Electrónica do Rock in Rio com algumas estreias

DO TEXTO:

Para criar a cenografia do espaço por excelência mais alternativo do evento, no qual vão actuar alguns dos melhores e mais actuais DJ nacionais e internacionais, a organização do Rock in Rio-Lisboa inspirou-se nas imagens de satélite das crateras da lua e dos planetas. A estrutura redonda com 40 metros de diâmetro, com capacidade para cerca de 4.000 pessoas, terá uma Lycra com círculos recortados que, ao serem iluminados, vão criar vários efeitos de luz.

“A música electrónica segue na linha da frente das tendências musicais do século XXI, renovando-se com novos artistas e sonoridades oriundas de vários estilos musicais como o punk, o rock, o afro e o pop, em misturas cada vez mais evidentes. No ano em que mais artistas internacionais e nacionais irão passar pela Electrónica do Rock in Rio-Lisboa, a aposta segue exactamente nesse sentido – vamos aumentar o número de artistas por noite, apresentamos vários projectos em estreia em Portugal e voltamos a apostar em DJS consagrados, promovendo noites mais ricas em conteúdos” explica Miguel Marangas, Director Artístico deste espaço.

Os Soul_mates, dupla composta pelos DJ nacionais Pedro Tabuada e King Bizz inuaguram electrónica desta edição.

Trata-se de um dos projectos mais sólidos de música House de características mais vocalizadas com inspiração Funky, Deep, Disco e Old School. Em seguida Chris Lake toma conta da cabine. Jovem e com uma carreira recente, Chris Lake já remisturou artistas como Robbie Williams, Kylie Minogue, Lilly Allen, entre outros. As suas produções são uma constante nas actuações de DJS de renome como Carl Cox, Sasha Howells, Kleinenberg e Tong. É o responsável pela descoberta de Deadmau5, o DJ que encerra a primeira noite.

Deadmau5 é actualmente o fenómeno da música electrónica a nível mundial, ocupando as primeiras posições do Top 100 da DJ Mag inglesa. Em 2009 o seu álbum atingiu o maior número de cópias vendidas no famoso portal Beatport, tendo em 2008 sido nomeado para um Grammy, apesar da sua tenra idade e recente carreira.

A noite de 22 de Maio apresenta Jamie XX, Zombie Kids feat Aqeel, Drop The Lime e Major Lazer. Jamie XX é o DJ dos The XX, banda que esgota concertos em poucas horas em toda a Europa. Oriundo de Londres, Jamie tem apenas 21 anos mas já remisturou os próprios The XX, Florence and the Machine, entre outros.

Instalados em Madrid, Edgar e Cunhur Jay formam os The Zombie Kids e são os mentores do Club Zombie e Pantera.

Na sua estreia no Rock in Rio-Lisboa convidaram o MC Aqeel, de Los Angeles, para os acompanhar.

Com uma componente visual que não deixa ninguém indiferente e com sonoridades abrangentes que vão desde Daftpunk, Aoki, Vampire Weekend e Bloody Beetroots, esta é mais uma estreia aguardada com grande expectativa.

Oriundo de Brooklyn, Drop the Lime é considerado o “Elvis Presley da música de dança”.

O seu som abrange influências como Brian Eno, o som Rockabilly, Wu Tang e Sonic Youth.

Outra estreia em solo nacional, o "Major Jamaicano", que não é mais que o pseudónimo dos DJ Diplo (EUA) e Switch (ING), as duas maiores estrelas do DanceHall, Miami Bass e Baile Funk mundial.

São os mentores de sonoridades que serviram de inspiração a nomes como MIA, Buraka Som Sistema, Bonde do Role, entre outros.

Vão actuar no formato LIVE com dois MCS convidados especialmente para o efeito, nomes a anunciar brevemente, num concerto preparado exclusivamente para o Rock in Rio-Lisboa.

No dia 27 de Maio, Tha Bloody Bastards feat Mad Mac e Nuno Lopes, Miguel Quintão, The Twelves e Gui Boratto vão ser as estrelas da Electrónica.

Tha Bloody Bastards feat Mad Mac e Nuno Lopes são um dos mais auspiciosos novos projectos djying em Portugal que se tem vindo a consolidar pelas efectivas mais valias das suas actuações.

Miguel Quintao, DJ residente do Music Box, em Lisboa, é um dos mais conceituados DJ e apresentadores de rádio em Portugal.

É ainda o criador dos projectos Zig Zag Warriors (com Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés) e Tudo Bons Rapazes (com Álvaro Costa).

Os The Twelves, dupla de DJ proveniente do Rio de Janeiro, vão estrear-se em Portugal.

Para além de uma consolidada carreira a nível mundial, já remisturaram nomes como MIA, New Young Pony Club, Daftpunk, Metric, Groove Armada, entre outros.

Em seguida Gui Boratto – um dos mais bem cotados artistas de música electrónica no mundo! Acaba de remisturar o novo single dos Massive Attack com elevada distinção. O seu álbum "Take My Breath Away", de 2009, vendeu mais de 15.000 cópias. Embaixador da organização de solidariedade “Dance For Life”, ao lado de Tiesto e Van Dyk, já remisturou Pet Shop Boys, Moby, Goldfrapp, entre outros.

