Guimarães Capital Europeia da Cultura

DO TEXTO:


Portugal inteiro revê-se em Guimarães

Pedro Vila-Chã e Delfim Machado

Passavam doze minutos das 18 horas quando foi declarada aberta a CEC Guimarães 2012. O pavilhão multiusos de Guimarães foi acolhendo as quatro mil pessoas que deram forma às bancadas e assistiram a uma cerimónia que causou impaciência durante os discursos, mas que elevou a alma, quando os acordes clássicos ecoaram pelo recinto.

As individualidades foram ocupando o lugar para um espectáculo grandioso, com parte protocolar e espectáculos de música e dança, com a particularidade de conciliar as tradições locais, como o rufar dos Nicolinos.

O primeiro ministros garantiu que "sejam quais forem as circunstâncias económicas, a Cultura nunca é nem será um bem menor", garantiu, ontem, na cerimónia de abertura da Capital Europeia da Cultura (CEC), Guimarães 2012, Pedro Passos Coelho.

Dos diversos discursos sobressaiu a ideia de ser a cultura uma forma de alcançar outros patamares para o país para a vanguarda da investigação e da tecnologia.

O presidente da República, Cavaco Silva, lembrou que "Portugal inteiro revê-se, neste momento, em Guimarães. Os museus serão uma praça giratória por onde passarão milhares de visitantes", assinalou o PR que espera reflexos importantes "da imagem global do país" na afirmação internacional.

Durão Barroso explicou o porquê de a Comissão Europeia sempre apoiou as Capitais Europeias, "para dar expressão à dimensão cultural da Europa. Pela identidade cultural da nossa Europa. As CEC têm contribuído para o desenvolvimento económico e social das cidades, porque é um processo que começa na cultura, mas que envolve requalificação urbana e contribui para a coesão social".


--------------------
Vídeo promocional de Guimarães 2012 Capital Europeia Cultura


--------------------



-----------------------
Vídeo animado que dá a conhecer a vida e os feitos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Com argumento e realização da autoria de Pedro Lino, resulta de uma parceria conjunta entre o Museu de Alberto Sampaio e a Câmara Municipal de Guimarães e foi desenvolvido no âmbito das Comemorações dos 900 Anos do Nascimento do primeiro monarca português.

O Primeiro Rei


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários