Cavaco é reeleito presidente com 53% dos votos

DO TEXTO:
 Anibal Cavaco Silva se proclama vencedor das eleições em Portugal
(AFP PHOTO / LEONG FRANCISCO)


As eleições foram marcadas por um índice de abstenção recorde, que ficou entre 49% e 54%. A votação ocorre em um período de crise no País.

O presidente português de centro-direita Anibal Cavaco Silva foi reeleito no primeiro turno com mais de 53% dos votos, à frente do poeta socialista Manuel Alegre (19%), em eleições marcadas por uma abstenção recorde, segundo resultados oficiais com base em 98% das circunscrições. A votação se encerrou às 19h de ontem (15h de Brasília).


O índice de abstenção ficou entre 49% e 54%, segundo informações da Comissão Nacional de Eleições (CNE). A jornada eleitoral foi marcada por falhas no sistema informático e na utilização do carnê digital do cidadão, necessário para votar.

Tanto Cavaco quanto Alegre e os outros quatro candidatos que disputavam o pleito haviam convidado a população a ir as urnas, desafiando o clima extremamente frio que o país atravessa nos últimos dias.

Crise

A eleição do presidente de Portugal ocorre em meio a um período de crise no país, que sofre com a falta de confiança dos investidores estrangeiros nas dívidas de economias pequenas e altamente endividadas da zona do euro.

Para combater esse sentimento, o governo português adotou uma série de medidas para conter os gastos públicos e que não foram bem recebidas pela população.

Durante a campanha, Silva disse que Portugal ainda enfrenta a possibilidade de uma “crise grave’’, tanto em termos econômicos quanto políticos, mas disse que estaria preparado.

O governo português insiste em que não precisará de ajuda externa e que as medidas de cortes de gastos serão suficientes para que honre suas dívidas. (das agências)

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O presidente português de centro-direita Anibal Cavaco Silva foi reeleito ontem no primeiro turno com mais de 53% dos votos, à frente do poeta socialista Manuel Alegre (19%), em eleições marcadas por uma abstenção recorde.

24-01-2011

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários