Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz – Por que Roberto Carlos?

DO TEXTO:


 

Por: Rosemeire Barbosa
Facebook
https://www.facebook.com/rosemeire.barbosa.9?ref=ts&fref=ts

Os bairros Mário Dedini, Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda são os bairros cuja clientela de alunos fazem parte da rotina da Escola Municipal Profª Olívia Capranico, em Piracicaba-SP que atende crianças desde o berçário até  o 5º Ano do Ensino Fundamental. Esses bairros especificamente, se formaram em sistema de mutirão, com doações de casas para pessoas em áreas de risco. Apesar dessa preocupação da prefeitura no que se refere à moradia, muitas dessas casas foram invadidas ocasionando um outro problema, a violência.

É comum os moradores e respectivamente as crianças, presenciarem confrontos com a polícia, vendas de drogas, assassinatos, etc.  Existe uma grande concentração de ocorrências policiais, com isso, a discriminação toma uma forma mais ampla, mesmo sendo a maioria  dessas  pessoas, trabalhadoras e que lutam por uma vida melhor, mas acabam sendo marginalizadas devido ao local em que moram.

Como profissional da educação cuja função é  orientar as crianças  em sua  formação cognitiva, social e integral e entendendo que a infância é  uma época  estratégica  em que o aprendizado básico será indispensável para os demais aprendizados que se seguirão no decorrer da vida, seja de ordem científica ou nos valores sociais, idealizei o Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz.

Há cinco anos desenvolvendo esse trabalho interdisciplinar com a proposta curricular da escola, estamos colhendo insondáveis resultados no desenvolvimento, cognitivo, nos valores culturais, no desenvolvimento de concentração, de emancipação na aprendizagem e de sensibilização dos alunos para o trabalho pela paz, com isso, estamos auxiliando  na construção de um cidadão com nova consciência e preocupado com o Próximo, com a Natureza, com a Vida e com a Paz e não Violência.

Por que Roberto Carlos?

O projeto que começou com uma simples homenagem aos cinquenta anos de carreira do cantor/compositor Roberto Carlos, aconteceu em meu primeiro ano de trabalho na escola municipal, acabando por tomar um rumo diferente devido às necessidades observadas no cotidiano, dentro e fora da escola. Percebi a necessidade em agregar um currículo extra que contemplasse o conceito sobre o respeito, a harmonia e socialização, uma vez que as agressões verbais e físicas faziam parte do comportamento dos alunos. Orientar, reorientar e promover reflexões de comportamentos e atitudes através das mensagens das músicas de Roberto Carlos, auxiliaram  de forma muito significativa no desenvolvimento do senso interativo e cooperativo dos alunos, além de desenvolver o senso da justiça e da  tolerância.

A parceria do Administrador do Portal Splish Splash, Armindo Guimarães nesses cinco anos, foi de suma importância pela confiança e pelo compartilhamento e acesso às matérias publicadas entre  todos os integrantes  tornando-se um cartão de visitas do projeto acessado mundialmente.  A página criada  pelo Portal, tornou-se um documento histórico de todas as ações pela Paz que foram trabalhadas no projeto por todas as turmas desde 2009, totalizando mais de cento e trinta crianças ligadas diretamente e outras que participam nas ações promovidas, totalizando mais de duzentas crianças.

Esse trabalho desenvolvido não tem fins lucrativos, a camiseta com as fotos das crianças são compradas com dificuldades pelos pais, não temos patrocínio ou qualquer tipo de arranjo financeiro e nem doações, salvo  pessoas que se comovem ou apadrinham alguma criança ofertando a camiseta;  ou até mesmo nos eventos que o projeto realizou, os artistas piracicabanos  que cantaram para as crianças, não cobraram o cachê.  Despesas extras, como o banner, DVDs que as crianças ganham anualmente sobre o trabalho que realizaram durante o ano, despesas de envios do correio, compras de materiais, são todas pagas com meus recursos.

Acredito que quando desenvolvemos um trabalho ou ação para um bem comum, todas as forças do Universo conspiram a nosso favor, nos dando forças para continuar, sempre acreditando na Educação e no ensino público de qualidade e sendo uma agente transformadora. Nesses cinco anos foram feitos dois contatos com a nossa fonte inspiradora do projeto, o cantor Roberto Carlos: o primeiro em 2009, na entrega por sedex via correio de um vídeo e cartinhas dos alunos falando da admiração que sentiam, para a exposição que houve na Oca em comemoração dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, porém nunca obtive o retorno se realmente chegou ao destino programado. O segundo contato foi já em 2013, muito recentemente, quando uma advogada carioca se sensibilizou com o nosso trabalho e se disponibilizou em nos ajudar para que alguma mensagem nossa chegasse em mãos a Roberto Carlos durante os shows no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, onde  ela estaria presente. Tivemos a ideia de um banner, muito bem elaborado por Armindo Guimarães na arte, registrando as cartinhas e as notícias do projeto em jornais e os objetivos almejados com o projeto e também um DVD com imagens de alguns trabalhos desenvolvido nesses cinco anos.

 No show do Forte Copacana, Malvina Carriço (a segunda na foto), com amigas fãs

Graças à perseverança da mais nova Mensageira da Paz da turma, a advogada carioca fã do Rei, Malvina Carriço, o banner foi lido por Roberto Carlos durante o show do dia 9 de agosto e enviado posteriormente para a sua residência por sedex. O DVD com as imagens dos trabalhos desenvolvidos durante os cinco anos de projeto foi entregue em mãos ao próprio Roberto durante o show  do dia 10 de agosto.

Esperamos com ansiedade que ele tenha curiosidade em assistir  e conhecer o projeto que leva seu nome e é desenvolvido em uma escola pública, de um bairro carente em Piracicaba.

Compartilho as imagens  do DVD que Roberto Carlos recebeu do Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz com os amigos aqui no Portal Splish Splash, agradecendo a todos que estiveram envolvidos e torcendo por nossa causa.

Projeto Roberto Carlos: O Mensageiro da Paz - 5 Anos

POSTS RELACIONADOS:
16 Comentários

Comentários

  1. Queridos Amigos:

    Armindo Guimarães, Rosemeire Barbosa e Carmen Augusta.
    Na foto acima do Banner agradeço as amigas: Rose Yasmin e Marilza Pereira, já no Palco na hora das rosas meu agradecimento especial para Adriana Soares q junto comigo suportou empurrões, xingamentos etc daqueles q sinceramente n os considero fãs do RC e sim vândalos, justo na música Jesus Cristo, eles nos sacrificaram, mais amém!!!Tenho maior convicção de q o Rei tomou conhecimento e irá nos apoiar, visto ser o ELO PRINCIPAL DA NOSSA BATALHA Q JÁ CONSIDERO VITORIOSA, por morrer um soldado n acaba a guerra.
    PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS E OBRIGADA A VC Rei Roberto Carlos.
    Abraçar o Projeto ROBERTO CARLOS MENSAGEIRO DA PAZ, pra mim foi uma honra, desde então coloco à disposição de VCS meu carinho e amor às criancinhas tão lindamente educadas p VC amiga Professora Rosemeire, além desse aprendizado vir acompanhado da OBRA DO Rei Roberto Carlos através de suas músicas. Não calculam a satisfação e alegria em receber o título de Mensageira da Paz.
    AMODOROOOOOOO RC E VCS
    Malvina

    ResponderEliminar
  2. Meus Queridos Amigos!

    É maravilhoso ver tantas pessoas envolvidas nesse nobre trabalho!

    Amiga Rosemeire, ao idealizares e colocares em prática esse belo Projeto Roberto Carlos o Mensageiro da Paz, demonstraste a pessoa maravilhosa que és, a Mestra dedicada e amorosa, que juntamente com essas lindas crianças estão fazendo a diferença em nossa sociedade tão carente de PAZ.
    Tenhas a certeza que jamais serás esquecida pelos teus alunos, pois plantando neles a sementinha da PAZ que servirá para guiá-los e fazê-los viver num mundo bem melhor, estarás sempre presente em seus corações.
    Parabéns, querida Mestra e Amiga Rosemeire!

    Parabéns, queridas crianças é lindo e emocionante ver a participação, tão ativa e alegre de vocês em todas as atividades propostas.
    É fantástico ver que vocês, com a iniciativa da Mestra Rosemeire, motivados pelo Nosso Rei Roberto Carlos e por suas canções, se tornaram MENSAGEIROS DA PAZ!
    Um beijinho carinhoso em cada um de vocês.

    Parabéns Armindo Guimarães, esse Portuga de coração de ouro, que mesmo estando do outro lado do oceano, apoia e divulga esse Projeto, que assim com o NMQT, vai espalhando AMOR e PAZ por toda a parte, fazendo do nosso mundo um lugar bem melhor de se viver.
    TU ÉS O CARA!

    Parabéns a todos os envolvidos nesse magnífico Projeto ROBERTO CARLOS MENSAGEIRO DA PAZ!

    Beijinhos Robertocarlísticos,
    Da amiga e grande admiradora,
    Alba Maria

    ResponderEliminar
  3. Oi Armindo estamos no núcleo de iformatica vendo o vídeo que a minha professora feis para o roberto carlos.

    ResponderEliminar
  4. obridado mavina o roberto carlos vai ver o nosso trabalho eu amo o roberto e a Rosemeire Ederson

    ResponderEliminar
  5. esse projeto mecheu muuuito comigo e eu queria dizer que esse projeto ajuda as pessoas a pensar um pouquinho na vida se não o que elas vão fazer no resto da vida. bruno

    ResponderEliminar
  6. eu gosto do roberto carlos e adoro as música.minha professora esta ensinando, a paz como respeito,amizade,amor.então eu estou aprendendo sobre,a paz. estou no 2ano, e estou no projeto roberto carlos .priscila 8anos.

    ResponderEliminar
  7. roberto carlos
    mensageiro da paz

    ResponderEliminar
  8. querido roberto carlos,nós gostamos muito de suas músicas, splish splash,calhanbeque,esse cara sou eu,montanha,todos estam surdos, e de todo o seu trabalho pela paz.


    stefany e ana julia.

    ResponderEliminar
  9. Olá, amigos robertocarlisticos!
    Que bom saber que vocês estão vendo o Splish Splash e todas essas coisas robertocarlistas que por aqui passam.
    Vocês são nota 1000!!!
    Beijinhos e abraços para vocês todos, para a professora Rosemeire e todos aí da escola!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Amigos;
    Como fã e irmã da Malvina de Souza Carriç, só tenho a agradecer a Deus pela iniciativa dela no abraçar esse "Projeto Roberto Carlos Mensageiro da Paz"criado p professora Rosemeire Barbosa, e as criancinhas tão lindamente educadas pela Obra do ♥♥Roberto Carlos♥♥ÍDOLO DA MINHA IRMÃ MALVINA, E DE MILHÕES DE FÃS.SOMOS DE UMA FAMÍLIA EVANGÊLICA, MAIS APOIAMOS O AMOR espalhado p VC RC a todos indistintamente....PARABÉNS A TODOS
    Gloria Carriço

    ResponderEliminar
  11. Como filha da Malvina, n poderia deixar em branco a linda participação da minha mãe, no Projeto Roberto Carlos Mensageiro da Paz,..Felicito a professora Rosemeire pela garra e aprendizado dos necessitados para um mundo melhor,. em especial ao Roberto Carlos na contribuição do seu trabalho musical..obrigada ao sr Armindo Guimarães pelo apoio.
    Elaine Carriço Vilas Boas

    ResponderEliminar
  12. Meu Deus!!!
    A minha mãe Malvina nos surpreende a cada dia q passa,PARABÉNS professora Rosemeire pelo trabaho c as crianças, sr Armindo Guimarães p apoio, sra Carmen Augusta e Roberto Carlos,(mentor) pq VC tem uma fã pra ninguém botar defeito, ela te ama cara.
    Vagner PQD

    ResponderEliminar
  13. Minha mana Malvina!!!
    VC se superou!!!
    Felicito a todos envolvidos nesse Projeto Roberto Carlos Mensageiro da Paz..MAIS O ROBERTO CARLOS É O CARA,, n tem pra ninguém....Daqui alguns anos os adolescentes virarão adultos e contarão aos seus filhos as suas obras...PARABÉNS
    Ailton Carriço

    ResponderEliminar
  14. Querido Armindo Guimarães!!!

    VC é nota dez mil, como padrinho das criancinhas da amiga Rosemeire Barbosa e especialmente PAPO FIRME NAS AMIZADES. Admiro e sou sua fã..

    Bjsss Robertocalísticos do NMQT

    Malvina Carriço

    ResponderEliminar
  15. Genteeeeeee!!!! Que surpresa boa ver a família da nossa guerreira Malvina deixando recados aqui em nossa matéria. Que lindo e emocionante. Sempre digo que tem a mão de Deus neste projeto, primeiro pelo objetivo da existência dele, ajudando aos pequenos a ter mais amizade, carinho e orientações, tão importante na construção da identidade de um ser humano e essas pessoas maravilhosas que conhecemos e que graças ao apoio moral que nos dão, nos impulsionam a persistir e a continuar enfrentando os obstáculos. Gente maravilhosa que muito contribuem com o Projeto Mensageiro da Paz. Paz é o que precisamos nesse mundo cheio de violência e desamor. Muito obrigada a todos pelo carinho que tem com o meu trabalho. Minha gratidão será eterna.Deus abençoe!!!

    ResponderEliminar
  16. Amiga e Professora Rosemeire,

    É com uma imensa emoção que acabo de ler esta magnífica matéria e ver este magnifico dvd.

    Confesso que já havia lido dinâmica e mecanicamente, mas na verdade não li e nem vi nada.

    Fiquei sobremodo emocionado e com um choro de engasgos, na medida em que os alunos se pronunciavam acerca do Roberto e sua vida. E como são simpáticos!

    Achei lindo por demais a corrente de abraços!

    Percebe-se que foi uma energia contagiante! Esta Professora é demais, não é gente!?

    Não obstante os acontecimentos, vejo na minha obrigatoriedade de compartilhar à ilustre nova Mensageira da Paz, Malvina Carriço, nossas vibrações de amor e carinho pela coragem e dedicação de levar até ao ilustre cantor, o que de melhor possa estar acontecendo a seu respeito: Uma grandiosa homenagem! Contudo, saiu-se vitoriosa!

    À nossa querida Professora, novamente digo: Deus te ilumine agora e sempre pelo esforço. Que tenha Paz, Saúde e muito Amor no coração!

    Abraços Robertocarlísticos!

    ResponderEliminar