Folclore – Onze grupos internacionais no festival dos Açores

DO TEXTO:




Por: Carlos Alberto Alves


Na sua vigésima-sétima edição, são onze os grupos internacionais que este ano pisam os palcos do COFIT, o Festival Internacional de Folclore dos Açores que decorre de 7 a 13 de agosto em Angra do Heroísmo.


Os grupos Volksdansgroep Pajottenland da Bélgica, Univerzitný Folklórny Súbor Mladost' da Eslováquia, Asociación Cultural Tajaraste de Espanha, MTÜ Rahvavatantsuansambel Tarbatu da Estónia. La Poulido de Gèmo de França, Bireun Seudati da Indonésia, Gruppo Folkloristico "Aria di Casa Nostra de Itália, Klepp Leikarring da Noruega, Ritmi Detstva da Rússia, Anadolu Üniversitesi Halkdanslari Toplulugu da Turquia e Volya da Ucrânia, são os que este ano marcam presença no 27º festival.

Aos referidos grupos internacionais juntam-se ainda o Rancho Folclórico da Golegã e o Rancho Folclórico de São Miguel do Milharado. Dos Açores conta-se com a presença do Grupo Etnográfico da Beira, de São Jorge.
 
O XXVII Festival Internacional de Folclore dos Açores começa a sete de agosto, com a cerimónia protocolar de boas-vindas pela Câmara Municipal da Praia da Vitória. Segue-se o desfile na cidade e uma exibição dos grupos da Bélgica, Turquia, Golegã, Espanha, Rússia e Milharado.

No dia oito decorre, pelas 21h30, a inauguração do festival, na Praça Almeida Garret. Tem início nesse dia, e no mesmo local, a VII Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais, que abre com hinos e atuação de grupos estrangeiros. Decorre ainda a exibição do grupo das Doze Ribeiras e do grupo folclórico "Os Bravos".

Na terça-feira, nove de agosto, decorre a cerimónia protocolar de boas-vindas, pelo Governo Regional. Às 15h30, os grupos fazem uma exibição nas instituições de solidariedade social. Mais tarde, pelas 19h00, os grupos da Eslováquia, Espanha e França apresentam-se no Centro Comunitário Americano.

Às 22h00, há exibição de grupos nas Doze Ribeiras e em São Bartolomeu. Na Feira de Artesanato e Sabores Internacionais atuam os grupos Memórias de Nemésio, Modas da Nossa Terra, Grupo Folclórico e Etnográfico da Água-Alva, Grupo de Balhos e Cantares da ilha Terceira e Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo.

  Na quarta-feira, dia 10, há às 15h30, oficinas de Dança e Música na Praça Velha. Às 20h30 decorre no Teatro Angrense a Gala Internacional Sénior. À mesma hora, no Auditório do Ramo Grande, decorre a Gala Internacional de Folclore da Praia da Vitória. Na Feira de Artesanato e Sabores Tradicionais  atuam os grupos Folclórico da Casa do Povo de São Sebastião, os grupos Fontes da Nossa Ilha, Memórias da Nossa Gente, Casa do Povo da Vila Nova, Casa do Povo de São Brás e Rancho Folclórico de São Miguel do Milharado.

No dia 11, quinta-feira, decorre pelas 14h30 a festa campera, no tentadero da Terra-Chã. Mais tarde, às 22h00, há exibição de grupos na Vila das Lajes, na Terra-Chã, no Porto Judeu e nas Festas do Lameirinho. Na Feira apresentam-se os grupos de Baile da Canção Regional Terceirense, folclórico das Lajes Cantares da Eira, folclórico e etnográfico da Ribeirinha Recordar e Conhecer, Doce Esperança e da Golegã.

Na sexta-feira, na rua da Sé, decorre o "Desfilando e bailando", pelas 22h00. Uma hora depois atuam o Grupo Etnográfico da Beira e encerra a feira com a orquestra formada por todos os músicos do festival.

No dia 13, pelas 21h00, decorre o XXVII Festival Internacional de Folclore dos Açores na Praça de Toiros da ilha Terceira.

NOTA FINAL – O COFIC, que já contou com diversos elencos diretivos, tem procurado manter, anualmente, este evento, sem dúvida alguma um dos mais bem organizados em termos de folclore ao nível internacional. Grupos com muita qualidade já se deslocaram à ilha Terceira e cremos que a edição de 2011 corresponderá, de novo, aos anseios dos seus promotores, para mais que o certame está englobado nas Festas da Praia da Vitória que decorrem na mesma altura e das quais o Splish Splash já fez eco.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários