No dia em que o REI faz anos

DO TEXTO:




Por: Carlos Alberto Alves
Portal Splish Splash


Antes de mais, parabéns a você, nosso venerado King. Chegar aos 70 anos com 50 de brilhante carreira é obra. E não é por mero acaso que os brasileiros, na sua esmagadora maioria, se orgulham de ter um REI que, por onde passa, dignifica o seu país. Um REI prenhe de humildade, que muito aprendeu com os seus queridos pais, nomeadamente Lady Laura com quem esteve mais tempo.

Hoje por hoje muito se fala de Roberto Carlos. Dos seus shows, em terra e no mar, das suas passagens por esse mundo fora, dos seus amores, das suas fugidinhas (ele próprio dixit), enfim, em qualquer pequeno pormenor, o REI é notícia na mídia e nos portais que estão ao seu lado. Se forem por vezes esquecidos, isso já é (será) um problema de consciência de Roberto Carlos. Eu, pessoalmente, servindo o Splish Splash pela consideração (enorme, sublinho) que tenho pelo administrador Armindo Guimarães, muito já escrevi sobre Roberto Carlos. Apesar de ser um fã dos sete costados (desde miúdo), longe do meu pensamento estava que, um dia, acrescentaria à minha carreira de já 47 anos a felicidade de escrever sobre tão nobre figura. E sempre o faço com amor e carinho. E as pequenas farpas que tenho metido em nada alteram esta minha relação escrita com Roberto Carlos. Sou uma pessoa factual e que detesta demagogias. Sou daqueles que mais gosto de colocar nos píncaros da lua do que dizer mal, mas, em determinadas circunstâncias, não podemos fugir a estigmas que são por demais evidentes, um deles o facto de Roberto Carlos não valorizar muito os portais que o divulgam regularmente. Todos os dias há notícias e artigos sobre Roberto Carlos. Isso acontece nos jornais diários, nas rádios e nas televisões? Creio que não. Se estou errado, meu caro KING tenho suficiente espírito de humildade para, de seguida, também na estampa, o reconhecer.

Hoje, dia 19, o Rei estará em Vitória, Espírito Santo, Estado onde nasceu. Um show no Ginásio Álvares Cabral, para gáudio dos seus conterrâneos. O primeiro show do ano em terra, já que os outros três foram em alto mar em Fevereiro passado, a bordo do navio Costa Serena, englobado no Projecto “Emoções em Alto Mar”. Portanto, esta noite em Vitória vamos ter uma big festa com o nosso Rei Roberto Carlos.

Procurei inserir aqui depoimentos de aniversariantes deste dia e, também, por outro lado, dando oportunidade a alguns fãs para se expressarem nesta data em que deu à luz aquele que, por via de um percurso notável, é considerado um dos maiores cantores do mundo. Aqui não há pontinha de exagero. O nosso King consegue, com aquela sua forma peculiar de estar na vida e consequentemente nos shows que realiza entrar no coração dos milhões de fãs que o admiram. E lembro-me de um dos primeiros artigos que escrevi quando aqui cheguei ao Brasil. Este: “ó King eu estou aqui”.


MARIANA RIBEIRO (aniversariante, Osasco, São Paulo) - Neste dia 19 de Abril, há fãs de Roberto Carlos que também assinalam aniversários. Mariana Ribeiro, uma mocinha que conheci em Niterói e que hoje mora em Osasco (São Paulo), completa 18 risonhas primaveras, esperando, brevemente, assistir a um show do King, um dos seus desejos. Nada é impossível.

DAVID RESENDES (aniversariante) - Da ilha Terceira, Açores, onde fui nado e criado, David Resendes, que trabalha numa empresa de jornais e afins, chega aos 48 anos. Começou a ser fã de Roberto Carlos quando seu irmão, Aníbal Resendes, lhe ofereceu um disco do Rei, as Baleiras, que ele recorda com saudade. Resendes também é daqueles que gostaria de ver o Rei nos Açores, mais concretamente na ilha Terceira. Como eu um dia escrevi sobre este tema, difícil sim, mas não impossível.

