Roberto Carlos Especial': o carisma de sempre e a emoção renovada

DO TEXTO:

Renato Kramer 
"Que prazer rever vocês nesta noite tão especial pra mim!", foram as primeiras palavras do "rei" no "Roberto Carlos Especial" (Globo) levado ao ar na última terça-feira (23).
"Obrigado por esse amor, por esse calor, por todas essas coisas lindas que eu tenho recebido de vocês desde que...", e Roberto faz uma pausa. "Desde que eu nasci, cara! E olha que isso faz tempo, eu sei", completa o rei antes de dar início à clássica "Emoções".
Em seu indefectível terno branco, com uma camisa esporte branca com estamparia azul, em total harmonia com o azul e branco da cenografia e da brilhante iluminação, Roberto Carlos mantém o seu jeito reservado, quase tímido, mas sempre simpático e intensamente carismático. Não é à toa que é o rei.
Antes de receber o seu primeiro convidado, Roberto canta uma canção que fez há muito tempo para um amor bem mais jovem: "Menina". "Aliás, ele deveria cantar essa canção para ela!", sugere Roberto referindo-se ao casal Comendador José Alfredo e Ísis da novela "Império".
E é o Comendador em pessoa, o ator Alexandre Nero, quem entra no palco para acompanhar Roberto na canção "Mulher de 40". "Uau, não sei o que dizer... É melhor não falar, para não falar bobagem!", declara Nero em seu belo terno azul claro, visivelmente emocionado ao ser recebido pelo rei. "Fiquei preocupado que você viesse de preto, sabe, bicho? Mas veio de azul, olha só, quanta consideração!", comenta Roberto com humor. "Tirei o preto por você, Roberto, por você!", diz o ator que na novela só usa roupa preta.
Em seguida entra em cena a atriz que escreveu uma carta à mão pedindo para cantar a sua música "Sua Estupidez" na novela "Rebu": Sophie Charlotte. Belíssima, em um longo branco vaporoso, a jovem atriz cantou a música novamente com sua voz doce e suave – desta vez comovida por estar dividindo a canção com o próprio rei. Belo número.
"Breakfast" (Café da Manhã) vem na sequência. No telão aparece um ídolo que muito inspirou Roberto: Elvis Presley – "O verdadeiro rei do rock and roll, e uma grande influência da minha carreira", confidencia. E é falando do topete de Elvis que Roberto faz a ligação com o seu próximo convidado: o jovem sertanejo topetudo Luan Santana, que entra num belo terno marinho confessando: "Eu quero que você saiba que está realizando o grande sonho da minha carreira!". "Vamos brincar de Elvis?", convida Roberto e ambos cantam "Lobo Mau".
"Ela sem dúvida alguma é a maior cantora do Brasil!", é como Roberto anuncia a "marrom" Alcione, que vem num elegante longo azul noite: "Fala aí, meu rei!". "The Way You Look Tonight" é a canção que ambos dividem. "Tem que ter coragem pra cantar junto com ela, bicho!", declara o anfitrião. "Esse menino canta bem, canta bonito", retruca Alcione. Na sequência cantam a envolvente "Desahogo" (Desabafo).
"Eso Tipo Soy Yo/ Esse Cara Sou Eu" é a canção que Roberto canta logo depois. "Todo o mundo diz que esse cara não existe, que esse cara é difícil de achar – que nada! Esse cara, na verdade, é todo o cara que ama verdadeiramente! Eu tô tentando!", declara o rei ao terminar a canção. E chega a vez de homenagear o ídolo argentino Carlos Gardel: "El Día Que Me Quieras". "Com certeza um atrevimento cantar alguma coisa que Gardel tenha cantado", confessa Roberto.
No telão aparece um Roberto Carlos muito jovem cantando "Coimbra" ao vivo em Portugal. "Tava começando, né, bicho? Tava aprendendo a cantar naquela época", comenta Roberto rindo. "Foi logo depois da Jovem Guarda!". É quando acontece talvez o momento mais emocionante do "especial".
Roberto relembra que em 1968 venceu o "18º Festival de San Remo" (Itália) com a bela "Canzone Per Te", de Bardotti e Endrigo. "Fiquei tão nervoso, bicho, que não sei como cantei! Tremia...mas eu tinha que fazer direito. A música não era a favorita, mas a gente ganhou o festival", conta Roberto. No telão, o jovem Roberto começa a cantar os primeiros versos ao vivo em San Remo – no palco do especial, o rei continua a canção com a mesma emoção.
Roberto ainda recebe a jornalista Glória Maria, que declara emocionada: "Roberto, esse momento que a gente dançou juntos em Jerusalém foi um dos momentos mais emocionantes de toda a minha vida!". "Foi muito bom, eu gostei muito", diz o rei e a tira para dançar novamente. "Morri!", diz a jornalista ao deixar do palco. Roberto canta então "Jerusalém Toda de Ouro", acompanhado pelo Coral Vozes da Globo.
Para encerrar como de costume, às vésperas do Natal, o rei canta o seu mega sucesso "Jesus Cristo", desta vez acompanhado pelo belo Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira. "Obrigado, por esse carinho, por esse amor que mais uma vez eu recebo de vocês. Eu amo vocês!", declara o rei ao despedir-se. "Um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso para todos: muita saúde, muita paz, muito amor! Que o Deus de bondade proteja e abençoe a todos. Assim seja!".
Os mais jovens talvez não tenham a exata dimensão da importância de Roberto Carlos no inconsciente coletivo brasileiro. Mas para quem, como eu, teve a sua presença constante e marcante através do seu vasto e belo repertório na infância, adolescência, juventude e idade adulta – sem dúvida é sempre uma emoção renovada assistir um especial seu. Que o Deus de bondade proteja e abençoe você, Roberto!
Roberto Carlos: Especial 2014 ( Completo )


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários