2.ª Edição FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa

DO TEXTO:


No próximo dia 26 de Abril, no cinema São Jorge, a Padrão Actual, a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC inauguram a segunda edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa com a ante-estreia do documentário "Lixo Extraordinário", do realizador brasileiro João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley e com produção executiva de Fernando Meirelles.

Lixo Extraordinário tem conquistado o público e a crítica em todos os festivais onde foi exibido, pela forma sensível e digna como retrata o trabalho de Vik Muniz, um dos maiores artistas brasileiros contemporâneos e um grupo de pessoas que trabalham numa lixeira.

O artista brasileiro Vik Muniz cria fotografias usando pessoas e materiais dos locais onde elas vivem e trabalham. Na sua série "Sugar Children" fotografou retratos de crianças pobres usando açúcar das plantações do Caribe. Quando os realizadores Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley começam a seguir o trabalho de Muniz, o fotógrafo estava a desenvolver a ideia para o seu próximo projecto. Muniz sabia que queria trabalhar com o lixo, mas ainda não tinha decidido o local. É então que decide ir até ao Jardim Gramacho, a maior lixeira do mundo, localizada no Rio de Janeiro. No Jardim Gramacho, Muniz conhece os catadores do lixo, homens e mulheres que separam o lixo que se pode reciclar de todo o restante. Serão eles os protagonistas do seu novo trabalho e com isso ganharão também uma força e uma dignidade que mostra que a arte tem também um poder.

Nesta 2ª edição serão exibidos outros filmes de grande qualidade de todos os países de Língua Portuguesa, haverá mesas redondas e workshops. Abaixo toda a programação.


Para mais informações:
Gestora do Projecto
Mariana Amado Castro Caldas
+351 213407150

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários