Museu que foi casa de Roberto Carlos na infância é roubado no ES

DO TEXTO:
A estrutura da casa é original e todos os objetosd
foram doados por fãs de Roberto Carlos (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)


Aparelho de som e disco de vinil foram levados durante a madrugada.
Casa de Cultura Roberto Carlos foi casa do rei até seus 13 anos de idade.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A Casa de Cultura Roberto Carlos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, local que foi casa do cantor durante sua infância, foi arrombada durante a madrugada deste sábado (24). O museu foi invadido e de lá levaram um aparelho de som e um disco de vinil que fazem parte do acervo da casa de cultura. Nascido em Cachoeiro, Roberto Carlos passou lá toda a sua infância e morou na casa até os 13 anos de idade. Segundo a Secretaria de Cultura de Cachoeiro, um vigia faz a segurança do local, mas faltou na última noite. Nenhum material do cantor foi roubado, por isso, ele não foi comunicado, segundo a secretaria. A polícia investiga o caso.

Na ação criminosa, a maçaneta da porta da cozinha foi forçada e a porta arrombada. Eles levaram um aparelho de som que estava na sala da casa e um disco de vinil do rei, mas o acervo de fotos, os instrumentos e os quadros não sofreram danos.

Segundo a secretária de cultura de Cachoeiro de Itapemirim, Joana Darck, o roubo não prejudicou o acervo histórico do museu porque só foram levadas doações feitas por fãs do cantor: “Tivemos apenas prejuízo material, mas não histórico. Não foi roubado nada que pertencesse ao cantor, apenas doações”, disse a secretária.

Ela contou ainda que a segurança noturna do museu é feita por um vigia todas as noites, mas, na madrugada em que a casa foi roubada, o funcionário não compareceu ao trabalho: “Quando os funcionários chegaram de manhã, viram que ele não tinha assinado o ponto. Não sabemos o motivo pelo qual ele não foi trabalhar. Já levamos o caso para a polícia, que vai investigar o que aconteceu, e agora estamos contratando um sistema de alarme para melhorar a segurança”, disse.

O local é um dos principais pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim e recebeu, somente em 2013, mais de 8 mil visitantes, segundo a prefeitura.

A casa de Roberto Carlos

A Casa da Cultura Roberto Carlos fica na Rua João de Deus Madureira, no bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim. Ela abriga retratos e objetos que recordam a infância do rei. Em uma das paredes da residência é possível encontrar a certidão de nascimento do cantor, que morou no local com pais e irmãos até os treze anos de idade.  Em 2012, também foi inaugurado o Corredor Cultural Roberto Carlos, que dá acesso ao museu.

Quem visita a casa encontra retratos, o piano em que Roberto fazia aulas na infância e o transmissor da Rádio Cachoeiro prefixo ZYL-9, primeira rádio em que o rei cantou, aos nove anos, em um programa infantil.  O cantor visitou a casa em 2009 durante sua ida à Cachoeiro de Itapemirim para o show de 50 anos de carreira e disse que também pretendia fazer um acervo da Jovem Guarda lá. Além disso, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim chegou a investir mais de R$ 800 mil em obras de revitalização no entorno da casa.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários