“Os Sombras” e “Os Bárbaros” homenageados na Praia da Vitória

DO TEXTO: “Os Sombras” e “Os Bárbaros”. Hoje, os referidos conjuntos voltam a ser notícia pelo fato de serem homenageados pela edilidade da Praia da Vitória.
O Portal Splish Splash, o maior e melhor do Mundo em função da diversidade de temas que vem apresentando, não esquecendo que a primazia incide sobre a atividade do rei Roberto Carlos, já trouxe à estampa, recentemente, o que foram, nas décadas de 60 e 70, os conjuntos açorianos (criados na Praia da Vitória, ilha Terceira), “Os Sombras” e “Os Bárbaros”.




Por: Carlos Alberto Alves

O Portal Splish Splash, o maior e melhor do Mundo em função da diversidade de temas que vem apresentando, não esquecendo que a primazia incide sobre a atividade do rei Roberto Carlos, já trouxe à estampa, recentemente, o que foram, nas décadas de 60 e 70, os conjuntos açorianos (criados na Praia da Vitória, ilha Terceira), “Os Sombras” e “Os Bárbaros”. Hoje, os referidos conjuntos voltam a ser notícia pelo fato de serem homenageados pela edilidade da Praia da Vitória.

Sobre este acontecimento, lê-se no Diário Insular, matutino terceirense que se tem imposto no panorama da informação regional açoriana:

“O Passeio d'Os Sombras, uma homenagem à histórica banda praiense com aquele nome, e a Praceta das Artes, que releva a ligação do concelho à produção artística, são inaugurados no dia 29 deste mês, pelas 17h00, na zona ribeirinha da Praia da Vitória.

A inauguração dos dois espaços coincide com o início das Festas da Praia 2011, que decorrem até 07 de agosto.

O passeio, entre o Largo da Batalha e a praceta em frente ao Auditório do Ramo Grande, recebe o nome d'Os Sombras concretizando o compromisso da Câmara Municipal da Praia em localizar na cidade um espaço que recorde o agrupamento.

A praceta, localizada em frente ao Auditório do Ramo Grande e à Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, é um projeto do município que visa sublinhar a ligação do concelho à produção artística. O espaço exibe um conjunto de painéis em azulejo da autoria do artista plástico praiense Ramiro Botelho que assinalam as várias artes, estendendo-se alguns deles pelo Passeio d'Os Sombras.

Uma hora antes da inauguração do Passeio d'Os Sombras e da Praceta das Artes, a Câmara Municipal da Praia homenageia o agrupamento Os Bárbaros, formado em 1967 e que, nas décadas de 60 e 70 do século passado, se destacou no panorama musical terceirense e açoriano. Todos elementos do grupo são homenageados pelo executivo municipal pelo seu mérito cultural numa cerimónia que decorre nos Paços do Concelho.

Às 22h00, junto à Marina, vários elementos do agrupamento atuam num concerto inédito, já que vão partilhar o palco com Os Sombras.

Os Bárbaros, a par d'Os Sombras, foram uma das bandas que se consagrou na memória musical praiense e terceirense, depois de vários anos a animarem a Base das Lajes, clubes da Praia, assim como festas da ilha e dos Açores. Foram também uma das bandas presentes no primeiro Festival de Música Rock dos Açores, que decorreu no areal da Riviera, na Praia, no verão de 1976. Passaram pelo grupo, que deixou de atuar no final da década de 70, perto de 30 elementos. A entrada e saída de elementos deveram-se à emigração de músicos e ao serviço militar, entre outros motivos. 

Em abril último, Os Bárbaros voltaram a reunir-se para um concerto no âmbito de um convívio praiense na Nova Inglaterra, que decorreu em Providence, Rhode Island, com a presença do presidente do município praiense, e que serviu de ensaio-geral para a atuação na Praia”.

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Parabens CAA bonito artigo para o conjunto melhor que ha os nossoa amigos dos sombras. NAO ESQUECAM AMIGOS DOS SOMBRAS NO PROXIMO DIA 24-9 DIA DE ANIVERSARIO DOS SOMBRAS. VAMOR TODOS LA

    ResponderEliminar
  2. Parabens as duas bandas, o concerto realizado ontem na marina da Paraia da Vitoria, foi um sucesso....adorei....

    ResponderEliminar