o Rei. Simplesmente aprendi a gostar com ela.”

    Aqui se explica toda uma relação de Amor; Carinho e uma grandiosa Dedicação que tens com o nosso querido cantor.

    Ao ouvir todos os dias as músicas do Rei, ao serem colocadas no toca-fitas, as benesses das melodias interligadas com as letras saídas do imo do ser de um Ser extremamente Divino, como é o caso dele, já a fez discípula por excelência. E que discípula!?

    Eu te desejo do fundo do meu coração que esteja sempre com saúde e disposição pra continuar por toda uma eternidade, levando aos quatro cantos desta Piracicaba e por que não dizer aos quatro do mundo e arredores, a grande mensagem do Rei – O Mensageiro da Paz!

    E o mais lindo de tudo, pela voz de uma criança!!!!

    Deus te ilumine Professora e Amiga Rosemeire!!!!

    Abraços, Geraldo Bottary

    ResponderEliminar
  4. Este gajo justifica bem os honorários que recebe pelas suas funções de Filósofo-Robertocarlista no Portal Splish Splash.
    Grande Bottary!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Querida esposa
    Como fico feliz em ver que tem pessoas sensíveis como eu que reconhece o seu valor como pessoa e como profissional. Eu acompanho de perto suas alegrias, tristezas, entusiasmos e decepções. Nem tudo são flores no seu caminho mas você tem uma força interior que te impulsiona e faz você não perder a esperança.Tudo que você faz é carregado de amor, por isso se torna tão especial. Te amo, minha esposa, minha querida. Deus está sempre contigo. Obrigado Armindo por todo esse carinho e atenção. Minha esposa merece porque é uma lutadora. Abraço a todos. Marcelo Amauri Barbosa.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos
    Fiquei muito contente em ler a entrevista da minha mãe e ver que tem pessoas que incentivam e ajudam ela nesse trabalho tão difícil. Ser professora é muito difícil no Brasil. Ela falou tudo com o coração. Admiro muito você mãe. Continue com essa força e garra pra continuar fazendo esse trabalho lindo que você faz. Lindo e necessário. Beijos !!! Marcela Barbosa San Juan Mena.

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde. Muito lindo seu trabalho com as crianças. Você é uma pessoa especial que dá muita força para nós. Você é um exemplo de mãe, esposa, professora e de sogra, porque é minha segunda mãe. Parabéns Rosemeire e que Deus esteja sempre abençoando o seu trabalho. Ramiro San Juan Mena.

    ResponderEliminar
  8. Muito lindo esse trabalho de colocar o nosso Rei nas unhas, para mim Rosemeire é uma fã incrível, minha amiga de fé irmã camarada. Seu trabalho dou nota 1000. Rose que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderEliminar
  9. Adorei as perguntas e as respostas também. Parabéns ao Splis-Splash e à Rosimeire!

    ResponderEliminar