A minha vida mudou eu sei.... RC 1976.

DO TEXTO:

Capa do Roberto Carlos 76'

Por:
Danilo Bezerra
Nº 12
Que prazer rever vocês... Ah, que saudade estava de poder esta aqui com vocês falando do meu, do nosso Roberto Carlos. Desde nosso último encontro muitas coisas aconteceram... por falar em encontro eu tive os meus, e que encontro... Mas hoje vou fazer uma analise especial que ao fim desta matéria vocês, amigos leitores, entenderão. Nossa cavalgada vai aos anos 70,  mais precisamente aos meados deste, o Roberto Carlos 76'. Preparados? 

A primeira faixa já é uma saudosa lembrança de um amor mal resolvido, Por motivo de força maior trazia a essência robertocarliana: o amor vivido ao extremo, "se alguém me acompanha, deve saber, que as vezes só ganha, quem sabe perder..." e vinha acompanhada com uma orquestra que seria lembrada em Emoções. Certa tarde estava Roberto Carlos saindo de uma gravadora do Rio de Janeiro e se depara com um adesivo, este adesivo,junto com um contexto social e amoroso, levaria a composição de um grande clássico do Rei: Imoral, Ilegal ou Engorda, "Se faço alguma coisa sempre alguém vem me dizer que isso o aquilo não se deve fazer...", com esses versos essa canção estourava nas paradas de sucesso, uma canção que ia bem além, indo até a sensualidade ("Como alguma coisa que não devo comer...").


Anos 70: anos de ouro e canções do Rei.

Os seus botões vinha em seguida, novamente a sensualidade e todo o amor do nosso Rei era posto nessa canção que mexeu com o imaginário de muitos fãs... "os botões da blusa que você usava, que meio confusa, desabotoava, iam pouco a pouco me deixando ver, no meio de tudo, um pouco de você...", como sempre o sexo vinha em uma forma ainda mais sublime e poética. Indo do amor ao progresso, Roberto Carlos fez uma crítica que ia muito além dos extermínio das baleias, ia de encontro com as agitações da época em O Progresso, "eu queria falar de alegria em vez de tristeza mas não sou capaz, queria sr civilizado como os animais..." e se fez presente em muitos dos seus shows na época.

Uma canção composta por ele mas que entrou no repertório do Erasmo Carlos o Rei grava neste disco, Preciso chamar a sua atenção, na qual ele mostra um homem amargurado pela falta da amada. Conta sobre a rotina de um amor que já não está muito bem na canção Dia-a-dia e diz que é necessário fazer algo por esse amor. "Eu quero esse amor de qualquer jeito, quero que você me tenha pelo avesso..." assim, o Roberto começa a demonstrar que ele quer mesmo uma mulher para se completar em Pelo avesso e diz em Você em minha vida tudo o que um grande amor pode ter e ser feito por ele.


"os botões da blusa..."

Sabemos que nosso Rei tem em suas letras pelas poesias, mas de vez em quando ele se revela um poeta ainda maior. A Menina e o Poeta é uma das canções-poema que temos de uma safra de canções quase que líricas pois retrata um história do poeta que se apaixona pela menina e a perde no tempo. Mas um grande amante não fica livre de conversas a seu respeito, ou melhor, Comentários vinha como um pedido a amada, uma suplica para não revelar segredos de uma relacionamento que acabou... "E melhor você não se iludir e nem falar com pessoas que falam de mais.." e esse mesmo amante tem Um jeito estúpido de amar, essa canção mostra os receios de um homem que ama demais e tem medo e se preocupa com isso.

Fechando essa analise trago uma canção que ficou meio que esquecida na longa discografia do nosso Rei mas que é uma realidade de muitos brasileiros dentro e fora do país. Quem nunca sentiu saudades de um familiar... pai, mãe, filhos, irmãos... Eu sei bem como é esse sentimento... Roberto Carlos demonstrou toda a sua saudade de Amélia, sua tia, na canção Minha Tia. Essa canção demonstra através de um recorte da vida do Rei as lembranças dessa que teve um papel importante na vida dele e serviu como uma saudação a todos nós que temos uma saudade de quem amamos.

Essa minha volta aos nossos encontros tem um sabor especial. Não escolhi o ano de 1976 por acaso, quis fazer uma homenagem a minha 'mãedrinha' que nasceu nesse ano de ouro para o Roberto e que está me ajudando nessa nossa jornada, que são os estudos na Universidade, que é Silcia Soares Faria Silva, ou carinhosamente Susie. A está mulher assim como já fiz com os meus pais, dedico esse álbum e a canção que segue pois sei que tem um significado especial para ela. Minha amiga, essa é para você. Aos meus amigos que me acompanham nesse site muito obrigado pela confiança e "onde andei não deu para ficar, por que aqui é meu lugar... eu voltei..." 

Minha Tia - Roberto Carlos
Vídeo com a faixa original do disco Roberto Carlos 1976



POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM É UM GRANDE ESPETÁCULO NO RIO DE JANEIRO QUE TEM UMA GRANDE TRADIÇÃO NA GAFIEIRA E NO BOLERO, QUE SOFREU INFLUÊNCIA DO TANGO ARGENTINO,ESTA HOMENAGEM À ROBERTO CARLOS EM ESPECIAL AOS 53 ANOS DE CARREIRA ,JUNTAMENTE COM 50 ANOS DE ESTRADA COM ERASMO, OS DOIS JUNTOS COM PERSONALIDADES OPOSTAS POIS ROBERTO SEMPRE PRIVILEGIOU O CLÁSSICO AINDA NA JOVEM GUARDA CANTAVA CANÇÕES EM ITALIANO, ESPANHOL EM RITMO DE SALSA SUCESSOS COMO:ROBERTO CARLOS CANTA PARA A JUVENTUDE E ROBERTO CARLOS EM RITMO DE AVENTURA.
    ERASMO PERMANECEU NO ROCK ATÉ HOJE.
    ROBERTO CARLOS SEMPRE RELATA EM SHOW FORA DO PAÍS, QUE PREFERE CANTAR EM ESPANHOL POIS O PÚBLICO LATINO TEM MAIS HAVER COM SUAS MÚSICAS.
    O BRASIL É UM PAÍS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA GÊNERO MUSICAL TENTOU CANTAR AO RITMO DE JOÃO GILBERTO AINDA NO LANÇAMENTO DE SEU PRIMEIRO LP COM A MÚSICA JOÃO E MARIA,MESMO ASSIM APENAS A GRAVADORA CBS ATUAL SONY MUSIC ACEITOU SEU GÊNERO MUSICAL AO SE DEDICAR AO ROCK NOS ANOS 60, MESMO TENDO APTIDÃO PARA SER UM CANTOR LATINO.
    ERASMO ATUALMENTE ESTÁ NO NO ROCK , QUE AO MEU VER DEVERIA SEGUIR OS PASSOS DE ROBERTO CARLOS NA MPB.
    UMA DAS CANÇÕES DA JOVEM GUARDA MAIS CONHECIDAS SÃO: PAREI NA CONTRAMÃO, VÁ PARA O INFERNO SUCESSO DE 1965 RENEGADO POR ROBERTO CARLOS), É PROIBIDO FUMAR, QUANDO,OLHA ,EU TE DAREI O CÉU MEU BEM E O SEU AMOR TAMBÉM, EU TE AMO EU TE AMO, VOLTA, FESTA DE ARROMBA.
    NO FINAL DA JOVEM GUARDA POR VOLTA DOS 30 ANOS ROBERTO CARLOS CONQUISTOU NÃO APENAS A JUVENTUDE ,MAS O PÚBLICO NÃO ERA JOVEM QUE GOSTA DE MÚSICAS ROMÂNTICAS AO ABANDONAR O ROCK , SE CONSAGRA NOS ANOS 70 NO BRASIL E NO MUNDO COMO CANTOR BRASILEIRO MAIS BEM SUCEDIDO NA AMÉRICA LATINA AO ALCANÇAR O RECORD DE MAIS DE 120 MILHÕES DE CÓPIAS.
    A CANÇÃO AMADA AMANTE MARCOU ÉPOCA,DETALHES, EMOÇÕES,CAVALGADA ,AMIGO,LADY LAURA, MEU QUERIDO VELHO MEU AMIGO, EU QUERO APENAS, PENSAMENTOS , JESUS CRISTO , A MONTANHA, NA PAZ DO SEU SORRISO,ETC...
    MARCARAM UMA ÉPOCA DE OURO , QUE SÓ RETORNOU AO BRASIL NO FINAL DOS ANOS 80, COM A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS, ASSIM ROBERTO PODERIA CANTAR MÚSICAS MAIS OUSADAS NOS 90, TAIS COMO: MULHER DE 40, COISA GOSTOSA, MULHER PEQUENA EM RITMO DE SALSA.
    O CÔNCAVO E O CONVEXO , AINDA NOS ANOS 80 DEMONSTRA A SENSUALIDADE DO CANTOR PARA COM O PÚBLICO, ESTÁ MÚSICA É TOCADA EM TODOS OS SEUS SHOWS.
    PROPOSTA QUE É UM BOLERO SENSUAL.
    O SEU CORPO, MÚSICA QUE É MESCLADA COM TANGO NA MÚSICA E BOLERO NA LETRA.
    AMOR SEM LIMITE QUE É UMA VALSA EM HOMENAGEM A MARIA RITA.
    ACRÓSTICO É POESIA COM AS INICIAIS DE MARIA RITA MEU AMOR.
    TODOS ESSES SUCESSOS FORAM GRAVADOS EM ESPANHOL COM O CD E DVD E TAMBÉM EM ALTA DEFINIÇÃO ( ROBERTO IN VIVO DE 2008 E ROBERTO CARLOS EM JERUSALÉM EM 2011.

    ANA CAROLINA SANCHES!

    ResponderEliminar
  2. O "menininho" voltou. Estavamos todos com saudades desta figuraça para a qual antevemos um futuro muito risonho. Eu e o "Zé da Pipa", que também voltamos hoje à escrita para o nosso Portal, não vamos esquecer o "menininho". Faz parte do nosso regular ritual. Ele e o "avôzinho" que, por pura coincidência..., também regressou de "vacations". Quanto ao "avôzinho", a mulherada já desesperava face a prolongada... ausência. Mas tudo indica que se apresentou prenhe de vitalidade. Melhor dizendo, redobrou a vitalidade com estas "vacations".
    Abraços Robertocarlísticos
    Carlos Alberto Alves

    ResponderEliminar
  3. A PREOCUPAÇÃO COM A ECOLOGIA E OS PROBLEMAS DO PAIS E DO MUNDO ERAM UM CENÁRIO PARA O PROGRESSO,AINDA NA DÉCADA DE 70.ROBERTO CARLOS COM UM REPERTÓRIO MAIS ROMÂNTICO VOLTADO PARA O BOLERO E A GERAÇÃO SOUL QUE MARCOU ÉPOCA COM GRANDES ESPETÁCULOS NO BRASIL E MUNDO.
    A CAPA DE DISCO COM UMA ROUPA CLÁSSICA COM CHAPÉU E TERNO BRANCO VISUAL QUE ROBERTO CARLOS UTILIZA ATÉ OS DIAS DE HOJE.
    OS SEUS BOTÕES MÚSICA QUE MARCA UMA ÉPOCA DE ROMANTISMO ,QUE FOI A ERA DE OURO PERÍODO MAIS PRODUTIVO EM SUA CARREIRA INTERNACIONAL.
    A FASE LÍRICA DE ROBERTO COM A POESIA A MENINA E O POETA.
    MINHA TIA RELATA A SUA HISTÓRIA AO CHEGAR NO RIO DE JANEIRO COMO ASPIRANTE A CANTOR NO FINAL DOS ANOS 50, TINHA 14 ANOS E FOI MORAR EM NITERÓI NA CASA DESTA TIA.
    EM UMA ENTREVISTA A GLÓRIA MARIA RELATA QUE CANTOU EM PÚBLICO PELA PRIMEIRA VEZ EM ESPANHOL EM UM PROGRAMA DE CALOUROS A HORA DO PATO EM ESPANHOL COM O BOLERO AMOR Y MAS AMOR SUCESSO NA DÉCADA DE 50.
    ROBERTO CARLOS DEIXARIA O ROCK DOS ANOS DA JOVEM GUARDA ,PARA SE DEDICAR AS MÚSICAS ROMÂNTICAS COMO TEM RELATADO EM SEUS SHOWS.
    ROBERTO CARLOS CANTOU PELA PRIMEIRA VEZ AOS 11 ANOS DE IDADE EM SUA TERRA NATAL EM CACHOEIRO DO ITAPEMERIM NO ESPÍRITO SANTO CANÇÕES DE BOLEROS LATINOS.
    NA DÉCADA DE 70 SE APROXIMA DA RELIGIOSIDADE AO CANTAR CANÇÕES COMO JESUS CRISTO, A MONTANHA , FÉ E HOMEM BOM.
    O PROGRESSO FOI UM LP DE GRANDE SUCESSO E UM DOS PREFERIDOS PELOS BRASILEIROS DESTE GÊNERO MUSICAL. O EXTERMÍNIO DE BALEIAS QUE ATÉ HOJE O MUNDO ESTÁ VOLTADO PARA O PROGRESSO E SE ESQUECE COM A VALORIZAÇÃO DA VIDA.

    ADRIANA A AMIGA GAÚCHA!


    ResponderEliminar
  4. E foi um momento agradável sim, este que passei, a ler o Danilo e os comentários, sobre o encontro com Roberto! Já fiz deste portal um compartimento da minha casa, cantinho onde me sinto bem, e sempre encontro o cheiro das pessoas que já amo. O Danilo é aquela brasa mora, que sempre que chega nos envolve só de amor, percorrendo saudosamente a discografia dele!
    Só tenho que ficar grata, pelos momentos de relax que este portal me dá! Bem hajam a todos *

    Lita (Natália Pires)

    ResponderEliminar