O fantasma de uma goleada

DO TEXTO:


Por Vinícius Faustini


Não, não se trata da goleada por 7 a 0 diante da Coreia do Norte. A verdadeira goleada que pode assombrar o confronto entre Brasil e Portugal vem do Estádio Bezerrão, em Gama, no Distrito Federal. A vitória da Seleção Brasileira sobre os portugueses por 6 a 2 no amistoso de 2008 ainda ecoa na cabeça de ambas as seleções às vésperas do duelo.

Sete titulares do time brasileiro estão hoje no time titular de Dunga - Júlio César, Maicon, Gilberto Silva, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano - e o reserva imediato que vai substituir Elano nesta partida (Daniel Alves) também atuou no jogo de Brasília, na posição de lateral-direita. Naquele embate entre Kaká e Cristiano Ronaldo, Luís Fabiano se tornou o protagonista, ao marcar três gols. Maicon, Elano e Adriano fizeram os gols brasileiros. Danny e Simão marcaram para os lusitanos. O fato de Maicon e Luís Fabiano estarem em campo completam os bons motivos para a torcida canarinho ficar confiante num bom resultado do jogo de Durban.

Entretanto, de 2008 para cá o técnico Carlos Queiroz alterou as peças que vestem a camisa de Portugal. Somente o zagueiro Bruno Alves, o meia Tiago, o meia-atacante Simão Sabrosa e o atacante Cristiano Ronaldo foram escalados como titulares do jogo contra os norte-coreanos. A dúvida em relação aos portugueses fica ainda mais forte pelos dois resultados oscilantes que a seleção teve na Copa do Mundo - antes dos 7 a 0, um empate sem gols com a Costa do Marfim.

Por mais que tenha sido numa partida amistosa realizada praticamente no fim da temporada, a goleada brasileira servirá como motivação para os portugueses. Um espírito de revanche pode contribuir muito para a busca por uma vitória - em especial se for para provocar o adversário dizendo que "perdeu quando podia perder". Principalmente porque a lembrança de uma Copa do Mundo é bem saborosa para Portugal (a vitória por 3 a 1 em 1966, num show de Eusébio sobre um Brasil que tinha Pelé e Jairzinho).

O fantasma dos 6 a 2 de Brasília certamente vai pairar na África do Sul. Cabe à Seleção Brasileira comprovar o comprometimento gritado aos quatro ventos por Dunga, e tentar garantir o primeiro lugar no Grupo G, diante de um rival que tem muitas armas. Uma apresentação vexatória a poucos dias do primeiro jogo do "mata-mata" seria de assombrar qualquer torcedor brasileiro.

24-06-2010

--------------------------

NOTA SPLISH SPLASH:
Matéria gentilmente enviada por Vinícius Faustini, amigo do Splish Splash.

POSTS RELACIONADOS:
3 Comentários

Comentários

  1. Olá Vinicius!

    Que bom ver você aqui outra vez!
    Continue nos premiando com suas crônicas,tá?
    E hoje, vai escrever sobre o 0x0?
    Joguinho ruim, né?

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  2. Don Armindo,

    se eu estiver muito folgado mandando texto demais pro SPLISH SPLASH, avisa que eu não fico abusando mais. Agradeço pela gentileza de ter publicado tão em cima da hora da partida entre Portugal e Brasil. Muito obrigado mesmo...

    Carmen,

    escrevi sobre o jogo sim, e enviei ao Armindo, fica a cargo dele se quiser publicar ou não. O jogo foi bem chatinho mesmo, mas espero que tenha rendido uma boa crônica.

    Abraços aos dois e aos demais leitores e colaboradores do Splish Splash,

    Vinícius Faustini

    ResponderEliminar
  3. Olá, Vinícius!

    Os textos que mandas pro Splish Splash nunca são demais, pá!

    Aliás, nõs é que temos que te agradecer pela honra de termos a tua colaboração. Como muito bem disse a Guta, continua a premiar-nos com as tuas crónicas, tá?

    Abração

    ResponderEliminar