O Rei, El Rey, The King, Lo Roi!

DO TEXTO:



Por: Danilo Bezerra

Em turnê internacional, o Rei Roberto Carlos esta mais uma vez de volta com sua equipe a América Latina e EUA. Durante seus shows serão muitos os idiomas que embalaram os fãs que esperaram ansiosamente esse momento de poder ver e escutar quem as faz sentir grandes emoções... A relação da música estrangeira com Roberto Carlos vem de longe, vale lembrar que a primeira canção que ele cantou em público foi em espanhol,"Amor, amor y mas amor".

Um dos grandes sucessos do RC em outro idioma foi “Canzone per te” (lançada anos depois de sua gravação do álbum “San Remo 68”), canção esta que levaria ele a conquistar o Festival de San Remo em 1968, “Mais do que uma taça, uma confiança em mim mesmo”, disse o Rei no RC Especial 1974 sobre esse momento.

A partir dos anos 60 era quase que uma missão lançar seu álbum no fim do ano e sua versão em outro idioma no começo do ano seguinte. Foram muitos desses álbuns que consolidaram uma marca de maior cantor da America Latina e fez com que ele configurasse entre os maiores do mundo. Existem canções que não tem versão em português, como Um Gatto Nel Blu (ou El gato que está triste y azul/Un gato la escuridad), “não gravei, pois até hoje não entendi o significado em português delas!”, disse durante sua turnê iniciada em abril.

Sem dúvidas o Rei adora contracenar com as crianças, prova disso que ele gravou a Guerra dos Meninos (álbum RC1980) em outros dois idiomas, em espanhol (La Guerra dos los niños) e em francês (La Guerre des Gosses). Apesar de muitos álbuns gravados em espanhol e italiano, RC só gravou mais três faixas em francês, Os seus botões (Et puis tout commence), A distancia (C'est fini, il faut se dire adieu) e Solamente una vez (Ça ressemble à l'amour). Sendo que com La Guerre des Gosses foi gravado um clip. Mas um dos grandes passos da carreira do Rei foi quando ele lançou seu 1º Long Play (LP) nos EUA. Como músicas feitas especialmente para sua majestade e com versões de grandes clássicos dele em inglês esse álbum chegou às lojas em 1981 simultaneamente nos EUA e no Brasil e trazia 10 faixas. Uma das faixas ganhou até um videoclipe, o Sail Away ("velejar"), percebam que mais uma vez o mar influenciou seus projetos. "eu sou um homem do mar", disse o Rei em seu especial de 1976. As outras faixas foram It's me again, Honestly (versão de Falando Sério), At peace in your smile (versão de Na Paz do seu Sorriso), Loneliness, Niagara, Buttons on your blouse os (versão de Os Botões), Breakfast (versão de Café da Manhã), Come to me toninght e You Wiil Remember me. Mais um sucesso de vendas no Brasil e Exterior.

Em breve trarei mais detalhes da relação do Rei com a música espanhola. Aguardem!

Sail Away-Roberto Carlos


POSTS RELACIONADOS:
5 Comentários

Comentários

  1. Danilo
    Belíssima matéria, que mostra a veracidade do mestrado em Robertologia. Alguns dos temas acredito que muitos dos seus fãs nem conheçam, embora o youtube seja hoje sítio excelente para bagagem.
    Aguardo ansiosa os detalhes da relação do Rei com a musica espanhola
    Carinhos robertocarlísticos da

    Lita (Natália Pires)

    ResponderEliminar
  2. Querido Danilo,
    Gostei muito de seu artigo por duas razões. Primeira, gosto muito de Roberto Carlos e, segunda, amo os idiomas, sou professora de Línguas e, o Rei, arrasa em qualquer idioma!!!! Big hug, grande abraço, Susie

    ResponderEliminar
  3. Caríssima Dona Natália Pires:
    Relativamente ao seu comentário, permita-me que com o devido respeito diga o seguinte:
    Reiterando a douta qualidade robertocarlistica do autor do artigo supra, por isso mesmo contratado a peso de ouro para jornalista do Splish Splash e comentador do programa Discos Pe(r)didos da Rádio Face, a mais melhor boa do Facebook e arredores, o mesmo, apesar de tudo, possui "somente" a licenciatura em Robertologia Aplicada e Ciências Afins, já que o único detentor até ao momento do Mestrado e Doutoramento é o seu patrãozinho.
    Despeço-me com os meus melhores e respeitosos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. ‎(Estou "morta de rir"! Olhem o que eu fui arranjar!!!) Armindo, o mestrado de que falei foi por força de expressão e um tremendo engano, admito, queira perdoar meu professor adorado, era sim para falar em licenciatura, até porque o nosso menino é novo demais para tremendo título, e todos sabemos que você é o nosso amado mestre, único doutor em Robertologia Aplicada. Sem mais, carinhosamente, e com todo o respeito: LIta (Natália Pires)

    ResponderEliminar
  5. Ola! Danilo,

    Muito me honra poder teclar aqui e expressar o que estou no momento pensando acerca dos comentários acima.

    Percebe-se, e isto é uma verdade inconteste, que és um rapaz que insere renovações acerca do quadro jornalístico e robertocarlístico deste que é o "Melhor Portal do Mundo e Arredores".

    Muito a propósito suas matérias, dado que somos(os fãs)de uma maneira geral, carentes de informações acerca do mais querido por todos, no tocante ao seu acervo musical.

    Penso que vc, com esta idade, está de parabéns e acredite, assim penso, que vc conseguirá, após licenciatura conseguida, reverter este quadro de comentários(ehehe)acima e, após Pós-graduado, fará o seu mestrado, que a meu ver, nos dará enormes alegrias nas simplicidades de suas matérias.

    Um grande abraço Robertocarlísticos!
    Bottary

    ResponderEliminar