Viña Del Mar

DO TEXTO:


Por: Eduardo Lages

Estive lá já algumas vezes, talvez seis ou sete. No festival, que me lembre, fui com Benito de Paula, com Marcio Greyck, com Zezé di Camargo e Luciano e tres vezes com o RC. Talvez uma ou duas vezes a passeio.

O festival de Música Popular que lá se realiza anualmente, é um dos maiores eventos musicais da América do Sul, Central e de todos os países de língua espanhola no mundo. É transmitido direto pra todos esses lugares via tv , rádio e agora também pela internet. O Brasil, por ser um país de língua portuguesa, se mantém alheio a todo esse acontecimento.

Trata-se de um festival aguerrido, onde se apresentam estrelas internacionais, que são assistidas por um público politizado e extremamente exigente. Há inclusive uma situação em que um determinado artista ou uma música não agrada e aparece o que eles chamam de “monstro” que nada mais é que uma manifestação da platéia contra o que está sendo apresentado. Há também troféus que vão sendo entregues pelos apresentadores aos artistas que estão se saindo muito bem. Eles(os apresentadores) invadem o palco e entregam, de acordo com o que o público vai pedindo, uma Tocha de prata , depois uma Tocha de ouro e finalmente, quando o artista domina totalmente a plateia, entrega-se uma troféu “Gaivota” (a gaivota é o símbolo da cidade), a consagração definitiva..RC ganhou todos...

O impressionante é que apesar do temor de todos os artistas que lá se apresentam, alguns até já tendo recebido vaias famosas, o Roberto parece que está cantando em Cachoeiro de Itapemirim, com seu jeito simples, sorriso aberto e voz serena, cativando todos os presentes . Como se diz na minha terra, Niterói, ganhar todos aqueles troféus é como “tomar biscoito da mão de criança”, tal a facilidade com que o Roberto conquista aquelas pessoas .

Mas tem uma coisa; enquanto todos os artistas se preocupam com o que vai acontecer naquele cenário monstruoso, cheio de tecnologia, organização e ostentação, onde painéis de leds são testados, tecnologias de áudio de ultima geração são apresentados, Roberto diz: “To tranqüilo, minha equipe sabe o que faz” e nisso ele inclui, som, luz e banda.

Bom isso, ne?

A foto é de uma pequena análise feito por um temido crítico musical chileno sobre o meu compadre (clique aqui para ler a crítica na integra).

Abraços.

Eduardo



POSTS RELACIONADOS:
7 Comentários

Comentários

  1. esqueçi lindos vi em fotos hummmmm

    ResponderEliminar
  2. OLá Maestro,

    Já tive oportunidade de escrever lá no seu blog sobre esta reportagem, mas aproveito agora pra dizer que é muito bonito o carinho que você tem pelo Roberto!

    Tantos anos depois, ainda esse carinho todo .... é.... Roberto é um cara muito especial mesmo, só pode!

    Beijos lisboetas

    ResponderEliminar
  3. Ola! Maestro!

    A grande vantagem deste que é o mais melhor Portal do mundo e arredores, é que podemos todos, sem exceção, externar os nossos pontos-de-vistas, contrapondo-se até mesmo, se for ocaso, à este Portuga do carago, que é o seu digníssimo sócio e cumpadre.

    Portanto, eu digo que é sobremodo fácil entender o porquê destas situações "diferentes" e sublimes porque passa o Roberto Carlos, em seus ambientes de trabalho.

    É de ressaltar, prezado maestro,que vsa. tem ao seu lado uma pessoa que é de uma alma bondosa, como todos sabem evidentemente, e que possui uma luz que, "invisivelmente" irradia contagiando àqueles que ali estão por perto, fazendo do seu ambiente algo como que familiar, e, por conseguinte, o colocando, muito à vontade, para externar o seu sentimento e cantar da forma como ele mais gosta.

    Além do quê, sendo vsa. o seu braço direito, ele tem a dita tranquilidade, visto que vsa., juntamente com toda esta banda RC9, que diga-se de passagem é algo incrível de fantástico, somado à todos os auxiliares que se encontram nos bastidores dos seus shows, promovem esta possibilidade.

    Vocês estabelecem aí, os tentáculos de uma organização harmoniosa e talentosa naquilo que fazem.

    Neste emaranhado de harmonia musical e humana contagiante, o Rei Roberto Carlos é a meu ver o maior beneficiado, até mesmo pela sua simplicidade.

    O que se pode dizer é que percebemos o inexplicável explicável, na medida em que o resultado de tudo isso, transcende o limite do raciocínio comum.

    Em poucas palavras quero dizer: Meus Parabéns à todos vocês, maestro!

    Ao Roberto um grandisoso abraço do fã-cantor, Bottary

    ResponderEliminar
  4. Olá querido Maestro!

    Já fiz meu comentário lá no seu blog , e volto a dar os parabéns a todos. Mas a alma de tudo isso são duas maravilhas: O Maestro querido e também o seu querido compadre,o nosso muito amado Roberto Carlos.

    Beijos para todos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  5. OLà Maestro,olà Mindo! jà vao ser tres comentarios que fasso e este assunto nao sei o que passa mas nao o consigo enviar.Mas eu queria dizer que entendo perfeitamente que Maestro se sinta urgulhoso de ler estas ciriticas a respeito do seu compadre.Mas ao mesmo tempo eu nao li nenhuma novidade deste critico Chileno da musica falando do NMQT.Sabemos tambem que tudo que foi dito sobre ele a gente jà sabia.E que o REi é amado por toda a America do Sul quase tanto como em Portugal isso é que talvez toda a gente nao sabia.Por isso imaginem se esse show se passa-se em POrtugal seria o verdadeiro delirio jamais vivido por ninguem.Bom, eu digo isto porque nao fiu ao Chili e nem assisto a um show do Rei desde o ano 1890 digo 1990.Agora toda a gente compreenderà no delirio negativo que eu me encontro sabendo que talvez jà nao assitirei a mais nenhm show.Mas quero acabar positivo dizendo que vou continuar no meu sonho porque esse sim me faz delirar cada vez que o vivo mas dormindo esta aqui um pardoxo mas valeu a pena e é mesmo real.Abraços para todos

    ResponderEliminar
  6. Olá Armindo e parabéns por ter trazido para o Splishsplash essa postagem feita pelo nosso Maestro!

    Olá Maestro!

    Como sempre e graças à Deus, só nos trás postagens que nos alegram como esta que aqui está.

    É muito bom saber que num Festival de grande valia como este onde participam artistas de vários países e mesmo diante da exigência do público e da organização do Festival, o Rei com seus quase 70 anos estava firme, forte e seguro e conseguiu levar todos os prêmios.

    É bom sabermos que Roberto tem tudo de bom, uma voz lindíssima de uma melodia invejável, é acompanhado por uma orquestra formada por magníficos músicos e que tem a frente você Maestro, que para nós é o maior Maestro de todos os tempos.

    Então com toda essa junção, não poderia ser melhor, um show de primeira grandeza e agradando a qualquer público, do mais simples ao mais exigente e jamais irá decepcionar.

    Mais uma vez Maestro, parabéns pra você, aos músicos e aos Roberto que tem todos vocês que são artistas maravilhosos e que o acompanham com toda seriedade.

    Beijos Maestro e leve o nosso abraço para Roberto e toda equipe.

    Da sua fã de Fortaleza.

    Mazé Silva

    ResponderEliminar