Eduardo Souto Mouro Ganha Prémio "Nobel" da Arquitectura

DO TEXTO:


Eduardo Souto Moura foi hoje distinguido com o prémio Pritzker 2011. A escolha do júri é justificada pela capacidade de misturar características em conflito, como o poder e a modéstia, o rigor e precisão na Arquitectura e pela "profunda sensibilidade" ao contexto em que as obras se inserem.


O prémio Pritzker é o mais importante galardão da Arquitectura mundial - e por isso considerado o nobel desta disciplina. Na lista de premiados já havia um português: Siza Vieira, que foi distinguido em 1992. Oscar Niemeyer (1988), Frank Gehry (1989), Norman Foster (1999) e Zaha Hadid (2004) também fazem parte da lista de distinguidos.

O mercado municipal de Braga, a ponte Dell'Accademia, em Veneza, Itália, a reconversão do Convento de santa Maria do Bouro numa pousada, em Amares, e o Estádio Municipal de Braga (foto) são alguns dos seus principais projetos.

Um nome da "Escola do Porto"

O arquiteto Eduardo Souto Moura, reconhecido como um dos grandes nomes da arquitetura moderna portuguesa, iniciou o seu percurso profissional ao lado de Siza Vieira, seguindo a "Escola do Porto".

Nascido em 25 de julho de 1952, no Porto, o arquiteto integra o núcleo de profissionais da "Escola do Porto", ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado, em 1980, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Antes mesmo de se licenciar, entre 1974 e 1979, Souto Moura colaborou com Álvaro Siza Vieira, o único arquiteto português que conseguira até agora ser distinguido com o prémio Pritzker (1992).

Souto Moura iniciou a sua atividade como profissional liberal em 1980, ano em que recebeu o seu primeiro prémio, da Fundação António de Almeida.

Ao longo da sua carreira, o arquiteto tem sido requerido para lecionar em algumas das mais conceituadas escolas de arquitetura, atividade que iniciou, em 1981, na Faculdade de Arquitetura do Porto, mas que já o levou a dar aulas nas escolas de Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

O arquiteto recebeu vários outros prémios, destacando-se, entre outros, o prémio internacional "Pedra na Arquitetura" para a casa, em Braga, concedido pela Feira de Verona, e o prémio anual da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte.

Destaque também para o Prémio Pessoa, em 1998, e o prémio Secil 2004, pelo projeto do Estádio Municipal de Braga, construído no âmbito da realização em Portugal do Euro2004.

As suas obras mostram equilíbrio, onde se destacam formas simples, e Souto Moura fez trabalhos tão distintos como a ponte Dell'Accademia, em Veneza, Itália, ou o projeto de arquitetura para o Metro do Porto.

"Não há ninguém que defenda mais a sua obra do que os arquitetos, mesmo entrando em grandes contradições. Reparo que eu, os meus amigos e pessoas com quem convivo defendem as obras como os filhos, até ao ridículo, quase", afirmou Souto de Moura ao semanário Expresso, em novembro de 2003.

Um dos mais recentes trabalhos que assina é a Casa das Histórias, o Museu de Paula Rego, em Cascais.


-----------------




Matéria enviada por Miriamdomar, representante do Splish Splash em Porto-Portugal.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários