Dia da Consciência Negra

DO TEXTO:
Governo de São Paulo promove atividades culturais durante Mês da Consciência Negra


Novembro é marcado por shows musicais, exposições, encontro de hip-hop e outras atrações, todas gratuitas. Entre os destaques, a participação de D.Ivone Lara e Toni Tornado na Praça da Sé, no dia 20.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, pelo quarto ano consecutivo, promove atividades culturais dentro do Mês da Consciência Negra, na capital.

Além do show na Praça da Sé, no dia 20, com a presença de Arlindo Cruz, D. Ivone Lara e Oswaldinho da Cuíca e Funk como Le Gusta convidando Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo.

No dia 27 de novembro, será aberta a exposição na capital – O que é Consciência Negra para Você?– junto com o IV Encontro Paulista de Hip Hop, no Memorial da América Latina. “Queríamos estimular a contribuição artística à compreensão da população brasileira sobre a questão da Consciência Negra. Através da subjetividade e a sensibilidade de cada um, encontramos novas formas de mostrar o que significa a data”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Por esta razão, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolve, a cada ano, uma campanha em todo o Estado, que culmina com a programação do Mês da Consciência Negra. O tema de 2010, O que é Consciência Negra para Você?, teve como objetivo estimular gráficos, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral a produzir cartazes.

“Depois de lembrar personalidades negras da nossa história, receber cartas sobre o racismo e o preconceito, e mostrar a influência negra na vida brasileira por meio de fotos, a campanha dá um passo à frente. Convidamos os participantes a descrever, com imagens e palavras, o que falamos desde 2007”, afirma o assessor para Gêneros e Etnias da Secretaria, Leandro Rosa, ao relembrar as edições anteriores da campanha.

O resultado da campanha, que recebeu mais de 1500 mil cartazes de maio a setembro deste ano, estará exposto a partir de 27 de novembro, no foyer do Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina. As 51 imagens escolhidas pelo júri e a mais votada pelo público pelo site estarão expostas no Memorial e farão parte de um catálogo, que será publicado em janeiro.

Show na Praça da Sé

No dia 20 de novembro, um palco montado na Praça da Sé recebe as comemorações do Dia da Consciência Negra. As festividades começam no interior da Catedral da Sé, com uma Missa Afro, às 10h.

Após a missa, às 12h, há apresentação do Encontro de Congadas, com cinco grupos de congadas e samba de bumbo do Estado - Congada de Santa Efigênia, Moçambique Capela Santa Cruz do Botujuru, Congada de São Benedito, Cia de Moçambique de São Benedito de São Paulo – Grupo Cambaia, Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida e Samba Lenço de Mauá.

Na seqüência, os apresentadores Max B.O e Mafalda Pequenino abrem o show de rap do evento e convidam ao palco a DJ Pathy de Jesus, EMICIDA e o DJ Meio Kilo.

Às 14h começa o show de MPB, apresentado por Chico César e banda. Na sequência, o público curte o som do DJ Théo Werneck.

A terceira parte do espetáculo é dedicada à música soul, e conta com a participação da banda Funk Como Le Gusta e dos artistas Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo. Para fechar a noite, a partir das 20h, Arlindo Cruz é acompanhado por D. Ivone Lara e Oswaldinho da Cuica.
Confira a programação completa do Show da Consciência Negra na Praça da Sé no
site da Secretaria da Cultura


Dia da Consciência Negra

A data de 20 de novembro foi escolhida como o Dia da Consciência Negra por marcar a morte do maior líder da história dos negros no Brasil. Nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi capturado por portugueses e morto após ter sido denunciado por um companheiro. Neste mesmo dia, o Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros, foi destruído. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro e tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Na cidade de São Paulo, a lei nº 13.707, de 7 de janeiro de 2004, instituiu o feriado na capital.

Programação Dia da Consciência Negra
Grande show na Praça da Sé – Centro
Dia 20 de novembro, das 12h às 22h
Grátis

http://www.cultura.sp.gov.br/

Arlindo Cruz - Meu Lugar




POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Olà querida Guta! estou a ver que ai por S.Paulo à show em todos cantos da cidade.Està muito bem assim! e pelo os vistos hà para todos gostos.So lamento que este dia seja comorado por essa razao onde os Portugueses se pode dizer sao os culpados. Guta mas isto jà é o passado,e ainda bem que hoje hà mais consideraçao pela cor da pel.Beijinhos e goza bem todas essa festas

    ResponderEliminar
  2. Oi Manuelito querido!

    São Paulo é mesmo uma cidade de muitos eventos culturais.
    Mas eu não moro lá.
    Moro em Sorocaba que fica a 90km de São Paul0.
    Pertinho, mas não dá pra ir sempre.
    Agora se eu morasse lá, aproveitaria muita coisa.

    Obrigada meu amigo.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. A cidade de São Paulo é a única metrópole brasileira onde todos os povos e todas as raças são respeitadas no cumprimento de preservação de suas culturas.
    Os ancestrais negros ajudaram a construir esta cidade e muitas outras, por isso respeitar suas raízes é uma obrigação, porque aquilo que conquistamos por direito não precisamos mais pedir ajoelhados...

    ResponderEliminar