Projeto Roberto Carlos - O Mensageiro da Paz

DO TEXTO:
clique na imagem para ampliar

Por Rosemeire Barbosa

Na qualidade de professora da Escola Municipal Prof.ª Olívia Capranico, no Bairro Dedini em Piracicaba, sempre tive para mim que a obra de Roberto Carlos poderia ser de grande valia para os meus alunos em termos pedagógicos. Daí ter incluído em meu planejamento anual o que designei por “Projeto Roberto Carlos – O Mensageiro da Paz” que se tem revelado bastante frutífero na medida em que, aproveitando as comemorações dos 50 anos de carreira do Rei, todas as 22 crianças entre os 6 e os 7 anos de idade do 1.º Ano do Ensino Fundamental 2009/2010, receberam com grande satisfação a proposta de em equipe trabalharem no sentido de apresentarem um projeto de homenagem, projeto a que se dedicaram com grande entusiasmo e que, entre outras iniciativas, resultou em cinco vídeos que constaram na exposição “Roberto Carlos – 50 anos de carreira” levada a ser apresentada na Oca, Parque Ibirapuera, São Paulo, e que podem ser visualizados no Splish Splash Blog, através do link
ttp://splishsplashblog.blogspot.com/2010/03/tributo-roberto-carlos-alunos-de.html


SITUAÇÃO GERADORA

Esse projeto surgiu do desafio de desenvolvimento de ações que facilitassem a inserção dos alunos numa dinâmica capaz de resgatar os valores que muitas vezes são colocados de lado, mas fazem a diferença no ambiente em que vivemos, e trazem bem estar, satisfação, prazer, produtividade, criatividade e saúde mental e corporal. Essas ações estão voltadas para transformar velhos hábitos e costumes, em energia canalizadora e imobilizadora dos bons costumes, de forma a gerar boas ações que baseiam em alguns princípios básicos como: liberdade de expressão, autonomia, responsabilidade, honestidade, solidariedade, justiça, alegria, entusiasmo, amizade, valorização ao próximo, criatividade, compromisso com a transformação social, tendo como intercâmbio sempre o diálogo.

Envolver os alunos e até a comunidade local em atividades práticas e reflexivas, demonstra espírito participativo, construtivo e solidário, respeitando as diferenças e a capacidade uns dos outros. Professores como educadores para a paz, revela-se como uma sólida contribuição à defesa dos direitos fundamentais do ser humano e à melhoria das relações interpessoais. Criar um projeto onde a educação para a paz dentro da escola possa mudar comportamentos de rebeldia através de situações didáticas significativas possibilitando a interação onde tenham um produto final compartilhado, é promover valores e atitudes visando o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. A violência nas escolas se caracteriza por atos de indisciplina, brigas, agressões, depredações, etc. A compreensão de novos paradigmas privilegia a via educativa entendendo a educação, como um dos mapas sociais que possibilitam orientações novas, reorientações e mudanças de posicionamentos.

JUSTIFICATIVA

Diz um provérbio chinês: “A música é a harmonia entre o Céu e a Terra”. Desde os primórdios da humanidade, a música é utilizada como forma de expressar e refletir sentimentos e costumes comuns a uma determinada coletividade. Isso significa ampliar horizontes e exerce uma forte atração sobre as pessoas. Oportunizar esse contato é estender as relações desse fenômeno com o seu contexto cultural, histórico e social. Ao criar um projeto, é importante nortear os objetivos e competências a serem desenvolvidos. Sendo assim, levar para a sala de aula material pedagógico que permita trabalhar de forma lúdica e prazerosa, como textos tirados de jornais, revistas, músicas, vídeos (clipes musicais e filmes), ajuda a desenvolver a curiosidade e o interesse no tema abordado. Outro aspecto importante nesse processo é o papel ativo dos alunos e professor, que interpretam e conferem sentido aos conteúdos, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções, propiciando condições para que desenvolvam sua capacidade dialógica e reconheçam o outro com direitos iguais, o que significa que desenvolvam atitudes coerentes em relação ao que deve ser ensinado ou reforçado na escola.

OBJETIVOS

- Conhecer a biografia e o repertório musical do cantor Roberto Carlos.
- Estimular a capacidade de reflexão sobre as mensagens contidas nas músicas do cantor, ajudando nas relações interpessoais.
- Trabalhar os valores e atitudes (socialização, respeito, união, cooperação e não violência) dentro das atividades propostas.
- Promover o acesso à cultura mediante as experiências vivenciadas pelo grupo.
- Homenagear o cantor Roberto Carlos pelos 50 anos de carreira.
- Compreender a música como forma de expressar sentimentos;
- Reconhecer a leitura como fonte de informação e produção.
- Produzir textos simples como mensagens e recados.
- Trabalhar o movimento e expressão corporal através da música.

METODOLOGIA

A metodologia adotada abordou as temáticas de maneira lúdica e prazerosa, privilegiando recursos dinâmicos como músicas, pesquisas na internet (com a família e professora), confecção de cartazes com paineis de fotos antigas e recentes trabalhando a linha do tempo nesses 50 anos de carreira. Na roda da conversa, momento de socializar as informações, onde era discutido as mensagens das músicas trabalhadas, assim como, as notícias, recortes, biografia e comentários dos familiares sobre o desenvolvimento do trabalho.

ÁREAS DO CONHECIMENTO TRABALHADAS NESSE PROJETO:

LINGUAGEM ORAL - Socialização das pesquisas solicitadas sobre a biografia do cantor e repertório musical (mensagens das músicas), utilizando os recursos necessários ao diálogo como ouvir atentamente, respeitar a fala dos colegas e professora e expor idéias e opiniões sobre o tema.

LINGUAGEM ESCRITA - Mensagens/recados produzidos pelos alunos, com a intervenção da professora na escrita correta das palavras.

ARITMÉTICA - Linha do tempo – fotos, notícias, recortes de jornais e revistas sobre os 50 anos de carreira. Construção, leitura e quantificação dos numerais até 50.

CONHECIMENTO DE MUNDO - Estudo da biografia do cantor desde a infância até os dias atuais e sua importância na cultura brasileira.

MÚSICA - repertório musical

MOVIMENTO - Coreografia

ARTES - Expressão corporal

AVALIAÇÃO - Observação do desempenho da turma ao longo das atividades propostas (pesquisas, interação, socialização, mudança de posicionamentos, contribuição no mural).

PRODUTO FINAL - Produção de um vídeo documentando todo o processo do trabalho desenvolvido sobre o cantor Roberto Carlos, para exposição e apresentação através de data show, na Feira Cultural promovida pela escola cujo público alvo é a comunidade local.

O REI EM ARTEMIS NOS ANOS 70

Buscando novas notícias para levar aos meus alunos, soube que no passado Roberto Carlos teria vivido num rancho em Artemis. No momento, nem liguei os fatos, relacionando Artemis a qualquer outro ponto do mapa do nosso imenso Brasil. Porém, conversando com meu irmão, descobri que a Artemis que eu tinha lido era, na verdade, o bairro Artemis, em Piracicaba-SP.

Fiquei surpresa e emocionada, porque já não era uma realidade tão distante, a nível nacional e internacional. Roberto Carlos esteve aqui e conviveu com muitos piracicabanos. Empolgada, comecei a buscar informações que me ajudassem a chegar ao referido rancho.

Nunca fui até Artemis e não conhecia ninguém de lá. O mais interessante é que, de dez pessoas que interpelei se tinham conhecimento que em outros tempos Roberto Carlos tinha vivido num rancho em Artemis, nove desconheciam. Isso aguçava mais ainda a minha curiosidade a ponto de querer ir até lá e começar a perguntar aos moradores tal acontecimento. Então ocorreu o inesperado. Veio a informação de uma senhora que conhecia o dono do rancho e morava próximo a Artemis, em uma chácara. Ela me passou o nome e telefone do senhor Salvador Cortese, dono do rancho. No mesmo dia liguei e expliquei sobre o projeto que desenvolvia e quanto seria importante para a cidade resgatar essa história desconhecida por muitos piracicabanos. O senhor Cortese mostrou-se resistente em divulgar sobre a estadia de Roberto Carlos no seu rancho, pois em quarenta anos sempre se manteve no anonimato, ou seja, não usou a amizade dos dois para se promover, pelo contrário, prestigiava o artista, mas nutria grande amizade e respeito à privacidade do amigo. Somente os moradores mais antigos de Artemis têm conhecimento de sua amizade a Roberto Carlos e sobre as vindas dele para cá nos anos 70. Argumentando sobre a importância histórica e em se tratar de uma homenagem aos 50 anos de carreira, ele concordou em mostrar as dependências do rancho e algumas fotos tiradas na época. Agendando a minha visita, mal cabia em mim de ansiedade para a chegada do referido dia. Fiz a filmagem do trajeto e ao chegar e contemplar o portão, cantarolei a minha música preferida do Rei: “O Portão”. Ao adentrar, fui muito bem recebida e talvez vendo tamanha empolgação que apresentei, consegui que o Senhor Cortese se mostrasse diante das câmaras e fizesse esse relato tão emocionante sobre aquela época. O que observei em todos depoimentos foi o brilho nos olhos ao falarem do Roberto Carlos. A amizade, amor, respeito e principalmente, a saudade do tempo em que conviveram juntos. Isso vai muito além da admiração. Eles são verdadeiros apaixonados pelo ser humano que o Roberto Carlos demonstrou ser com sua simplicidade e generosidade.

Nos anos 70, o dono do rancho era João Cortese, pai do senhor Salvador, por quem Roberto tinha grande apreço, tanto que iam também para a casa de Roberto no Morumbi, em São Paulo, na ocasião. O filho do Seu João, também acompanhava a família nessas visitas. Hoje, depois de quarenta anos, ele continua a ter contato com Roberto Carlos. De acordo com ele, Roberto morou durante seis anos no rancho com sua família. Ele cumpria sua agenda de shows e se hospedava no Grande Hotel de São Pedro, cidade próxima ao bairro Artemis. Enquanto isso, sua esposa Nice aguardava seu retorno no rancho com os filhos, Ana Paula, Segundinho e Luciana. Um pouco antes de se separarem, Nice comprou o rancho ao lado, mas nem chegaram a morar ali por conta da separação. Nessa época Artemis possuía somente duas ruas. Era um local mais afastado da cidade e com poucos moradores. Hoje, devido a seu desenvolvimento, tornou-se um Distrito.

Da reportagem em vídeo, na segunda parte, o depoimento de Salvador Cortese, filho de João Cortese e dono do rancho desde que o seu pai falaceu.

Na terceira parte, o depoimento de Dona Catarina Nardo e senhor Paulo Nardo, que estavam à serviço do senhor João Cortese como caseiros do rancho e que, não raras vezes conviviam com Roberto. A pesca era um dos passatempos favoritos de Roberto e o senhor Paulo Nardo acompanhava-o com frequência nas pescarias. Essa convivência com os caseiros foi algo significativo tendo em conta que Segundinho, primeiro filho de Roberto, nasceu com uma doença na visão e o filho dos caseiros tinha também um problema semelhante e por isso juntos, buscaram diversos tipos de cura, inclusive a espiritual com Chico Xavier, também frequentador do rancho, segundo confidenciou Dona Catarina Nardo.

Na quarta e última parte, o depoimento de Cecília Surian, viúva de Beto Surian. Beto Surian foi apadrinhado por Roberto Carlos, conseguindo gravar seu primeiro compacto em 1974: Estrada Branca e Doação, com a ajuda do Rei. Beto Surian participou de vinte e dois festivais da MPB e compunha suas canções especialmente para Roberto, até que em 1994 conseguiu seu intento com a música Silêncio. Beto Surian promoveu a “Noite de Vigília,” evento filantrópico, durante cinco anos consecutivos e foi o coordenador da campanha idealizada por Roberto e Nice, denominada “Campanha do Agasalho - Eu quero que você me aqueça neste inverno”, as duas em Piracicaba, nos anos 70, conseguindo arrecadar várias toneladas de alimentos, remédios e agasalhos, doadas para as entidades sociais.



VÍDEO 1 – Chegando ao rancho em Artemis.




VÍDEO 2 – Salvador Cortese, dono do rancho.




VÍDEO 3 – Paulo e Catarina Nardo – caseiros do rancho.




VÍDEO 4 - Beto Surian - compositor de “Silêncio”.



POSTS RELACIONADOS:
12 Comentários

Comentários

  1. À todos os amigos do SplishSplash.
    Uma das maiores emoções da minha vida pessoal e profissional está acontecendo neste momento,poder compartilhar com outras pessoas que,assim como eu,admiram o ser iluminado que é Roberto Carlos. Por onde passo encontro pessoas me parabenizando pelo trabalho que desenvolvi e continuo a desenvolver, agora com maior conhecimento. Falar e trabalhar esse artista é um privilégio, tamanha a importância que ele representa para a música popular brasileira. Simplesmente ele cativa. Crianças que não conheciam suas músicas,ao conhecê-las, passaram a admirá-lo. Enfim, agradeço ao Armindo por essa oportunidade e pela criação artística da matéria.Obrigada Roberto Carlos, pelas emoções que pude sentir com esse trabalho que ´será inesquecível para mim e meus alunos. Abraços robertocalísticos para todos. Deus abençõe.

    ResponderEliminar
  2. Olá professora Rosimeire!!!

    O seu Projeto envolvendo a vida do nosso Rei, foi fantástica, já que esse grande ídolo, estava comeorando os seus 50 Anos de carreira.

    Gostei de ver a elaboração desse Projeto, onde cada ítem como objetivos gerais e específicos, as estratégias e o fechamento com nota 1.000, mostrando através dos quatro vídeos postados, as buscas e conquistas, resgatando um pouco da vida de Roberto. A descoberta dessa chácara que o Rei vivera na época de 70 e depois utilizava para compor grande números de suas canções, por ser um lugar calmo e aconchegante, dá um vontade também de conhecer.

    O empenho dos educandos com a mestra, ações de trnsformações do que realmente vivenciaram e muitos desses valores foram assimilados e incorporados por eles e que estes valores são indispensáveis ao ser humano como a consciência, a autonomia, a cooperação, a amizade e muitos outros citados aqui.

    O resultado desse Projeto, trabalhado de uma forma cons trutivista, isto é partindo do concreto para o abstrato. Todo Brasil, ganhou com suas pesquisas, os objetivos propostos.

    Cada detalhe do que vimos na chácara foi importante, fotos antigas da família, o rio o barco, onde encontramos na internet fotos de Roberto pescando com a sua varinha na mão, mas jamais pensei que fosse aí em São Paulo(Artemis).

    Rosemeire, cada objeto, cada foto ou o lugarzinho por onde ele passou, fiquei emocionada.

    Espero amiga Rosimeire, que se ainda não viu o nosso lindo Rei, que tenha a sorte de encontrar e dar um beijo bem merecido.

    Beijos !!!

    Mazé Silva

    ResponderEliminar
  3. Simplemsente fabuloso!!! Que coisa linda, que resgate fantástico que a Rosemeire está fazendo!

    Parabéns pela sua inciativa Rosemeire, quem dera tivéssemos mais educadores tão comprometidos em despertar em seus alunos o interesse pela cultura.

    Muito me alegra o fato de ser o artista Roberto Carlos o escolhido por você!
    Roberto é REI por merecimento, faz parte da nossa cultura, há 50 anos nos emociona e mostra o que é o amor!
    AMEIIIIIIIIIIIIIII

    Obrigada!!!
    Beijos azuisss

    ResponderEliminar
  4. Olha querida Rosemeira! jà à algum tempo que nao tinha passado aqui no splish splash por varias razoes e jà tinha muitos desejos.E logo que entrei e descobri este teu projeto falando do nosso rei fiquei encantado.Que emocionante ouvir falar gente que lidou com o Rei e so dizer bem dele.Boa ideia tu escolheres o REi como o mensageiro da paz.Foi realemente uma maravilha todos estes video que realizas-tes. Para nos fas é sempre fabuloso aprender e saber como vivia e onde vivia o nosso idolo.Obrigado Rosemeire por tudo isto.Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amigos Mazé, Con, Manuel e Glória.

    Muito obrigada pelas palavras carinhosas e de incentivo. Se Deus planejar em meu destino conhecer o nosso querido Rei,saibam que será um dos dias mais felizes da minha vida. Conhecer o artista será maravilhoso mas, a pessoa será fenomenal.Antes do projeto eu admirava o cantor,onde muitas canções suas foram registradas em passagens da minha vida, mas conhecer esse ser maravilhoso,humilde e generoso será duplamente maravilhoso. Quem sabe... Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir para vc, Mazé, me enviar as fotos que encontrou do Roberto com a varnha de pescar. Fiquei curiosa. Um forte abraço a todos.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Rosemeire!

    Eu não preciso de dizer mais nada pois todos os nossos amigos já muito disseram sobre o teu importante trabalho.

    Os meus parabéns vão para ti e para os 22 robertocarlisticos da tua turma para quem eu mando um grande abraço.

    A professora já mostrou a foto à malta, digo, à galera?

    :)


    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Olá, Senhor Manuel!

    O Senhor já anda a dar muitas desculpas por não aparecer tantas vezes como antes aqui no Splish Splash.

    Por isso, aviso-o que se não se portar bem corre o risco de ser despido, digo, despedido, do blog mais melhor bom do mundo e arredores.

    Pior do que isso, corre ainda o risco de levar um raspanete da Gutinha.

    Depois não diga que não o avisamos!!!

    Abraços robertocarlisticos

    ResponderEliminar
  8. Olá Rosemeire!

    Não disse que saia logo?
    Patrãozinho demora, mas faz.
    Ele é perfeccionista, se não estiver do gosto dele...

    Parabéns amiga, seu trabalho só merece elogios, e os amigos já disseram tudo.
    Os vídeos são de emocionar.

    Continue firme nesse projeto, que está uma beleza.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  9. Ola! Professra Rosimeire,

    Muito nos honra, de muito mais que um comentário, fazer-lhe, na verdade um agradecimento e congratulações acerca deste belíssimo trabalho: " O Mensageiro da Paz".

    Como o próprio Sr.Salvador disse, Roberto Carlos é uma pessoa muito boa, um Espírito de Luz, de um extremo magnetismo, confirmando até o que já temos dito a respeito dele, em nossos artigos e considerações robertocarlísticas.

    PAZ É UMA CONQUISTA INTERIOR!

    E este, Mensageiro da Paz, deve ter ficado muito contente com o seu projeto, motivo de orgulho pra você e todas estas crianças quê, de uma forma ou de outra, guardarão eternamente, esta lembrança maravilhosa que foi estudar e entender a vida de uma pessoa que é um exemplo de bondade e Luz, pra todos nós.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  10. Prezada Professora Rosimeire,

    Esqueci-me de, se me permite, fazer aqui uma pequena homenagem ao compositor da música Silêncio, cuja melodia e interpretação, ficaram um encanto na voz suave do Roberto, expressada com muita propriedade o conteúdo romântico da letra.

    Roberto Carlos
    Beto Surian
    Silêncio

    http://www.youtube.com/watch?v=QhNWvUGK1IY

    Silêncio
    Lembranças nada mais por companhia
    Calado
    Sentindo a solidão da noite fria
    Pensando
    Nos passos que seguimos descuidados
    Palavras
    Sorrisos esquecidos no passado

    Desejos
    Beijos e abraços embalados na emoção
    Um grande amor acelerando o coração
    Essas lembranças que de mim não fogem mais

    Sozinho
    Sem rumo vou seguindo nessa estrada
    Caminho
    Fugindo da saudade na madrugada

    Vou indo
    Atrás de um bom motivo pra recomeçar
    Pois pra quem vive sem amor é bom tentar
    Quem sabe até de novo eu possa achar você

    Achar você depressa é o que me importa
    Um grande amor não pode se apagar assim
    Preciso de você abrindo a porta
    Dizendo que acredita ainda em mim

    Trazer você quem sabe é o meu destino
    Razão para seguir por essa estrada
    Te achar e ser feliz como um menino
    Chorar no seu abraço na chegada
    Solo

    Trazer você quem sabe é o meu destino
    Razão para seguir por essa estrada
    Te achar e ser feliz como um menino
    Chorar no seu abraço na chegada

    MUITO LINDA A LETRA!

    ResponderEliminar
  11. Amigo Bottary,

    Muito obrigada pelo incentivo e também pela homenagem ao compositor Beto Surian. Na minha opinião, Beto Surian,foi uma pessoa muito preocupada com as causas sociais da cidade e tenho cá para mim, que Piracicaba não teve o reconhecimento que deveria ter com relação à ele. Pretendo, fazer uma pesquisa e montar um documentário sobre a vida dele. Fiquei emocionada ao estudar um pouco de sua biografia para poder entrevistar a esposa dele. Ele merece um lugar de maior destaque do que tem na cidade e pretendo em breve, mostrar isso. Um forte abraço para todos e Deus abençõe sempre.

    ResponderEliminar