SUELY FERREIRA (fã) - Não aniversariante, Suely Ferreira, aposentada, moradora em Petrópolis, e que adora Roberto Carlos, tem este conceito: “o que dizer para quem é Rei? O Rei do romantismo, sua capacidade de transmitir o amor é inegável e ele sempre vivenciou o que crava. Sua autenticidade, seu amor ao próximo e o amor a Deus é que o torna realmente um Rei”.

LÍDIA BULCÃO (jornalista-aniversariante, residente em Lisboa) - Há coisas curiosas relacionadas com este dia 19 de Abril. Vejamos esta: a conceituada jornalista, Lídia Bulcão, que reside em Lisboa, também é aniversariante, tal como o jornal Tribuna das Ilhas (que se publica na ilha do Faial), que começou a ser publicado a 19 de Abril.
Também natural da ilha do Faial, filha de um velho amigo meu, Lídia Bulcão foi, durante algum tempo, editora do Tribuna das Ilhas. Coincidências. Os dois sob o signo do 19 de Abril. Gostei da frase da Lídia: “não sou brasileira, mas nasci nesse dia 19”, acrescentando eu... nesse grande dia (de 1941) em que Lady Laura deu à luz aquele que viria a ser o maior cantor da América Latina.

MÁRIO SANTOS (emigrante no Canadá – fã) - Mário Santos, um emigrante português no Canadá, assistiu, em Toronto, ao show de Roberto Carlos. Opina deste modo: ”falar de Roberto Carlos é falar de um dos maiores espectáculos que presenciei. Ele foi simplesmente maravilhoso naquele show em Toronto. Eu e a minha esposa ficamos em frente ao palco e a concessão que tivemos foi algo de maravilhoso. Ele foi o Rei e corroborou, nesse dia, o que faz dele um cantor de grande eleição. Para mim e minha esposa, é o maior de sempre”.

FILOMENA ROCHA (emigrante, cantora, radialista) - Outra emigrada, mas para os Estados Unidos (Califórnia), Filomena Rocha Mendes foi uma apreciada cantora e radialista de sucesso, trabalhando na ilha Terceira (RCA e Rádio Horizonte) e nos Estados Unidos (KBLS). Quantos discos ela colocou de Roberto Carlos em programas seus? Possivelmente muitos. É assim que Filomena Rocha classifica Roberto Carlos:
“Para mim, Roberto Carlos, o Rei da Canção no seu país que é o Brasil, será sempre a voz mais romântica (e sem idade), onde quer que se fale a língua portuguesa. Os meus parabéns pelo aniversário e votos de muitos mais para continuar a compor e a cantar para nós. Um Xi-Coração!”.
Eu, pessoalmente, gostaria de ouvir Filomena Rocha Mendes e Roberto Carlos cantando Avé Maria, um dos grandes sucessos dessa terceirense que, um dia, trocou a ilha pelos Estados Unidos, em busca de melhores condições de vida. Mas, tal como muitos outros emigrantes, nunca esquece a ilha onde nasceu.

FERNANDO DA COSTA (emigrado para o Canadá, músico e fã) – “Não só ouvia as suas lindas canções, diariamente, como também, sendo músico e fazendo parte de conjuntos, eu próprio interpretava muitas delas.
Tive a felicidade de assistir a alguns dos seus shows em Toronto, onde resido. Hoje, continuo ouvindo os seus sucessos musicais, no meu carro ou em casa. Ele mantém o estatuto de nosso Rei e quero aproveitar a oportunidade para lhe dar os meus parabéns e desejar um Feliz Aniversário. Que Deus lhe dê sempre muita saúde para continuar a deliciar-nos com a sua linda voz e música.
Roberto Carlos, eu sou um dos milhões de amigos e fans. Um abração”.

MARLENE GANDRA (jornalista, fã, residente em Divinópolis-MG) – “Tive o prazer de trabalhar com seus amigos de infância Ramon Lima e Eloá Sardenberg. Menino de bom coração, sorriso verdadeiro. Seus 70 anos de vida completados neste dia 19 de Abril é apenas um detalhe. O resto são só emoções. Esta sua cavalgada emana prazer carnal e espiritual.
Tenho grande quantia dos seus discos em vinil. E senti fortes emoções quando coloquei os pés na terra em que você nasceu: Cachoeiro do Itapemirim, Estado do Espírito Santo. Beijos desta fã ardorosa”.

MARIA DE FÁTIMA BATISTA QUADROS (advogada, psico-analista, escritora e presidente da Confraria Cultural Brasil – Portugal) – “Querido Roberto: parabéns!
19/04 – Hoje é o seu aniversário, portanto dia de festa e de alegria para todos nós que amamos o Rei. Aqui a pensar num presente para o aniversariante, logo duas imagens eternizadas em minhas lembranças deram tom, notas à minha imaginação. Tão belo foi ouvir Roberto, o Leal, emocionado e a emocionar uma ilustre platéia ao cantar ‘Detalhes’, do Roberto, o Braga, em Paris, na Torre Eiffel, em uma festa da RTP. E, no Casino Estoril, quando, mais uma vez, Roberto, o Leal, encantado, cantando lindamente as músicas do Roberto, o Braga.
Tanto aqui, quanto lá na ‘Terrinha’, o Roberto é Rei e também é ‘Braga’!
Voltando ao presente. Àquela altura, eu já nem sabia se estava lá ou cá, mesmo assim peguei na caneta e escrevi para o ilustre aniversariante um poema, coisas de poeta! Então pensei, o aniversário é dele, mas é sempre ele que nos presenteia, como também na festa do Rei ninguém quer ficar de fora, resolvi desejá-lo que o bondoso Deus lhe abençoe e nestes 70 anos de vida Nossa Senhora de Fátima cubra-lhe com o seu manto de amor, hoje e sempre.
E o poema? Ora, pois, pois! Está guardado. E se tal presente é musicado pelo Rei e vira fado? São muitas as emoções”.

Meu querido Rei, muito já escrevi no início deste artigo (mais um para juntar a um ror deles e em que o tema foi Roberto Carlos), mas, para finalizar, e tendo em conta que Nossa Senhora de Fátima é minha madrinha do baptismo, faço minhas as palavras da Doutora Maria de Fátima Quadros: que ela, Nossa Senhora de Fátima, te cubra com o seu manto de amor, forever! Pelo ser humano que és bem mereces essa divina proteção que creio te acompanhará esta noite em Vitória no show de aniversário.

Espero que este aniversário seja condignamente comemorado. E, para ironizar um pouco, há que dizer que o Rei já passou os 69. Quanto ao resto, é segredo.
Parabéns, King!

PS – Ainda continuo a escrever “à-portuguesa”. Como uns estão a respeitar o novo acordo ortográfico e outros não, também fico na minha, “à-portuguesa”, com certeza.

-----------------------







HOJE CANTO EU!

Cantar o quê?

Nada de especial. Só o faço quando estou debaixo do chuveiro.

Mas hoje tenho que cantar.

Cantar o quê?

O Calhambeque, pipi (não tem nada a ver com xixi). É a buzina do Calhambeque. Nem tem nada a ver com as buzinas das mulheres. Buzinas das mulheres? Sim, antigamente, para uns seios lindos, dizia-se: que lindas buzinas! Pipi...

E em quantas buzinas o Calhambeque do Rei já tocou? Muitas mesmo. Um Calhambeque que ainda está bem conservado, convenhamos por amor à verdade.

Cantar o quê?

Desta feita, optando pela... namoradinha de um amigo meu. Mas eu me confesso que não faria isso com a (ou uma) namoradinha do nosso Rei. Pelo menos hoje, no dia em que completa 70 anos de idade. Amanhã, já não sei se mantinha este mesmo discurso.

Cantar o quê?

Bem, de tanta opção, fico por ora com Amada Amante. Então King, quem será a Amada Amante para uma das tais fugidinhas? Paula Fernandes? Será? Hoje seria uma noite de grandes emoções. óbvio após o show. Digamos a continuação das emoções neste dia de festa.

Dia de festa?

Claro. Hoje o Rei completa 70 anos de idade.

Cantar o quê?

Quem canta seus males espanta. Mas eu não tenho nada para espantar. Vou cantar isso sim, esta tradicional: Parabéns para você, meu grande Rei, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Com quem será, com quem será, com quem será, que o nosso King vai casar?

Carlos Alberto Alves

--------------------

NOTA SPLISH SPLASH

Matérias e vídeo produzidos em 11-04-2011.


POSTS RELACIONADOS:
8 Comentários

Comentários

  1. Muitos parabéns nesta data tão querida, muitas felicidades, tudo de bom e que haja muito sucesso...

    ResponderEliminar
  2. Tudo muito lindo!
    Carlos Alberto como sempre arrasa no que escreve. Lindo e emocionante.
    Os aniversariantes e seus depoimentos.Lindos!
    O vídeo do meu maninho. Lindoooo!
    Aí eu já estava chorando...

    Parabéns a todos: Carlos Alberto, meu maninho, os aniversarintes.

    Parabéns ao meu amado amigo Roberto Carlos.
    Roberto, que Deus lhe dê muita saúde, muita disposição, para termos você na luta, cantando e nos encantando por muitos e muitos anos.
    Um abraço carinhoso e alguns dos beijinhos que lhe devo.
    Sua fã desde a Jovem Guarda,
    Carmen Augusta

    Meus amigos, beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Grato pelas suas palavras. De facto, e passe a imodéstia, sempre procuro fazer o meu melhor, sobretudo em relação ao nosso Rei. Nesse sentido, tenho caprichado. E, com praticamente um ano de Splish Splash, já muito escrevi sobre Roberto Carlos. Nos bons e maus momentos, como agora aconteceu nessa fatídico sábado, dia 16.
    Também sou fã de RC desde a Jovem Guarda, quando, ainda muito jovem, ficava ao lado de um pequeno receptor de rádio a acompanhar o programa de discos pedidos. E quando Roberto Carlos era solicitado, esfregava as mãos de contentamento. Quem diria que, hoje, estaria aqui escrevendo sobre o Rei. Caprichos do destino.
    Um grande abraço.
    Carlos Alberto Alves

    ResponderEliminar
  4. Rosa Maria Sa Pereira19 de abril de 2011 às 15:15

    Hoje e sempre Nossa Senhora te cubra e bençãos e acalente a tua vida nas horas incertas que tens passado ....
    Que Nossa Senhora ilumine e proteja os teus passos para que possas iluminar os nossos corações com essa Luz que tanto brilhas nas tuas canções , na simplicidade e Humildade de um REI....so tu meu "Rei" Feliz aniversario
    http://youtu.be/dj4b4C-JrkI

    ResponderEliminar
  5. Coisa linda...

    Parabéns meu REI, meu amor...
    Que Deus o abençoe, cure sua dor e te devolva o lindo sorriso que nos encanta!
    Te amo!!!
    Parabéns pelo texto amigo!

    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  6. Carlos Alberto Alves, ficou linda a página sobre o niver do Roberto Carlos. Sinto-me honrada em ter meu nome no depoimento.

    Marlene Gandra
    Academia Divinopolitana de Letras
    Brasil.

    ResponderEliminar
  7. Linda dedicatória do nosso Carlos ao Rei Roberto Carlos. Adorei ler, como adoro ler tudo quanto escreves meu amigo.
    Um abração,

    Fernando Da Costa

    ResponderEliminar
  8. Meu Caro Colega e Amigo Carlos Alberto,
    Obrigada pelas tuas palavras e por teres-me escolhido para um depoimento para tão bonita pessoa como tem sido sempre Roberto Carlos, que não foi apenas Rei no seu País, mas no mundo todo do Amor. Quantas vezes os seus discos foram postos por mim? Não têm conta! Nada me daria mais gosto que cantar essa Avé Maria com ele. E aquela Nossa Senhora... Tão linda!!!
    Só tenho pena que o seu Aniversário tenha sido ensombrado pela triste e súbita partida da sua filha. Os desígnios de Deus são insondáveis. Quanta tristeza consegue caber no coração do ser humano... Que Deus o ajude a curar tamanho desgosto! um beijo com a minha sentida homenagem.

    A ti, Carlos Alberto, contnuação de lindos trabalhos jornalísticos,
    Um abração!
    Da sempre: Filomena Rocha

    ResponderEliminar