Dulce Maria Cardoso confirmada na Festa Literária Internacional de Paraty

DO TEXTO:
Dulce Maria Cardoso participará numa mesa em que
 o tema é "Em família" (Enric Vives-Rubio)

A escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, autora de “O retorno”, romance que a Tinta-da-China está a publicar este mês no Brasil, participará na décima edição da FLIP- Festa Literária Internacional de Paraty ao lado dos escritores brasileiros Zuenir Ventura e João Anzanello Carrascoza.

“Em Família” é o tema da mesa que será moderada a 7 de Julho, pelo académico João Cézar de Castro Rocha. A programação da FLIP que este ano homenageia o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e comemora 10 anos vai decorrer de 4 a 8 de Julho, em Paraty, no Brasil, foi hoje anunciada. Esta edição tem como curador Miguel Conde.

É com uma sessão dupla que abrirá esta edição. Caberá ao escritor brasileiro Luis Fernando Verissimo abrir o evento na noite de 4 de Julho, falando sobre o valor da literatura, e a seguir o crítico, ensaísta e poeta Silviano Santiago e o poeta e filósofo Antonio Cicero fazem uma conferência sobre Carlos Drummond de Andrade e a sua relação com o século XX que terá a leitura detalhada de um de seus poemas. A noite termina com um concerto de Lenine que apresentará o show da sua tournée “Chão”, acompanhado pela Ciranda de Tarituba.

Só dois convidados da FLIP 2012 não dividirão o palco com ninguém. São o escritor norte-americano Jonathan Franzen, que será entrevistado por Ángel Gurría-Quintana, e o Prémio Nobel 2008, J. M. G. Le Clézio, que será entrevistado por Humberto Werneck.

Na mesma mesa, a falar sobre “Pelos Olhos Dentro” estarão o britânico Ian McEwan (fará o lançamento mundial do seu novo romance "Serena") e a norte-americana Jennifer Egan, vencedora do Pulitzer para Ficção e do National Book Critics Circle Award de 2011, moderados pelo escritor brasileiro Arthur Dapieve. O poeta sírio Adónis e o escritor libanês Amin Maalouf estarão juntos na mesa em que se discutirá “Literatura e Liberdade” que será moderada por Alexandra Lucas Coelho, a correspondente do PÚBLICO no Brasil. A escritora e jornalista portuguesa também moderará uma conversa com a cubana Zoé Valdés e o haitiano Dany Laferrière sobre “O avesso da pátria”.

Sobre “Drummond – o poeta moderno” falarão os brasileiros Antonio C. Secchin e Alcides Villaça, moderados por Flávio Moura que já foi responsável pela programação da Flip entre 2008 e 2010.
Também o catalão Enrique Vila-Matas e o chileno Alejandro Zambra estarão na FLIP, numa conversa com o escritor brasileiro Paulo Roberto Pires sobre o tema “Apenas literatura”.

“O mundo de Shakespeare” será discutido entre os especialistas da obra do dramaturgo britânico, Stephen Greenblatt e James Shapiro, moderados por Cassiano Elek Machado que já esteve à frente da programação da FLIP em 2007.

Para comemorar a décima edição a organização preparou, além do convite a alguns dos autores que estiveram nos primeiros anos do evento, uma série de produtos especiais. O primeiro a ser lançado é o DVD "Uma palavra depois da outra: a arte da escrita", criado a partir de declarações de autores que estiveram presentes nos 10 anos do evento. Também haverá um livro sobre as nove edições do evento, com reportagens afectivas de Zuenir Ventura, Angel Gurria Quintana, Humberto Werneck e Sérgio Augusto. E ainda um livro com textos inéditos (contos e ensaios) de escritores brasileiros e estrangeiros que já estiveram em Paraty, compilados pela presidente da FLIP, Liz Calder.

Os bilhetes para a Festa Literária Internacional começam a ser vendidos a partir de 4 de Junho pela Internet(www.ticketsforfun.com.br). Depois de 3 de Julho, as entradas só podem ser compradas em Paraty. O programa completo pode ser consultado em http://www.flip.org.br 
Público
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários