Beatles lançavam seu primeiro álbum há 48 anos

DO TEXTO:

Please Please Me ficou 29 semanas no primeiro lugar da parada britânica

Há exatos 45 anos, no dia 22 de março de 1963, os Beatles davam o primeiro passo para cravar seu nome na história. Please Please Me, álbum de estréia do grupo, foi lançado nesta data na Grã-Bretanha, e, cerca de uma semana depois, já estava na lista dos dez mais vendidos.


O álbum, produzido por George Martin (conhecido como o quinto Beatle, Martin produziu todos os álbuns da banda até sua separação, em 1970) conta com 14 músicas, das quais oito foram compostas por John Lennon e Paul McCartney.

O debut dos Beatles foi apressado pelo sucesso que o single homônimo ao álbum alcançou na Inglaterra - lançada em compacto com a canção "Ask Me Why", a música chegou ao primeiro lugar da parada britânica. Com a previsão de que os Fab Four estavam no caminho certo, foi decidido que era hora de gravar um álbum completo.

Quatro das canções do disco já estavam gravadas - duas do primeiro compacto lançado pelo quarteto, "Love Me Do"/"P.S I Love You", e duas do seguinte. As outras dez músicas (veja a lista ao final desta matéria) foram gravadas em apenas um dia. Às 10h de 11 de fevereiro de 1963, os meninos de Liverpool entraram nos estúdios Abbey Road, em Londres, e começaram a tocar. Lennon, McCartney, George Harrison e Ringo Starr saíram de lá por volta de 22h45. A última canção a ser gravada foi "Twist and Shout", composta por Phil Medley e Bert Russel - é dito que Lennon estava com dores de garganta nesse dia, e que George Martin deixou "Twist..." por último por saber que a canção "acabaria" com a voz do cantor.

Please Please Me ocupa o 39° lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da RS EUA. A compilação ficou durante 29 semanas na parada britânica. Na época, o LP não foi lançado nos Estados Unidos - isso só aconteceu depois que o catálogo dos Beatles foi padronizado em todo o mundo.

Veja abaixo a lista de músicas de Please Please Me.

"I Saw Her Standng There"
"Misery"
"Anna (Go to Him)"
"Chains"
"Boys"
"Ask Me Why"
"Please, Please Me"
"Love Me Do"
"P.S. I Love You"
"Baby It's You"
"Do You Want to Know a Secret"
"A Taste of Honey"
"There's a Place"
"Twist and Shout"


----------------------------------




Matéria enviada por Miriamdomar, representante do Splish Splash em Porto-Portugal.

POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Ola! Miriam,

    Muito boa esta sua iniciativa de colocar esta matéria, tendo em vista que ela nos mostra o nascimento de um grupo que revolucionou formas de pensamentos e comportamentos, que até então eram tidos como tabus na sociedade de uma maneira geral.

    Com a chegada deles e suas idéias progressistas, o mundo todo revolucionou-se nos seus aspectos sociais e culturais, modificando o panorama musical.

    Muitos foram os cantores e grupos que neles se inspiraram para iniciarem suas carreiras.

    Agora, se me permite uma brincadeira que aprendi na época, em que ficava com o ouvido garrado no rádio, sintonizado na Rádio Mudial do Rio de Janeiro, para ouvir o programa do Big Boy, que somente passava as músicas dos Beatles:

    "Certa feita liguei para Liverpool, nos estúdios da Abbey Road e perguntei: Hello! O Ringo Star?

    Respondeu-me o mordomo do outro lado da linha: Oh! No, Sir! Foi PaulMcCartney no correio.

    E eu insisti: E o George?

    Respondeu-me novamente o mordomo: O George está Lennon.

    Abraços! eheheheheh!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olà queria Miriam!é verdade que os Beatles trouxeram muito modas e deixaram muitas belissimas recordaçoes.Estou me lembrando de uma musica Portuguesa nem sei agora quem cantava mas o titulo éra (o tempo volta pra traz) e outra! mas esta conheço melhor: velhos tempos e belos dias.Gostei do teu poste porque faz recordar a nossa digo a minha juventude.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Bottary
    Os Beatles ,realmente ,tiveram um papel enorme no evolução da música e da sociedade da época!
    São e serão uma lenda, viverão eternamente !
    Gostei do "está Lennon"!:)))
    Abraços
    Miriamdomar
    P.S.Desculpe ,só responder agora ao seu comentário!

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuel
    Os Beatles são inesqueciveis!
    O seu bom humor sempre em alta!!:)))))
    Só por isso ,vou-lhe dedicar esta canção !

    Tempo Volta Para Trás- Tony de Matos

    http://www.youtube.com/watch?v=LOtAfLvhSZo

    Beijinhos
    Miriamdomar

    P.S.Desculpe, só responder agora ao seu comentário!

    ResponderEliminar