Dia Mundial da Água

DO TEXTO:




História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.



Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º – A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º – A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

http://salveoplanet.wordpress.com/

Planeta Água



O nome já diz tudo, é sobre preservação e uso consciente deste nosso bem mais precioso. Se saber usar não vai faltar. Tome uma atitude enquanto ainda há tempo!


POSTS RELACIONADOS:
20 Comentários

Comentários

  1. Amiga Carmen,

    A propósito, muito oportuna e concienciosa esta sua matéria.

    Eu não sabia do Dia Mundial, dedicado a um bem muito precioso para a sobrevida em geral.

    Muito menos que seria ele, no dia do aniversário de minha filha.

    Vou já passar este link pra ela até mesmo como um presente, pois ela está a 500kms de mim.

    Que estas moléculas de hidrogênio, associadas às de oxigênio, dê a ela muita vida, muita saúde, tendo em vista que é pra isso que ela existe, não é mesmo?

    Ressalto que depois que me aposentei e virei doméstico, o que já fazia desde menino, agora faço com mais intensidade que é lavar louça.

    Tenha a certeza de que quando vou ensaboar os pratos, coloco 4 de uma vez só até mesmo para economizar tempo e água.

    Não gosto de me demorar muito tempo em banhos; não gosto de escovar dentes debaixo de chuveiros; economizo na lavagem dos pratos e não acho certo lavar passeios com água de mangueira.

    Que o mundo tenha conciência disso e que todos façam corretamente a sua parte.

    Sabia que se vc conseguir todos os dias de sua vida, beber um pouco de água em jejum pela manhã, vc consegue manter um equilíbrio orgânico satisfatório para sua saúde?

    Conheci, há 30 anos atrás uma pessoa que fazia isto com muita disciplina.

    Parabéns pelo Post! Uma excelente matéria

    ResponderEliminar
  2. Olà querida Guta! quando a agua te chega como no Japao é sim dramàtico, mas quando éla te chega pura para te alimentar e lavar coisa sim normal mas sim maravilhosa ao mesmo tempo.E quando pensamos que hoje em dia ha muitos seres humanos com falta dela coisa triste e incrivel sem duvida.Vamos pensar mais vezes em toda essa gente que tem falta de agua para economizar um pouco como disse muito bem o nosso amigo Bottary.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ó Manel, a malta aqui em Portugal anda a pensar em instituir o Dia Nacional do Vinho.
    Tem que haver dias pra tudo, né?!
    :)
    Abraço verde-tinto.

    ResponderEliminar
  4. Olá Bottary!

    Aqui em casa quem lava as louças também é meu marido, que sempre me ajudou.
    Só que ele não é de economizar muito não. Eu tenho de ficar falando para ele: Olhe a água!

    Parabéns para sua filha.Dureza tê-la tão longe, né?

    Obrigada!

    Um abraço,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. Olá meu querido Manuelito!

    Verdade, a água nos trás alegria e tristeza.
    Muito triste o que aconteceu no Japão, deixando muita dor e sofrimento.

    Realmente temos de pensar neles e nas futuras gerações e economizar muito a água.

    Obrigada meu amigo!

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  6. Olá maninho!

    Vou fazer uma reclamação: A postagem é minha e você conversa com o Manuelito?
    Cadê meu comentário?

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  7. O pà! a Guta tem razao!mas desta vez enganaste mesmo? ou foi por causa do vinho que pensaste em mim?quem te ouvir até vai pensar que eu sou um borrachola.Mas pa falrr du diah da fiesta do binho dberia sir tolos diaaaaaaaaaaassssssssssssss!garrafoes! diguo abrazoes!

    ResponderEliminar
  8. Ó Manel, não disfarces, pá!

    Não és um borrachola, é claro, mas como bom portuga que se preze gostas duma pinga à maneira, em especial quando a malta tem que regar com um bom cozido à portuguesa, uma bacalhuada à maneira, uma feijoada à transmontana, uma sardinhada assada com pimentos e broa de Avintes, umas tripas à moda do Porto, uns rojões à moda do Minho, uma carne de porco à alentejana, etc., etc.
    Ainda há pouco jantei e já estou a ficar com uma fome do carago só de pensar. E com sede também. Por isso, vou mas é terminar esta conversa.

    Gudvai que eu gudfico!

    :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Ó maninha!
    Vais reclamar de quê?
    O Manel é que tem a culpa toda pois faz sempre comentários que fazem perder um gajo.
    Desconfio que ele faz de propósito só pra pegar comigo.
    :)
    Beijinhos do teu maninho.

    ResponderEliminar
  10. fico feliz por ter nascido no dia mundial da agua, deve ser por isso que sou tao chorona hehehe, e sempre fui apaixonada pelo desenho a pequena sereia cujo o qual o meu pai sempre c esforçou para gravar os epsodios para eu poder cumprir com minha obrigaçao de boa samaritana.
    bj e obrigada papai.


    p. s. Ai seu portuga, sou eu a filha do botary viu v c nao apaga meu comentario hehehe
    bj pra vc tbem!!!

    ResponderEliminar
  11. Olha aí Patrão+zinho!

    Minha Gatinha fazendo seus comentários no maismelhorportaldomundoearredores, eheheheheheh!!!!!!

    Tal pai! Tal filha!

    Abraços Paracatuenses, viu?

    ResponderEliminar
  12. Olá, Liz!
    Como é que eu ia apagar o teu comentário tão bem escrito e ainda por cima vindo da filha do Grande Bottary que ao que vejo também tem uma Grande filha?
    Se fosse a cortar algum comentário, teria cortado um que está aqui neste post que em vez de água fala de vinho. Não me lembro de quem é o comentário mas parece-me que é do portuga Manel. Só podia, né?!
    :)
    Abraços

    ResponderEliminar
  13. GRANDE?
    é porque vc não nos conhece bem d pertinho hehehe,
    O coração sim é realmente muito grande.
    Há e a barriga do papai tbem hehehehe
    BJ

    ResponderEliminar
  14. O Bottary tem a barriga grande???
    Lá vai ele começar a fazer dieta, coitado.
    A minha maninha Guta disse-me que jogar matrecos faz emagrecer e por isso eu estou mesmo a ver o Grande Bottary a jogar matraquilhos e depois, de tanto suar, em vez de água vai começar a beber vinho.
    eheheheh
    Abraço
    Ah! Antes que o Grande Bottary venha interrogar a malta, eu digo já que matrecos é igual a matraquilos, igual a pibolim. eheheheh
    Gostava de jogar uma de pibolim com o Bottary. Era o delírio!

    ResponderEliminar
  15. Antesque o Bottary venha perguntar, eu digo que sem querer escrevi matraquilos em vez de matraquilhos. É o que faz a pressa!
    :)
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Olá!

    Cá em casa quem lava a loiça é a Maria, que é o mesmo que dizer que é a máquina! mas o maridão não poupa nada a água! Tou sempre a dar-lhe na cabeça pois abre a torneira do chuveiro e fica sentado na sanita (vaso) uns 10 minutos a dormir! Dá tempo de eu passar á frente e tomar o meu banho!

    Mas afinal o que é que se passa com a barriga do Bottary?

    Não é o cração dele que é grande?

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Beijos verdes-tintos (como diz o patrão - gostei do dia do vinho)!

    ;-)

    ResponderEliminar
  17. Ola! Amigos e amigas, portugas e brasucas!

    Ola! Minha gatinha querida!

    Na verdade o que minha filha tá querendo dizer é que depois que me casei, a long time ago, minha barriga ficou mais sexy.

    Jamais vou jogar matraquilhos ou que seja Totó, para emagrecer, pois que a patroa adora a minha barriga sexy. ehehehehee!!!!! Até porque, se jogar com o portuga, vou bater de 10 a zero,
    ok, portuga?

    Abração a todos os invejosos de minha barriga!

    ResponderEliminar
  18. Grande Bottary!
    Não sei atése a partir de agora deva dizer Pequeno Bottary!
    Com efeito, você se assustou vendo um portuga desafiando você pra jogar uma de pibolim. Você, está é cdom medo de perder comigo e depois vir nos jornais em letras gordas dizendo:
    PORTUGA GANHA A BRASUCA EM PIBILIM!!!
    Tá na cara, Senhor Bottary!! Cê tá com medo, bicho!
    Se fosse o Roberto Carlos, tenho certeza que ele não iria dizer que não a um desafio, ainda pra mais vindo de um portuga.
    Senhor Bottary, pense bem, viu?!
    Abração

    ResponderEliminar
  19. Sebastião I.Oliveira30 de março de 2011 às 00:29

    adoro ler V/comentários luso/brasuca,com bastante humor e mt.ficção. Parabéns aos intervenientes.

    ResponderEliminar
  20. Carago!
    Se eu sabia que estes comentários seriam motivo para o meu padrinho vir aqui, há muito que já tinha arranjado aqui de propósito assunto que desse pano pra mangas só para eu ter o prazer de o ver por aqui.
    Cuidado, malta! Ter aqui o grande Sebastião Oliveira não é para qualquer um!!!
    Ele tem uma pinta do carago, gente!
    Pra mim, antes do nosso Roberto está ele. Só por isso vocês já imaginam, né?!
    ;)
    Abraços felizes

    ResponderEliminar