Mas Vale a Pena

DO TEXTO:




Por: Eduardo Lages


Amigos, não é fácil a vida de roteirista e diretor musical de show de Roberto Carlos. É uma encrenca.... Após anos e anos ouvindo reclamações de fãs, jornalistas, parentes , pessoas na rua me parando pra perguntar porque ele não canta essa música ou outra.....e o pior, tendo que encarar o meu cantor preferido, papel na mão com a lista das músicas que deverá cantar e ele sempre com a mesma frase : “vou pensar, te dou a resposta depois...” e esse depois é sempre 5 minutos antes de entrar no palco.

Se vocês tem curiosidade de saber o que faço durante os 10 minutos que antecedem o show , um dia conto pra vocês....é enlouquecedor....até começar aquela “musiquinha“ de abertura, o velho aqui já tá meio cansado....uuuufffaaa!! . 
E quando ele no meio do show fala: “não quero cantar essa música não! “...e eu tendo que avisar aquele monte de músicos no palco, pessoal da luz, do som, etc...tendo às vezes 10 segundos pra fazer isso....entre uma música e outra....portanto, quando me observarem correndo de um lado para o outro no palco(o que não é raro), fiquem sabendo; o maestro tá em apuros...


Voltando ao que interessa, após todos esses anos, adquiri uma grande experiência no assunto. Sempre observei com atenção, os comentários de pessoas que vão aos shows, sempre observei as expectativas do Roberto, sempre observei o tipo de público que vai a um determinado show...eu não posso usar o mesmo roteiro de um show com 500.000 pessoas nas areias de Copacabana para um show fechado de uma empresa num salão para 300 pessoas de um hotel de luxo.

 E digo mais... no final de todos esses aspectos, muitas vezes frustro o meu gosto pessoal pois certamente tenho as minhas preferidas mas estou ali pra corresponder as expectativas da platéia e do artista. É fácil por no papel outra primeira música que não seja “Emoções” ou uma ultima música que não seja “Jesus Cristo”.

Agora, é mais fácil ainda eu frustrar a platéia que está lá pra gritar : UHUUUUUU !!!! quando ele diz :”Quando eu estou aqui” ou que já se aproxima do palco pra receber as flores quando ele diz “JESUS CRISTO! “ . “Detalhes” no violão, é a hora da intimidade....RC bem iluminado...aquele banquinho aconchegante...momento ideal pra aquela foto que sempre se sonhou ter ou que se pede ao companheiro do lado pra tirar da gente com o Roberto , lindo, ao fundo tocando violão.


Não é fácil a vida de roteirista de show do RC. Pela minhas contas, devo ter feito , mais ou menos, uns 2.200 shows com o Roberto e desses, pelo menos, uns 1.500 sob minha direção musical. Isso significa que já fiquei em dúvida umas 1.500 vezes, antes de começar o show...aqui no Rio, na Amazônia, no sertão do Nordeste, em New York, na selva do Peru, no Canadá, em Paris, em Madrid , no Piauí, no recôncavo bahiano ou num estúdio da TV Globo.


Tenho 800 músicas gravadas por RC no meu I Pod, no pen drive, no notebook, na minha pasta, na minha discoteca, no meu carro.........uuuufffaaa....e na minha cabeça.

Tenho um principio , um meio e um final de show pra cada Canadá, cada New York, cada Paris, cada São Paulo, cada Pindamonhangaba , cada Picos , cada Chile ou pra cada Madison Square Garden....e ainda tenho os amigos que me pedem : “bota tal música no show”... mas tenho o maior artista desse país que me diz sempre: “obrigado, meu maestro, pela sua dedicação”...esse artista me dá um trabaaaaaaaaaaaalho!!!!!MAS VALE A PENA.

Só assim, daqui a muitos anos ainda, vocês vão estar me pedindo: “maestro, põe no show aquela tal música” . Isso é a melhor parte.


Abração a todos.

Eduardo



Eduardo Lages, compositor e maestro do Rei, interpreta emocionado ao piano o sucesso de Roberto Carlos: Como É Grande O Meu Amor Por Você, uma das faixas do seu brilhante DVD COM AMOR.
POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. OLà querida Guta! olha eu nao iria chatiar o Maestro para tocar uma musica ou outra mas sim, que lhe iria preguntar qual a razao porque ainda nao està previsto um show jà nem digo em Portugal mas sim na velho continente que é Europa, para este ano.Realemente jà começa a ser até assunto estressante e que me molesta a cabeça.Para mim deve de haver algum segredo escondido ou alguma razao desconhecida para que isso nao aconteça.Serà que Portugal nao solicita a sua vinda? nao quero crer! oha que eu, so com os meus amigos Portugueses fas enchia uma sala de espetaclo completa.POr isso aqui està uma das razoes onde o Rei e as pessaos que o rodeam e que organizam seus shows tem mesmo que refletir para que isso aconteça o mais ràpido possivel.Ele um dia, nos disse numa cançao, bolas eu nas sou de ferro, e eu estou convencido disso e por isso mesmo é que eu lhe vou pedir pessolemente: Roberto vem depressa a Portugal porque estamos cansados de tanto esperar e voce sabe muito bem que nos te amamos! e quem sabe se para outro que vem eu poderei assitir ao meu segundo show que foi realemente muito pouco do idolo de toda a minha vida.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que show! Maestro!
    Que espetáculo!
    Que maravilha!
    Fiquei emocionado!
    Obrigado Guta por este presentaço!

    ResponderEliminar
  3. Ola! Maestro!

    Então, agora estamos entendendo o porquê que tudo fica aquele showaço de sempre!

    A sua dedicação é que transcende o inimaginável. E eu digo que tudo que assim transcende, é belo.

    Falam que é sobrenatural, o que na verdade não é verdade, mas sim algo verdadeiramente explicável.

    É realmente uma encrenca "sui generis", haja visto que " vou pensar, te dou a resposta depois...", e depois, a 5 minutos antes do show é que dá a resposta, agora entendo mais ainda, porque vsa está com o nosso querido
    Roberto Carlos, há mais de 30 anos.

    A dita experiência que adquiriu, é fruto de sua habilidade flexível em operacionalizar o inesperado.

    Fator preponderante de nos mostrar porque Roberto é um showman tranquilo no que faz.

    Ele sabe com quem está, e, em sua natureza humilde, expressa o que vem da alma: " Obrigado, MEU maestro, por sua dedicação".

    Maestro, eu particularmente gostaria de lhe agradecer por estar todos esses anos ao lado do Roberto, não obstante todas as adversidades enlouquecedoras.

    Para mim, hoje mais do que nunca entendo o porquê dessa amizade eterna entre ambos.

    Un passan, como fã que sou e sei que vai "Valer a Pena", gostaria de lhe fazer um, mas só unzinho pedido: É possivelzinho ele cantar numa de suas entradas, em qualquer lugar, que o sr. decidir, aquela música que citei no post anterior, "Quando digo que te amo". Ela é linda maestro!

    eheheheh!!!!!! Obrigado Maestro!

    Abraços Bottary

    ResponderEliminar
  4. Olá Maestro!

    Minha nossa senhora, isso é que é dedicação!

    Eu até sou das pessoas que acho que os shows do MNQT Roberto carlos devem começar sempre com Emoções, e terminar com Jesus Cristo pois ambas são canções carismáticas! E show do Roberto tem sempre que ter Detalhes, uma canção que eu sei a letra de cór desde os meus 5 anos, nem sequer sabia o significado, mas hoje posso dizer que é a minha preferida do Rei.

    No entanto, acho que com um reportório de 800 músicas realmente o Roberto podia tirar uma e meter outra aqui e ali. Gosto tanto de rotina e nunca ouví num show. Adoro "A primeirs vez" e ele tb nunca canta! Iso sem falar num sem nº de canções que nós gostaríamos de ouvir num show.

    Mas o Roberto é um grande artista, não o maior do Brasil, mas o maior do Mundo e arredores e ele sabe tomar o pulso do público (talvéz por isso e pela confiança que ele tem em sí, ele de repente diga " não vou cantar essa música não" a meio do show!).

    É que um show do Roberto é uma grande emoção para todos nós que vamos assistir, mas concerteza deve ser um prazer imenso para ele, por cantar as músicas que ele mesmo compôs, por sentir a vibração do público, enfim.... ele tb é um ser humano e tb deve ter momentos em que não lhe apetece cantar isto ou aquilo, pq como ele disse uma vez, de repente aquilo que ele escreveu numa determinada fase da vida dele, agora já não faz sentido, pois está noutra fase! mas nós, seu fãs amamos todas as músicas dele, viu, maestro! pode dizer isso pra ele, que tem uma portuga aqui que o adora e que sonha em ir um dia ao camarim pra lhe dizer pessoalmente como o ama!

    Ah, só não gostei de não ouvir Portugal nesse rol de países, onde vocês fazem shows, muito menos Lisboa... eheheheheh

    Estamos todos aqui morrendo de saudades de vocês!

    Quem sabe em 2012 eu tou aí?

    Guta, obrigada pelo post, amiga!

    Beijos Lisboetas
    Ju

    ResponderEliminar