ROBERTOLOGIA EM DESTAQUE

6/16/2011

A paradisíaca ilha do Pico





Por: Carlos Alberto Alves
Portal Splish Splash


Conheço de forma profunda a ilha do Pico, suas gentes e seus costumes. Para além de várias passagens, lá vivi no ano de 1986, chegando a trabalhar, jornalisticamente falando, para a Agência ANOP, hoje com o nome de LUSA.


Das muitas passagens pela “ilha montanha”, como é vulgarmente conhecida, registo as últimas duas em que participei como coloquiante na Corrida dos Reis, a maior prova pedestre que se realizava nos Açores. Em dois colóquios com figuras bem conhecidas do desporto nacional, o ex-árbitro Alder Dante, João Barnabé (que foi técnico do Sporting e selecionador nacional), Rui Almeida (radialista-jornalista de vastos conhecimentos e que se encontra na África do Sul) e Manuel José (conceituado técnico de futebol).

A notícia que nos chegou e que aqui trazemos à estampa, em nada nos surpreende, porque, na verdade, a ilha tem bastante potencial, nomeadamente no tocante à viniticultura.

“A ilha do Pico, nos Açores, está entre as cinco melhores ilhas secretas do mundo, classificação atribuída esta sexta-feira, pela BBC. O património classificado pela UNESCO e a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico (cultivada em chão de lava) são algumas das características que, segundo a BBC, tornam a ilha especial.

Christine Ciarmelloo, jornalista da BBC, sublinha que a ilha "permanece virtualmente desconhecida" e enaltece a beleza da ilha, que fez parte de uma das expedições de Colombo, destacando a paisagem predominante assente em chão de lava.

A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, uma área com 987 hectares, foi classificada património da UNESCO em 2004. A zona inclui uma paisagem de muros lineares paralelos e perpendiculares à linha de costa rochosa, onde as vinhas são cultivadas em chão de lava negra.

A BBC destaca ainda um dos locais da ilha que permaneceu inalterado com a passagem dos tempos, a Baía do Pocinho, uma zona balnear, no lugar do Monte, do concelho da Madalena do Pico.

As melhores ilhas secretas do mundo classificadas pela BBC são sempre cinco, sendo o critério de classificação a manutenção do estado natural destes territórios. Além do Pico, este ano a BBC enumera ainda as seguintes ilhas: Scrub (nas ilhas virgens britânicas), Con Dao (Vietnam), Sandön (Suécia) e Gili Trawangan (Indonésia)”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES

OS NOSSOS REDATORES PERMANENTES - Clique para ver o perfil