Scolari é um homem probo, dinâmico e sabedor

DO TEXTO:





Por: Carlos Alberto Alves



O homem já está no Brasil trabalhando, depois de uma passagem menos conseguida em Inglaterra. O homem é sempre igual a si próprio, não tem papas na língua e enfrenta tudo e todos sem medo, inclusive alguns jornalistas que se colocam no bico dos pés.

É por isso que hoje, vou inserir neste espaço a primeira crónica que escrevi em defesa de Luiz Felipe Scolari quando ele esteve à frente da Seleção de Portugal. A referida crónica, escrita em 2004, por ocasião do Campeonato Europeu que se disputou no país luso.

Para os incrédulos, dúvidas pairavam sobre o desempenho positivo de Luiz Felipe Scolari ao serviço da seleção nacional portuguesa. E essas dúvidas -temos por cá um ror de detratores - acentuaram-se na fase de preparação da seleção para o Euro-2004 que agora decorre no nosso país. E mais dúvidas afloraram quando, no primeiro jogo deste importante certame, Portugal perdeu com a Grécia, derrota que lançou muita descrença junto dos portugueses e, sobretudo, foi uma cantar de vitória para aqueles que sempre criticaram Scolari. Esses tais, e demais quejandos, são portugueses de gema? Não. São os tais que só sabem dizer mal sem argumentos plausíveis, apenas com o fito de beliscarem a imagem de um homem - haverá algum homem que não cometa erro?- que sabe da poda e que, com todo o seu "ex professo", dedicação e personalidade bem vincada, levou o Brasil a penta-campeão do mundo. Terá sido obra de mero acaso? Não, não foi. E, agora, Scolari deu umas "luvas brancas" naqueles que não acreditavam minimamente no seu talento, na sua perspicácia, que começou com alterações profundas na equipa após a tal derrota com a Grécia. E mais: esta vitória sobre a Espanha, com muito querer e verdadeiro denodo de todo o grupo de trabalho, veio demonstrar que, afinal, Scolari conquistou os portugueses. E, hoje, os mais incrédulos, os derrotistas por sistema, já meteram a viola no saco e, por certo, também pelas ruas de Lisboa, ou por esse Portugal lés-a-a-lés, festejaram com exuberância o triunfo sobre os vizinhos espanhóis. Mas este triunfo teve, também, o condão de demonstrar que Scolari é um homem probo, dinâmico e sabedor.
   






POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários