Casa de Cultura Roberto Carlos é arrombada

DO TEXTO:


Esta é a terceira vez que a casa é arrombada em menos de um ano, em agosto do ano passado foram levados um aparelho de som e um disco de vinil

A Casa de Cultura Roberto Carlos, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, foi arrombada durante a madrugada desta sexta-feira (17). Esta é a terceira vez, em menos de um ano.

A janela foi arrombada e a porta dos fundoa que dá acesso ao interior também foi forçada com barras de metal, Mesmo com cadeados não foi possível evitar o crime. O acervo histórico, instrumentos e e as cópias dos documentos do cantor cachoeirense, não foram levados. Apenas um livro de ata foi furtado.

A suspeita incial é de que os vandalos tenham entrado pelo portão principal, que não fica trancado, o local ainda não possui câmeras de vigilância. Durante a madrugada e noite, a única segurança é um vigia. Mas ninguem sabe se ele trabalhou.

Este foi o terceiro arrombamento em um ano na casa do Rei. No último, em agosto, os bandidos entraram pela porta da cozinha e levaram um aparelho de som e um disco de vinil. Na época a Secretaria de Cultura do município disse que iria colocar sistema de alarme no local. Mas até hoje nada foi feito.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Cultura informa que os procedimentos para melhoria na segurança na Casa de Cultura Roberto Carlos já tiveram início, inclusive com a licitação para sistema de videomonitoramento. A previsão é de que a instalação das melhorias ocorra até o fim deste semestre.

E garantiu ainda que o local tem vigia, que assinou o ponto noturno normalmente. A secretaria está investigando o que ocorreu na hora e onde o servidor estava. O horário de visitas continua o mesmo: das 7h às 13h.

A casa de Roberto Carlos

A Casa da Cultura Roberto Carlos fica na Rua João de Deus Madureira, no bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim. Ela abriga retratos e objetos que recordam a infância do rei. A casa é tombada como Patrimônio Histório e Cultural da cidade, e mantém traços da arquitetura original. O cantor viveu até os 13 anos de idade. Somente neste mês, cerca de 80 pessoas visitam diariamente o imóvel.

Em uma das paredes da residência é possível encontrar a certidão de nascimento do cantor, que morou no local com pais e irmãos até os treze anos de idade. Em 2012, também foi inaugurado o Corredor Cultural Roberto Carlos, que dá acesso ao museu.

Quem visita a casa encontra retratos, o piano em que Roberto fazia aulas na infância e o transmissor da Rádio Cachoeiro prefixo ZYL-9, primeira rádio em que o rei cantou, aos nove anos, em um programa infantil.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim chegou a investir mais de R$ 800 mil em obras de revitalização no entorno da casa.

Fonte: Com informações da TV Gazeta Sul

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários