"O meu amigo Erasmo Carlos..."

DO TEXTO:
Por Danilo Bezerra

Erasmo Carlos

“O importante são as emoções que vivi...”, talvez seja por seu jeito especial de falar as emoções que sente e através da canção retratar dramas, felicidades, alegrias e ilusões mostrando a grandeza de ser humano, Roberto Carlos sem dúvidas é mais do que um cantor –diga-se de passagem, um dos maiores cantores da América – ele representa para muitos um mestre, um amigo certo das horas incertas, um romântico, um ídolo, um homem, mas sem dúvidas um ser que tem muitos amigos.

Hoje, 30 de junho, esse que escreve, completa mais um ano de vida (19) e nessa celebração da vida decidi escrever uma matéria especial sobre a amizade, e nada melhor do que falar daquele que é o grande amigo do Rei, o Tremendão Erasmo Carlos. Uma das maiores emoções que vivi foi conhecer o Erasmo e ver que por atrás de um grande cantor existe um homem simples e atencioso.

Robson Carlos, o responsável por tudo
30 de abril de 2013, exatos dois meses atrás, foi um dia intenso para mim. Trabalho pela manhã, de tarde tinha que passar na TV Universitária – UFRN para resolver alguns pontos de um programa que gravaria na sexta e a noite iria para aquele que seria meu primeiro show. Era difícil conter a emoção, iria ver Erasmo Carlos em uma turnê de 50 anos de carreira. Antes teria de agradecer ao homem responsável por tudo isso, meu querido Robson Carvalho, cover do Rei nomeado pelo Erasmo como o cover preferido, chegando a realizar um trocadilho e o chamado de Robson Carlos. Graças a uma amizade que mantinha com ele a tempos recebi o convite para ir ver o Tremendão.  

20h. Mãos frias, felicidade visível, carro a espera, era chegada a hora de ir ao Teatro Riachuelo. Ao meu lado um amigo de todas as horas, Tiago Rebolo. Assim como Roberto e Erasmo, elegi um irmão para acompanhar-me por toda a jornada. No teatro fãs, admiradores, senhoras, jovens, amantes, saudosos... um público que aguardava pelo artista. Fiquei em um camarote, reservado pela produção do show, já que era convidado do Robson.


Erasmo: 50 anos de estrada
As luzes se apagam, os acordes da banda tomam conta do ambiente e o Erasmo surge, cantando suas músicas novas, relembrando sucessos seus, interpretando canções que ficaram imortalizadas na voz do Roberto Carlos e mostrando uma presença de palco imensa. Confesso que o momento mais marcante foi quando, em coro, todo o teatro cantou o refrão da canção Sentado a Beira do Caminho: “preciso acabar logo com isso, preciso lembrar que eu existo, eu existo, eu existo...” Não somente a emoção me tomava, mas lágrimas umedeciam meu rosto.

Fim do show, todos indo embora e era chegada a hora de chegar perto do Erasmo. Mas me disseram que ele não receberia ninguém e uma sensação de tristeza tomou meu semblante. Fui para a ante-sala do camarim dele, para ver meu amigo Robson, que também estava triste. Talvez quando se pede com força as portas se abrem, e nesse caso foi literalmente assim. Ao ver a situação o produtor do Erasmo sensibilizou-se e disse: “Ele vai receber os dois”. Foi os passos mais felizes da noite. Duas portas separavam-me do Tremendão.


Tiago, Erasmo e eu
Ao passar pela última porta vi aquele homem sentado, com um copo de uísque, talvez relaxando depois de mais um show, que a me ver foi logo se levantando. Pouco falei, mas como um brincalhão foi logo fazendo piada da minha amizade com o Robson: “como você agüenta esse daí?”. Com isso o gelo foi quebrado. Estava de frente a um dos maiores cantores e compositores do país, o irmão do Rei. Conversamos sobre o show, o tempo com ele era curto, e por isso precioso para mim. Ao final um gesto espontâneo, um abraço e uma foto. A prova documental e atemporal da noite.

Seguir para casa, não acreditava no que havia feito, mas certo de que nunca esqueceria. Um cara simples e brincalhão... Erasmo, simples e brincalhão, um dos famosos que mais gostei em conhecer. Bem, hoje é meu aniversário, e creio que o maior presente é viver emoções assim e compartilhar com os amigos, como você leitor. Espero que tenha gostado desse relato e até a próxima. "Vejam só que festa de arromba, outro dia eu fui parar..."

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Este belo texto do meu filho brasuca adoptivo Danilo Bezerra fez-me lembrar um outro texto (do género) que a todo o momento irá ser publicado no Splish Splash pelo nosso amigo Geraldo Bottary. Muitos são os fãs que são recebidos pelos seus ídolos, mas muitos mais são aqueles que nunca chegarão a ter tal oportunidade. E compreende-se o porquê, se atentarmos na vida agitada dos artistas que por vezes, findo um show, querem é estar num ambiente mais privado e isso muitas vezes não é fácil. Vida de artista é mesmo assim e temos que compreender.
    O Danilo Bezerra é um amigo, um ser de luz e especial para mim. Hoje é dia do teu aniversário e por isso, os meus parabéns, que possas ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
    Grande abraço robertocarlistico, pá!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Danilo!
    Que lindo relato, senti a emoção junto com você.
    Você faz aniversário e nós é que ganhamos um presente.Obrigada!
    Parabéns duas vezes:uma pelo seu texto,outro pelo seu aniversário.

    Forte abraço e tudo de bom.Que logo venha um texto assim em que o personagem seja Roberto Carlos.

    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Amigo Danilo!

    É gratificante ver que aquele menino que há pouco tempo atrás estava se preparando para ingressar na Faculdade, tendo para isso de mudar toda a rotina de sua vida, inclusive superar a separação de sua Mãe, sua Lady Laura, como ele diz, vem realizando os seus sonhos, atingindo os seus objetivos e está aqui no nosso conceituado Portal Splish Splash, postando seus lindos textos, nos fazendo sentir muitas emoções!

    Como diz o teu pai portuga Armindo, tu és um ser de muita luz, um menino especial.

    Parabéns, que tenhas cada vez mais sucesso, que Deus te abençoe e proteja!
    Muitas felicidades pelo teu Aniversário!

    Um grande abraço.
    Alba Maria


    ResponderEliminar
  4. Ena, Pá! E eu nem sabia disto, carago!

    Eu cá pensando em como fazer para conhecer o Rei e também o maestro, e não é que o nosso ilustre e iluminado gajo, conseguiu o intento que muitos anseiam, qual seja, esta belíssima oportunidade.

    Meu caríssimo Danilo, meus sinceros parabéns, não somente pela data ilustre, mas sobretudo pela graça de ter recebido a Graça de poder estar ao lado de uma figura ícone e tão importante na vida do Rei e muito ainda, importante para a MPB.

    Seu belíssimo texto, nos deixou sobremodo emocionado (e por que não dizer, chorando de emoção com você)dado suas palavras que vibram energias positivas, incentivantes a nos fazer refletir e transcender em pensamentos acerca dos valores de uma verdadeira amizade. Esta, um substantivo abstrato, porém concreto em suas realizações. Desta feita, posso dizer que um amigo de meu amigo, pode ser meu amigo também.

    Danilo, um grandioso abraço!

    ResponderEliminar