O Rei e os foliões

DO TEXTO:

Roberto Carlos observa da sacada, o Exalta Rei


Helvécio Carlos - EM Cultura

Roberto Carlos, quem diria, vai acabar na Avenida Rio Branco em pleno sábado de carnaval, animando verdadeira multidão. 
O cantor inspirou o bloco Exalta Rei!, que sai na folia carioca puxando foliões ao som de marchinhas inspiradas em sua obra. O sucesso foi tanto que o próprio Rei já desceu de sua cobertura, no Bairro da Urca, para saudar os alegres súditos. “Quando passamos em frente ao prédio onde ele mora, o público gritou ‘rei, rei, rei’. Ele apareceu e foi superaplaudido”, relembra Fábio Mourão Maciel, mineiro de BH, que mora no Rio e faz parte do bloco.

As homenagens do Exalta Rei não se concentram em Roberto Carlos. Fábio Mourão conta que o repertório reúne canções de majestades musicais como os reis do baião, Luiz Gonzaga, e do pop, Michael Jackson. Só de RC foram selecionados 15 hits, devidamente adaptados a ritmos como marchinha, frevo, maracatu e funk.

Como tantos blocos de rua, o Exalta Rei! nasceu da reunião de amigos para homenagear o ídolo da jovem guarda. A turma começou sem pretensões e não esperava fazer tanto sucesso.  O movimento de foliões na Urca foi tamanho que engarrafou a única saída do bairro. Resultado: no ano seguinte, o bloco não desfilou. Volta agora graças à proposta da Prefeitura do Rio de Janeiro de levar a folia para o Centro da cidade. Pelo jeito, o Rei vai arrastar multidões de novo.





POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários