Ruben Bettencourt e October Flight

DO TEXTO:


Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br

De uma família ligada à música (o irmão Luís Bettencourt é outra referência da música açoriana), o guitarrista clássico Ruben Bettencourt foi um dos seis finalistas, dos 21 participantes inscritos, no XII Concurso Internacional Comarca del Condado, que decorreu em Santisteban del Puerto, em Espanha, a 17 e 18 deste mês.

O concurso consistiu numa prova eliminatória de 10 minutos de épocas e estilos distintos e numa finalíssima de 20 minutos englobando uma peça de um compositor andaluz.

Mais uma vez, Ruben Bettencourt, no plano internacional, foi figura destacada. Aliás, o guitarrista terceirense tem-se mostrado ao seu melhor nível.

OCTOBER FLIGHT – A banda October Flight, composta por um grupo de jovens que abraçou a música de alma e coração, também aparece cotada ao nível internacional, face à digressão efetuada ao Canadá e Estados Unidos. Pelo facebook, falamos com a D. Nélia Flores, mãe do guitarra e vocalista Flávio Cristóvam, que se mostrava radiante pelo caminho que o filho seguiu em termos musicais, lamentando, no entanto, e de acordo com o que já aqui escrevemos no Portal Splish Splash, a falta de apoios governamentais.

Sobre a atuação da banda e a sua participação amanhã (domingo) em Nova Iorque, escreve o matutino terceirense Diário Insular:

A banda terceirense October Flight estreia-se amanhã em Nova Iorque, nos EUA, em busca de oportunidades, depois de uma passagem por Toronto, no Canadá.

Além dos October Flight (ex-Jamandizen), atuam no concerto "Portugal to New York: Unplugged" a banda portuguesa Youthless e o cantor Mikkel Solnado, filho de Raul Solnado. No evento, com apresentação de João Blümel, participa ainda a Estudantina Universitária de Coimbra.

Segundo João Francisco, organizador da iniciativa pelo coletivo cultural nova-iorquino Portuguese Circle, a passagem por Nova Iorque, depois de atuarem na Canadian Music Week, em Toronto, partiu de "conversas informais" com os músicos, que podem assim mostrar o seu trabalho perante a indústria musical da cidade.

"Convidamos agentes do mundo da música e entretenimento a estarem presentes, para ver se conseguimos marcar mais concertos no futuro com estas bandas nos EUA, porque há imenso potencial", disse à Lusa o jovem dinamizador do Portuguese Circle.

"É uma estreia, conseguimos uma ótima localização para evento - o Drom Club - e o apoio da comunidade portuguesa tem sido ótimo a esta iniciativa. Estamos à espera de ter muita gente, portugueses e americanos, por isso as expectativas são elevadas", adiantou.

João Francisco referiu ainda que se pretende realizar o concerto todos os anos, para que o público americano e comunidades "conheçam melhor o que está a ser feito a nível musical em Portugal".

October Flight, Youthless e Mikkel Solnado participaram no Canadian Music Week, considerado o maior festival da indústria da música no Canadá, que teve início na passada segunda-feira e termina amanhã em Toronto. No evento, que este ano deu destaque à música de Portugal e de Espanha, estiveram os também portugueses Mazgani, Frankie Chavez, Dead Combo e Darko.

O álbum de estreia dos October Flight, intitulado "The Closing Doors", será editado esta primavera, apresentando 12 temas inspirados na vida da banda e na vida de cada um dos seus elementos individualmente. Segundo Flávio Cristóvam, um dos elementos da banda, "é um álbum que leva o ouvinte a uma viagem pela vida de cinco jovens músicos que querem ir um pouco mais longe do que o normal nas suas ilhas".

Além de Flávio Cristóvam (voz e guitarra), integram a banda Timothy Lima (voz e guitarra), João Ornelas (baixo), André Gomes (teclas) e João Mendes (bateria)”.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários