João Gilberto e Tom Jobim levaram a Bossa Nova do Rio para o mundo

DO TEXTO:
Até o nome surgiu por acaso. “O Bôscoli, que era parceiro do Carlinhos e depois foi parceiro meu, nós fomos um dia, Sylvinha Teles que já era uma cantora profissional. Aí ela falou assim, “você não quer dar uma canja num show meu?”. Quando chegamos lá: "hoje Sylvia Teles e um grupo bossa nova". E eu muito bobão falei assim "vem cá quem é esse grupo? Será que ele vai ficar chateado com a gente?”. Ele falou: "desculpe, não sabia do nome de vocês, botei isso". O Ronaldo: “o nome é nosso, hein”!”, conta Roberto Menescal, músico.

Era mesmo uma nova forma de fazer música, que nasceu  em encontros nas casas de artistas cariocas, entre eles o apartamento de Nara Leão, em Copacabana.

“A maneira de falar de amor era outra coisa. Coisa suave, delicada, amorosa, nunca aquela coisa você me deixou, me traiu, estou aqui nesse edredon azul”, revela o músico Carlos Lyra.

“Acho também que tinha um clima de músicas muito deprê. Quando a bossa nova surgiu, ela surgiu leve, sabe: é sol, é sal, é sua, abraços e beijinhos”, brinca a cantora Wanda Sá.

Dizem os estudiosos que esse foi o primeiro movimento musical que surgiu no Rio de Janeiro, longe da região central, e sim na zona sul, principalmente nos bairros de Ipanema e Copacabana. Em Copa, o Beco das Garrafas foi o lugar mais emblemático. Era um dos bares favoritos onde muitos grandes artistas da bossa nova tocaram.

Foi antes de um show, num dos capítulos mais importantes da história da  bossa nova, que eles perceberam o fenômeno. “A gente só se deu conta que estava acontecendo alguma coisa de estranho, de diferente, quando a gente desceu do aeroporto em Nova York. ‘Eu acho que nós estamos agradando’”, conta Lyra.
Era o início do sucesso internacional, a bossa nova estava ganhando  o mundo.

“Garota de Ipanema", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim tinha, além da bela moça, uma paisagem como inspiração. Com essa música, a bossa foi além. O disco ganhou o Grammy de melhor do ano em 1965. Mais tarde, um dueto de Frank Sinatra e Tom Jobim entrou para a história. 

“O ‘Garota’ foi essa coisa, você não escolhe, você não sabe o que vai ser. Para a gente, gozado, Garota nem apareceu muito no começo. Sucesso mesmo veio de fora. O que pegou antes foi 'Chega de Saudade', revela Menescal.

Depois de Elizeth Cardoso, "Chega de Saudade", também de Tom e Vinícius foi gravada por João Gilberto e é considerada o marco da bossa nova.

O tempo passa, mas depois desses caras, a nossa forma de fazer música nunca mais foi a mesma.


Nota da Redação: Relembre Roberto Carlos e Tom Jobim em 1986:



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