No dia 29 de Maio a Electrónica recebe Tó Ricciardi, Davide Squillace, Audiofly, DJ Vibe e Dubfire. Tó Ricciardi tem estado no Rock in Rio-Lisboa desde a sua primeira edição. DJ, produtor e empresário do sector, abraçou vários estilos musicais ao longo da sua vasta carreira mas tem-se adaptado consecutivamente às tendências mais actuais da música electrónica.

Uma nova aposta cheia de conteúdo para o line up da Electrónica: Davide Squillace, um italiano que na última Winter Music Conference de Miami não deixou ninguém indiferente pelas suas capacidade, tendo sido convidado por Ali "Dubfire" o assinou para a sua editora de imediato.

Os Audiofly são uma dupla de DJ de proveniência italiana que se inserem na linha actual das sonoridades mais "minimal" criando um estilo de música muito original. A sua música é tocada por nomes tão grandes como Tenaglia, Calderone, Lawler, entre outros.

DJ Vibe com uma longa carreira como DJ não pára de surpreender quer pelas sonoridades constantemente actuais, mantendo o espírito "underground" de sempre, quer pela criteriosa escolha das suas actuações. Uma presença constante desde a 1ª edição do Rock in Rio-Lisboa.

Dubfire recentemente abrangido pelas novas tendências da música electrónica, criou a sua própria editora Sci Tech para as actuais sonoridades genericamente baptizadas de "minimal". À semelhança do sucesso atingido nos DeepDish, Dubfire a solo é um grande exemplo da vitalidade dos artistas da música electrónica que não deixa de surpreender, quer pelas suas produções como pelas suas actuações, abarcando novos caminhos dentro da música electrónica.

Para a última noite Heartbreakerz, Jiggy, Jim Masters, Paul Ritch LIVE, Speedy J LIVE e Green Velvet LIVE serão as estrelas.

As Heartbreakerz são uma dupla feminina, de Lisboa, que tem vindo a consolidar a sua presença em eventos e clubes da capital.

Jiggy ganhou carisma no antigo Alcântara Mar e percorreu uma vasta linha de sonoridades deixando muitas saudades das suas actuações apenas dedicadas ao Techno.
Jim Masters é um DJ e produtor inglês, criador do clube Londrino Ministry of Sound. No início dos anos 90 Jim foi um dos maiores amigos da cena de música portuguesa pelo mundo fora. Os seus sons vão desde o House passando pelo Drum n Bass (onde é um verdadeiro especialista) até à sua sonoridade de eleição, o Techno.

Paul Ritch conta com actuações compostas apenas por temas da sua autoria e foi um dos grandes DJ que triunfaram na Winter Music Conference de Miami, em 2009.

Conhecido como Speedy J, Joacheem proporciona um dos melhores live acts que o Techno já viu. É mais uma estreia em espaços nacionais.

Green Velvet aka Cajmere acabou de remisturar os Fever Ray criando uma das mais bem conseguidas músicas que a electrónica viu nascer recentemente. Artista completamente louco ao vivo, é garantia de entusiasmo, delírios e emoções, agradando quer aos amantes do House como aos mais exigentes amantes do Techno irá encerrar a quarta edição do Rock in Rio Lisboa.

Datas e bandas confirmadas

Dia 21
Palco Mundo: Shakira, John Mayer, Ivete Sangalo e Mariza.
Palco Sunset: Boss AC e Yuri da Cunha, Oquestrada e Segredos de Portugal, Azeitonas e António Zambujo.

Dia 22
Palco Sunset: Rui Veloso e Maria Rita Toni Garrido, Tiago Bettencourt Mantha e Tiê, Soulbizness e Zoey Jones.

Dia 27
Palco Mundo: Muse, Xutos & Pontapés e Snow Patrol.
Palco Sunset: Jorge Palma e Zeca Baleiro, Expensive Soul e Bluey / Incognito Omar, NusoulFamily e Julie McKnight.

Dia 29
Palco Mundo: Miley Cyrus.
Palco Sunset: Luís Represas e Martinho da Vila, Tim e Mariza, Lúcia Moniz e Mister Lizard.

Dia 30
Palco Mundo: Rammstein, Motorhead .
Palco Sunset: Ramp e Hail, More Than a Thousand e convidado, Fingertips e convidado.

Frederico Santos Silva

23-02-2010

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Olà Mindo! isto realemente vai ser grandioso e fantàstico.Para com gosta de musica vai ser un delirio.Que pena eu nao estar ai pà, assim ia-mos os dois digo os quatro dar um passeio a Lisboa ouvindo musica e comendo caracoes ia ser do baril.Abraços

    ResponderEliminar
  2. Ó Manel, uns caracóis acompanhados com un finos (ou imperiais como dizem os alfacinhas), é uma maravilha.

    Vou ver se coloco aqui no Splish Splash uns caracóis e uma máquina de tirar cerveja fresquinha, tá?

    Abraços

    ResponderEliminar