José da Câmara é cabeça-de-cartaz do Natal dos Hospitais

DO TEXTO:

O fadista José da Câmara é o artista cabeça-de-cartaz do espectáculo “Natal dos Hospitais” que este ano vai realizar-se a 18 de Dezembro, pelas 15h00, no Centro de Congressos Casino da Madeira. Segundo o JM apurou, o fadista será o único nome que virá de fora para actuar neste evento, sendo que o restante corpo de artistas será todo ele “regional”.

Filho do também fadista Vicente da Câmara, José da Câmara começou a dar os primeiros passos no teatro de revista, mais precisamente na peça "Lisboa Tejo e Tudo" no Teatro ABC. Na mesma altura, assinou um contrato discográfico com a editora Emi - Valentim de Carvalho e viu seu primeiro álbum editado em 1988, o auto-intitulado "José da Câmara".

Em 1989 participou nos espectáculos "Fado é Vida" e "Um Dia no Alentejo", ambos organizados por Gonçalo da Câmara Pereira e dois anos mais tarde lança o segundo álbum, o "Velha Cantiga”.

Já em 1993, o fadista homenageou em disco a herança recebida, em conjunto com o seu pai, Vicente, e com Nuno da Câmara Pereira. O álbum, intitulado "Tradição", foi a forma encontrada para materializar o agradecimento aos dois.
Em 2000, José da Câmara edita "Noitadas", aproximadamente um ano depois de, juntamente com o seu pai, ter gravado o disco "Um Nome - Duas Gerações".

No início deste ano, e após 24 anos de carreira como fadista, José da Câmara decidiu rumar em busca de outras sonoridades. Admirador de Roberto Carlos, o fadista decidiu juntar a guitarra portuguesa, viola e viola baixo, a alguns dos clássicos do “Rei” da música brasileira, com o disco “Emoções - José da Câmara canta Roberto Carlos”.

Ainda a respeito do alinhamento do próximo “Natal dos Hospitais”, Virgílio Caldeira (do Gabinete Coordenador de Educação Artística, entidade que está a organizar o evento) adiantou que este ainda está a ser acertado uma vez que ainda falta a confirmação de pelo menos três artistas regionais.

Lucia Mendonça da Silva
Jornal da Madeira
29-11-2010

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários