Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz - Retrospectiva 2009 a 2013

DO TEXTO:


 
Por: Profª Rosemeire Barbosa
Facebook
https://www.facebook.com/rosemeire.barbosa.9

Podemos dizer que o ano de 2013 transcorreu de maneira surpreendente. Não posso negar que, como a maioria das pessoas supersticiosas, iniciei o ano bem temerosa, achando que o 13 não era um bom número. Não pensem que sofri influências de tanto estudar a vida do nosso cantor inspirador Roberto Carlos. Como qualquer pessoa tenho manias e as carrego já há tempos. Fazendo uma pequena retrospectiva desse ano, percebi que ao contrário de azar, tivemos muita sorte.

ABRIL

Em abril, conseguimos a doação do bolo personalizado com a foto de Roberto Carlos, proporcionando um momento grande de felicidade para os alunos. Em nenhuma outra turma, um aluno tinha feito tal pedido. Graças a Roselena e Vanda Castro, conseguimos realizar esse sonho. Um bolo do gosto de RC, branco com recheio de doce de leite.

MAIO

No mês de maio, mais um desafio: envolver todas as crianças do período da tarde em uma dinâmica que tinha como desafio, promover por quinze minutos uma atividade física e cultural ao som das músicas de Roberto Carlos, auxiliando na reflexão sobre a paz, respeito, tolerância, principalmente por ter ocorrido um episódio no início do mês causando medo e transtornos a todos da comunidade escolar. Percebemos com isso, como a violência pode acontecer de forma inusitada em nosso dia a dia.

AGOSTO

Em agosto, a carioca Malvina Carriço entregou o dvd de cinco anos de projeto em mãos para Roberto Carlos, em show no Rio de Janeiro e posteriormente, um banner com a arte fotográfica de Armindo Guimarães, mostrando em fotos um pouco do trabalho desenvolvido de 2009 a 2013. Realmente foi bem sofrida essa entrega feita pela nossa Mensageira da Paz, que sofreu empurrões e xingamentos das pessoas acaloradas pelas emoções de conseguirem chegar perto de nosso inspirador. Mas tirando proveito do lado bom das coisas, mais uma vez conseguimos levar um pedacinho do projeto para o Rei.

SETEMBRO

Em setembro, iniciou-se mais um desafio, ajudar alunos da primeira turma do projeto, turma de 2009, hoje no 5º Ano, às novas reorientações sobre comportamentos e valores atitudinais. Durante cerca de três meses, elaboramos estratégias e intervenções, reorientando com dinâmicas, vídeos e rodas de conversa, salientando a importância de promover a Paz Interior e Social, tornando a sala de aula harmoniosa promovendo a utilização do diálogo como forma de resolver os atritos. Nessa fase da vida, percebi que estão mais intolerantes e querendo resolver os problemas de forma agressiva. Ainda no mês de setembro, conseguimos mais uma vez realizar o evento de conscientização da Paz, com o Abraço pela Paz, no Dia Municipal da Cultura da Paz. Nesse dia, pudemos observar a importância desse evento como forma de interação e socialização entre os familiares e a comunidade presente.

NOVEMBRO

Em novembro fomos surpreendidos com a homenagem da Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido com o projeto, culminando com a entrega da mesma em dezembro, dia em que levávamos a efeito o evento "Uma viagem aos anos 60, na época da Jovem Guarda", cujo objetivo era integrar e socializar, velhos e novos integrantes do projeto, seus familiares e comunidade em geral, também fãs de Roberto Carlos.

Diante de tantas emoções, termino esse ano com a alegria e a satisfação de ter atingido os objetivos traçados no início do ano, compartilhando com os amigos do Portal Splish Splash esse vídeo de fechamento de trabalho com flashes das ações pacificadoras desenvolvidas na E. M. Profª Olívia Caprânico e com a comunidade do bairro Mário Dedini, em Piracicaba, São Paulo.

Que venha 2014, trazendo a esperança de dias ainda melhores, e que a cada dia, o nosso Batalhão de Paz cresça e se fortaleça. Até ao próximo ano, com o 6º ano consecutivo do Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz. Obrigada a todos que diretamente ou indiretamente nos incentivam a continuar com esse trabalho didático e social.

RETROSPECTIVA EM VÍDEOS

Projeto Roberto Carlos – Retrospectiva 2009-2010

Projeto Roberto Carlos – Retrospectiva 2011-2012

Projeto Roberto Carlos – Retrospectiva 2013

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olá amigos do Portal Splishsplash..e nosso querido Armindo Guimarães
    Estamos pela primeira vez no Núcleo de Informática acessando o Portal com a turma de 2014. Eles estão entusiasmados,eheheh. Programação especial em comemoração ao aniversário de Roberto Carlos.Beijosssssssss da malta que te ama padrinho.

    ResponderEliminar
  2. Ola! Professora Rosemeire,

    Quero aproveitar o ensejo de vir novamente à este que é o melhor portal do mundo e arredores, rsrsr, trazendo do fundo do meu coração as Boas Vindas aos ilustres estudantes e pesquisadores do nosso que é o melhor cantor do mundo e arredores, eheheh!!!Roberto Carlos!

    Valho-me desta oportunidade de me integrar ao assunto e dizer aos queridos estudantes que desejo-lhes boas e proveitosas aulas, até porquê, serão superagradáveis aulas, pois hão de convir todos comigo, que esta é também, a melhor professora do mundo e arredores, ehehehe!!!!

    AbraçosRobertocarlísticosatodos!!

    ResponderEliminar